Wednesday, 21 de February de 2018

Wednesday, 21 de February de 2018

ESTADO


Soja

Monitoramento de pragas na cultura da soja no Tocantins foi realizada em 100% da área plantada

31 Mar 2017

Welcton de Oliveira / Governo do Tocantins, 31 de março de 2017

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) apresentou na tarde desta quarta-feira, 29, relatório sobre o número de áreas cadastradas e monitoradas pela Agência na safra de soja sequeiro 2016/2017. De acordo com os dados, as áreas de plantio da oleaginosa cadastradas, somaram 795.051 hectares, e o monitoramento da ferrugem asiática e de outras pragas como a Helicoverpa e Amaranthus plameri (caruru gigante) ocorreu em 100% destas áreas.

Segundo o relatório, houve um aumento significativo no número de áreas cadastradas junto à Adapec em relação à safra passada de 15,8%, e consequentemente no monitoramento. Também houve aumento número de propriedades cadastradas passando de 968 na safra 2015/2016 para 1.261 nesta safra. E confirmando a expansão do plantio de soja sequeiro no Tocantins, foi registrada a presença da oleaginosa em 80 municípios, na safra passada eram 73.
 
O inspetor de defesa agropecuária, responsável técnico pelo Programa de Grandes Culturas, Cleovan Barbosa Pinto, explicou que nesta safra a Adapec adotou um sistema de monitoramento por meio de varredura e "com isso, foi possível ter um diagnóstico mais completo do que estava acontecendo nas regiões", disse o inspetor, acrescentando que a padronização das ações coopera para manter o controle de pragas nas lavouras de soja do estado.
 
Segundo a Adapec as três principais pragas monitoradas pelo órgão nas lavouras de soja são: ferrugem asiática, helicoverpa e Amaranthus plameri (caruru gigante). "Sobre a ferrugem asiática, as condições climáticas foram favoráveis para a não proliferação da praga, sendo identificados poucos focos já no final do ciclo, o que não comprometeu a produção", pontuou Cleovan.

Referente a Helicovepa, a Agência informou que não foram registrados surtos/perdas, e que isso se deu em virtude do alto índice de soja "intacta" cultivada em torno de 60% da área plantada, surtindo efeito supressivo da presença da lagarta. 

Para esta safra foi editada uma portaria estabelecendo uma janela de plantio para a soja sequeiro do dia 1º de outubro a 15 de janeiro e com prazo de mais cinco dias úteis para o produtor cadastrar a área junto a Adapec. O gerente de sanidade vegetal, Marley Camilo avaliou como positivo a calendarização do plantio, uma vez que evita-se fazer o plantio de soja sobre soja e contribuindo para a quebra do ciclo das pragas, que segundo ele, poderá surtir efeitos na próxima safra.

"O plantio de soja no Tocantins vem crescendo a cada ano, e para garantir a sanidade e a qualidade deste importante produto para a economia, a Adapec vem implementando medidas e ações de controle de pragas com monitoramentos constantes em todas as áreas cultivadas," disse o presidente da Adapec.

Dados

Os três municípios com o maior número de áreas cadastradas são: Campos lindos, com 62.449 hectares; Santa Rosa, com 45.637 hectares; e Porto Nacional, com 40.520 hectares. A média de área plantada por propriedade é de 631 hectares.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

1

PARABÉNS!
PARABÉNS!

1

BOM
BOM

0

AMEI!
AMEI!

1

KKKK
KKKK

0

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

0

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

0

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Brasil

ATM comemora aprovação de projeto que libera R$ 2 bilhões aos Municípios brasileiros

Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 01/2018 foi aprovado em sessão conjunta nesta terça-feira, 20; projeto vai a sanção presidencial

Hanseníase

Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde com foco no combate a hanseníase é lançado no Tocantins

Com o intuito de dar continuidade ao combate da hanseníase no Tocantins, o Secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, participou no município de Esperantina, da inauguração dos atendimentos do Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde


Cláudia Lelis

Vice-governadora entrega benefícios durante aniversário de Mateiros

Durante as comemorações de 27 anos de Mateiros, na manhã desta terça-feira, 20, na região do Jalapão, a vice-governadora, Claudia Lelis, entregou o novo escritório do Ruraltins e anunciou para o mês março a entrega da delegacia da cidade


Violação de Direitos

Defensoria Pública denuncia violação de direitos de camponeses em Palmeirante, no Norte do Estado

A luta da Defensoria Pública em defesa às famílias da Gleba Palmeirante é feita juntamente à Comissão Pastoral da Terra (CPT), visto a gravidade das ameaças e perseguições


Vicentinho

Deputado federal Vicentinho Junior esteve em Palmeirópolis e municípios do Sudeste


Dimas

Ao lado de Vicentinho Alves, Dimas recebe respaldo total do prefeito de Wanderlândia


Rio de Janeiro

Intervenção no Rio de Janeiro afeta reforma da Previdência


Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7


Palmas

Amastha prestigia abertura de empreendimento que investiu meio milhão de reais em Palmas



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira