Monday, 09 de December de 2019

ESTADO


Certificado

Mauro Carlesse entrega 1º certificado de adesão ao sistema de inspeção com equivalência federal

09 May 2019

O Governo do Estado, Mauro Carlesse e o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Alberto Mendes da Rocha, entregaram o 1° certificado de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) aos representantes da empresa Carinho. O evento ocorreu no gabinete do governador, na Agrotins, instalado no Centro Agrotecnólogico de Palmas. Com isso, a empresa, que é do município de Augustinópolis, região do Bico do Papagaio, passa a comercializar seus produtos em todo território nacional, pois o selo tem a mesma equivalência federal.

 

Ao governador foi apresentado a importância do Sistema para o crescimento econômico e ele ficou satisfeito com o resultado. O presidente da Adapec explicou que a adesão do Tocantins ao SISBI foi efetivada, em junho de 2018, após mais de sete anos de trabalhos realizados pela Adapec na área de inspeção estadual. " Esse é o resultado de muito trabalho, uma grande conquista que vem colaborar com o crescimento da indústria tocantinense para expansão comercial, criação de emprego e renda", disse o presidente ressaltando que a Agência tem incentivado os empresários, por meio de orientações técnicas.

 

A empresa, que tem 19 anos no mercado tocantinense, era registrada com o Selo de Inspeção Animal (SIE), que garantia a comercialização dos produtos dentro do Estado. Sua capacidade de produção é de 40 mil litros de leite. Hoje, 90% são para fabricação de mussarela. “São quase duas décadas produzindo produtos lácteos, iogurte, queijos, e estamos buscando a diversificação de produtos para atender a demanda, que acreditamos que deverá crescer muito”, disse Ygor Mota, representante da empresa.

 

O Sisbi-POA, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal (carne, leite, mel, pescado, ovos e seus derivados), para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Com a adesão do Tocantins, por meio da Adapec, tem-se a equivalência federal no serviço de inspeção, isso significa, que a instituição pode certificar empresas com selos de inspeção municipal ou estadual, para expandir a comercialização dos produtos em todo o País.

 

Para aderir, o empresário deverá solicitar a Adapec e cumprir as exigências previstas na legislação. Durante a Agrotins, é possível tirar dúvidas, no estande do órgão que está no Portal da Pecuária.

 

Participaram da entrega do certificado o secretário da agricultura, pecuária e aquicultura, César Halum; o deputado estadual Amélio Cayres e servidores da Agência.

 

Estados aderidos ao SISBI

De acordo com o Mapa, além do Tocantins, já aderiram ao sistema dez estados e o Distrito Federal (Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul,Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e o Distrito Federal); 16 serviços municipais e três consórcios de municípios. 

COMPARTILHE:


Confira também:


Bolsa Família

CAIXA INICIA AMANHÃ PAGAMENTO DO ABONO NATALINO DO BOLSA FAMÍLIA

Mais de 13 milhões de famílias serão beneficiadas com o pagamento adicional, a partir do dia 10 de dezembro

PAGH-Cirúrgico

Governo realiza mais de 50 procedimentos cirúrgicos pelo Opera Tocantins no final de semana

Cinco unidades geridas pelo Executivo Estadual receberam pacientes devidamente regulados


Tom Lyra

Presidente da Adetuc participa de audiência pública sobre o programa Investe+ Turismo

Na ocasião, o presidente apresentou os resultados positivos das ações do Governo e destacou o aumento do fluxo de turistas no Tocantins, o que fomenta a economia e, consequentemente, fortalece as atividades produtivas geradoras de emprego e renda, além de


Homenagem

Sessão solene homenageia transferência da capital para Miracema

O presidente da Casa relembrou as dificuldades para a implantação do Estado. "Por isso, temos a obrigação de dar continuidade ao trabalho iniciado", disse.


Educação

Delegação tocantinense viaja a São Paulo em busca de medalha de ouro na Olimpíada de Língua Portuguesa


Sanidade

Tocantins reduz em 66% os focos de raiva dos herbívoros e retira 13 municípios da obrigatoriedade da vacinação


Madrid

Na COP 25, Ayres participa de reuniões sobre negociação de créditos de carbono


Alvorada

Polícia Civil prende no Sul do Estado homem em flagrante por tráfico de drogas


Futebol

Amistoso marca encerramento do ano na Escolinha de Futebol Nilton Santos, em Palmas


Saúde

Grupo de Autocuidado em Hanseníase de Palmas realiza último encontro de 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira