Sunday, 26 de January de 2020

ESTADO


Bogotá

Ministra da Cultura do Brasil participará da abertura do Festival Ibero-americano de Teatro

01 Apr 2014

Brasil é convidado de honra nesta 14ª edição do evento, considerado a maior mostra de artes cênicas do mundo. Sete grupos brasileiros vão apresentar peças de autores nacionais entre 4 e 20 de abril. O Ministério da Cultura e o Ministério das Relações Exteriores do Brasil apoiam cinco obras e a estas se somam mais duas montagens do SESC - Serviço Social do Comércio.
 
No Festival, será lançado, em espanhol, livro ilustrado com obras de 14 novos dramaturgos brasileiros: haverá leituras dramatizadas desses textos, realizadas por atores, diretores e estudantes de teatro colombianos. Este é um projeto do Ministério das Relações Exteriores de divulgação de novos dramaturgos brasileiros no exterior, cujas obras já foram encenadas e premiadas.
 
FITB – Mais de 3 mil artistas de 25 países se apresentarão na Capital da Colômbia para um público estimado em cerca de 3 milhões de expectadores.Em seus 16 anos de existência, e sendo realizado a cada dois anos, o FITB já recebeu companhias de 50 países. Na última edição, contou com 2,8 milhões de espectadores.
 
Além das obras clássicas, o festival traz mostras de dança, vanguarda, circo, música, performance, pantomima e shows musicais que se desenvolvem ao mesmo tempo nas salas e nas ruas da cidade. Organiza oficinas e conferências com mestres de artes cênicas dos cinco continentes. Sob o lema "Tudo Temos a Ver", este ano, o programa inclui obras de 41 companhias internacionais e 36 colombianas, 22 grupos de teatro de rua. Ocupará 30 salas de teatro, 11 localidades na cidade, três parques e contará com 70 eventos acadêmicos.
 
Brasil no FITB – As peças brasileiras em cartaz no festival são: "Gonzagão - A Lenda", de João Falcão, que abrirá a programação, no dia 4; "Maravilhoso", de Diogo Liberano; "Till - A Saga de Um Herói Morto", do grupo Galpão, "O Jardim", de Leonardo Moreira; e "Amores Surdos", de Grace Passô. As montagens do Sesc são: "Toda Nudez Será Castigada", de Nelson Rodrigues, “Dama do Mar”,adaptação de Susan Sontag.
 
AGENDA DA MINISTRA EM BOGOTÁ –  A ministra da Cultura do Brasil, Marta Suplicy, estará na abertura oficial (dia 4, a partir das 19h30, no Teatro Jorge Eliécer Gaitán). No dia 5, às 14h, prestigiará a abertura do festival ao público, evento seguido de desfile de rua. O Brasil estará comandando o desfile inaugural, com o bloco afro "Os Negões", de Salvador, Bahia.

O presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Guti Fraga, acompanhará a ministra nesta agenda de visita oficial.
 
Lista dos 14 autores traduzidos para o espanhol na obra Teatro Brasileiro Contemporâneo:
Newton Moreno (Agreste)
Jô Bilac (Rebullicio)
Paulo Santoro (El fin de todos los milagros)
Sílvia Gomes (El cielo cinco minutos antes de la tempestad)
Carla Faour (Obsesión)
Sérgio Roveri (Andamio – com vista hacia adentro)
Walter Daguerre (La mecánica de las mariposas)
Luiz Felipe Botelho (Refugio de las pasiones)
Julia Spadaccini (Quebrantahuesos)
Márcia Zanelatto (Tiempo de soledad)
Juliano Marceano (No me digas adiós)
Grace Passô (Para Elisa)
Daniela Pereira de Carvalho (No pasa ni un solo día sin noticias tuyas)
Pedro Brício (Trabajos de amores casi perdidos)

COMPARTILHE:


Confira também:


Procon

Tocantins apura vendas de lotes contaminados de marcas da cervejaria Baker

No último dia 17, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou cautelarmente por 90 dias todas as marcas de cerveja da Backer com data de validade igual ou posterior a agosto de 2020.

Heber Fidelis

Secretário da Cidadania e Justiça participa de reunião em Brasília sobre a criação da polícia penal

Grupo de Trabalho criado para debater a regulamentação da Polícia Penal Federal tem a finalidade de definir as atribuições do cargo, estrutura, organização e funcionamento da carreira.


Bahia

Carlesse prestigia inauguração do Centro de Convenções de Salvador e busca investidores para o Tocantins

Cerimônia também contou com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa e o coordenador da bancada federal do Tocantins, Carlos Gaguim


Municipalismo

Repassado mais de R$ 11,5 milhões aos municípios para o transporte escolar

Investimentos asseguram atendimento aos estudantes da rede estadual que dependem de transporte escolar para chegar às unidades de ensino


Boas expectativas

Governo abre oficialmente colheita da safra da produção de grãos 2019/2020 na próxima sexta, 31


Campos Lindos

Polícia Civil fecha oficina mecânica que funcionava como desmanche clandestino de carros no interior do Estado


Palmas

Polícia Civil prende em flagrante dois suspeitos de furto de energia


Educação Superior

Marcelo Müller é eleito novo reitor do Ceulp/Ulbra


Alerta

SISEPE-TO cobra o reajuste de 4,48% para aposentados e pensionistas do Igeprev


Tobasa

Na região norte do Tocantins, gestor visita a maior fábrica de carvão ativado do Brasil



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira