Sunday, 21 de July de 2019

ESTADO


Certificado

Mauro Carlesse entrega 1º certificado de adesão ao sistema de inspeção com equivalência federal

09 May 2019    14:09

O Governo do Estado, Mauro Carlesse e o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Alberto Mendes da Rocha, entregaram o 1° certificado de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) aos representantes da empresa Carinho. O evento ocorreu no gabinete do governador, na Agrotins, instalado no Centro Agrotecnólogico de Palmas. Com isso, a empresa, que é do município de Augustinópolis, região do Bico do Papagaio, passa a comercializar seus produtos em todo território nacional, pois o selo tem a mesma equivalência federal.

 

Ao governador foi apresentado a importância do Sistema para o crescimento econômico e ele ficou satisfeito com o resultado. O presidente da Adapec explicou que a adesão do Tocantins ao SISBI foi efetivada, em junho de 2018, após mais de sete anos de trabalhos realizados pela Adapec na área de inspeção estadual. " Esse é o resultado de muito trabalho, uma grande conquista que vem colaborar com o crescimento da indústria tocantinense para expansão comercial, criação de emprego e renda", disse o presidente ressaltando que a Agência tem incentivado os empresários, por meio de orientações técnicas.

 

A empresa, que tem 19 anos no mercado tocantinense, era registrada com o Selo de Inspeção Animal (SIE), que garantia a comercialização dos produtos dentro do Estado. Sua capacidade de produção é de 40 mil litros de leite. Hoje, 90% são para fabricação de mussarela. “São quase duas décadas produzindo produtos lácteos, iogurte, queijos, e estamos buscando a diversificação de produtos para atender a demanda, que acreditamos que deverá crescer muito”, disse Ygor Mota, representante da empresa.

 

O Sisbi-POA, que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (Suasa), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal (carne, leite, mel, pescado, ovos e seus derivados), para garantir a inocuidade e segurança alimentar. Com a adesão do Tocantins, por meio da Adapec, tem-se a equivalência federal no serviço de inspeção, isso significa, que a instituição pode certificar empresas com selos de inspeção municipal ou estadual, para expandir a comercialização dos produtos em todo o País.

 

Para aderir, o empresário deverá solicitar a Adapec e cumprir as exigências previstas na legislação. Durante a Agrotins, é possível tirar dúvidas, no estande do órgão que está no Portal da Pecuária.

 

Participaram da entrega do certificado o secretário da agricultura, pecuária e aquicultura, César Halum; o deputado estadual Amélio Cayres e servidores da Agência.

 

Estados aderidos ao SISBI

De acordo com o Mapa, além do Tocantins, já aderiram ao sistema dez estados e o Distrito Federal (Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul,Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco e o Distrito Federal); 16 serviços municipais e três consórcios de municípios. 

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira