Sunday, 23 de February de 2020

ESTADO


Meio Ambiente

Mapa do Tocantins está disponível para consulta no programa Monitor de Secas

18 Jan 2020
Mapa do Tocantins está disponível para consulta no programa Monitor de Secas

Recentemente o Tocantins foi admitido no programa Monitor de Secas. A inclusão do Estado tem como objetivo monitorar as áreas de estiagem mais críticas e identificar os impactos nas regiões. O programa auxilia os estados com a elaboração de mapas, gerando dados que mensalmente são publicados no site da Agência Nacional de Águas (ANA).

No inicio do programa em 2014, a atuação era apenas nos estados da região nordeste. Desde então o Monitor de Secas ampliou os locais de monitoramento. Atualmente, o programa está presente em 12 estados, sendo Minas Gerais e Espírito Santo na região sudeste, Goiás na região centro oeste, os nove estados da região nordeste e somente o Tocantins representando a região norte.

Para validar o mapa, algumas instituições do Estado analisam e contribuem com os dados. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesau) e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) são as instituições responsáveis pelas informações do Tocantins.

O diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, pontuou a importância do monitoramento devido facilidade de pesquisa que proporciona. “Ele é um Monitor de Secas oficial do Governo Federal que tem muita credibilidade, buscando dados de todas as instituições do estado e unifica e sistematiza tudo em uma única página”.

Ainda segundo o diretor “sendo disponibilizado mensalmente um mapa com as secas de todas as regiões, é possível beneficiar o produtor rural que tem uma frustração de safra devido ao período de secas e precisa comprovar para acionar o seguro da sua área, antes buscaria diversas fontes e agora pode encontrar tudo em um único local”.

O monitoramento pioneiro na região nordeste é usado como modelo em outras regiões do país buscando tornar o acompanhamento uniforme no Brasil. O Monitor tem capacidade de alcançar um novo patamar na história de preparação para a seca por se tratar de um mecanismo de integração da informação nas áreas de meteorologia, recursos hídricos e agricultura. Assim, a ação permite a inclusão de mais dados, trazendo melhorias para a verificação da seca com mais precisão.

O mapa do Tocantins está disponível para consultas no Monitor de Secas através do site da Semarh.

COMPARTILHE:


Confira também:


Especial

Entenda os limites para o comportamento no Carnaval; novas leis endurecem excessos

Pelo segundo ano consecutivo, os brasileiros vão brincar tendo como limite a Lei 13.718/2018, que criou o crime de importunação sexual


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira