Monday, 21 de October de 2019

ESTADO


Gurupi

Meio Ambiente é tema de debate entre educadores

17 Sep 2008

Os ministérios do Meio Ambiente e Educação e Cultura buscam envolver os jovens nas discussões acerca do meio ambiente. Para tanto, realizam conferências infanto-juvenis com o tema “Mudanças Ambientais Globais”. Dentro deste assunto são discutidas propostas em relação à água, ar, terra e fogo.

Em Gurupi o encontro foi no último dia 9, no auditório do Colégio Ary Ribeiro Valadão. Esse primeiro contato foi somente com os professores que receberam orientações de propostas de trabalhos a serem realizadas com os alunos.

A gerente de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Educação, Eliene Gomes, disse que desde 2003 a Secretaria de Educação, orientada pelo Ministério da Educação, promove as conferências que acontecem de dois em dois anos.

A conferência é voltada para os estudantes do 6º ao 9º ano. A gerente explicou que os alunos receberão um material didático para que possam, baseados nas metodologias, montarem propostas para mudanças de comportamento, de responsabilidades e ações.

Eliene explicou que as conferências acontecerão em etapas sucessivas. Primeiro será nas escolas, depois serão feitas conferências regionais para sistematizar as propostas apresentadas pelas escolas, depois uma estadual que acontecerá em novembro, e em abril de 2009 será a conferência nacional em Brasília, que reunirá os delegados, alunos entre 11 e 14 anos.

As escolas têm até 19 de outubro para escolher e cadastrar por meio da internet as propostas que as representarão. A Secretaria Estadual de Educação vai escolher os 23 melhores trabalhos para representar o Estado na conferência nacional.

A gerente frisou que as propostas dos alunos serão executas. “As escolas devem escolher a melhor maneira de fazer isso, pois as ações não podem apenas ficar no papel, embora apenas um trabalho será escolhido. A orientação é que as unidades escolares executem todos”, expôs.

Eliene pontuou que mais de 300 centros de educação participaram da conferência passada e quase todas as ações selecionadas foram efetuadas. “É nessa prática que percebemos a mudança de postura do aluno, a consciência e o amadurecimento que ele adquire com a participação”, defendeu.

Ela assegurou que trabalhos como revitalização de córregos, implementação de hortas escolares, trabalhos de campanha de sensibilização em relação a queimadas, lixo, desperdício de água e energia já foram executados.

A coordenadora Regional da Educação na Diversidade, Jandira Rodrigues, explicou que os alunos não valorizam muito o espaço de convivência dele. “Nas escolas eles rasgam os cartazes, riscam as paredes e esse é um momento de fazer um chamamento para eles avaliarem essa postura e os alertarem que meio ambiente não é apenas as matas e rios, mas o local em que eles vivem”, conclui a coordenadora.

É importante destacar que o MEC firmou convênio com 25 estados em 2007 e os recursos já estão disponíveis para a realização de oficinas de conferências regionais e municipais de educação.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governador destaca mineração como fator de desenvolvimento econômico e geração de empregos

Declaração do Chefe do Executivo ocorreu durante leilão da jazida de minério de Palmeirópolis, nesta segunda-feira, 21, no Rio de Janeiro. Expectativa é que dois mil empregos sejam gerados com a instalação no empreendimento

Economia

Comércio puxa recuperação na oferta de vagas de emprego no estado

Ainda sobre o Caged, setembro mostra que Araguaína foi a cidade com maior variação negativa (-139 vagas) e Porto Nacional com variação positiva (167 vagas). A capital Palmas registrou uma variação de – 42 vagas.



Legislativo Municipal

Câmara de Palmas funcionará em novo endereço a partir de 2020

A estrutura da 104 Norte tem área total edificada de 5.065,55 metros quadrados, contra os 4.300 m² do prédio atual, localizado na Teotônio Segurado.


Saúde Animal

Seu Pet pode ser um doador de sangue

Programa de Extensão do Hospital Veterinário do Ceulp/Ulbra organiza cadastro de pets doadores


GOTE

Suspeito de cometer crime de coação é preso pela Polícia Civil no Norte do Estado

O suspeito é alvo de investigações em curso na cidade de Araguanã, foi alvo de busca domiciliar através de força-tarefa realizada por agentes de várias Delegacias de Polícia e também do GOTE.


Educação superior

Universidade Estadual prorroga inscrições para Vestibular 2020/1 até 7 de novembro


Porto Cereais

Governo do Estado avalia concessão de benefícios fiscais para empresa que exporta feijão para China e Índia


AL

Presidente da ATS deve ser convidado a prestar esclarecimentos


TJTO

“Tudo funciona melhor quando nos colocamos na posição de ouvinte”, destaca o presidente do TJ ao abrir seminário


IEES

Semana de fisioterapia do HGP destaca avanços e atualiza profissionais


IFTO

Elenil apoia projeto do IFTO que vai levar cursos técnicos aos 139 municípios do Tocantins



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira