Wednesday, 20 de March de 2019

ESTADO


Educação

MPE e entidades avaliam ações de projeto para garantia do direito ao transporte escolar

05 Dec 2018    20:50
MPE e entidades avaliam ações de projeto para garantia do direito ao transporte escolar

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (Caopije), reuniu-se na última sexta-feira, 30, com diversas entidades para monitorar as ações desenvolvidas no Projeto Transporte Escolar – Caminho Legal para Garantia de Educação para Todos e planejar ações para o primeiro semestre de 2019.

A reunião contou com a participação do coordenador do Caopije, Promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior, da Promotora de Justiça Zenaide Aparecida da Silva e de representantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE), Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

No evento, foram apresentadas as conquistas do Projeto Transporte Escolar – Caminho Legal para Garantia de Educação para Todos, como a aprovação do selo de aptidão dos veículos para o transporte de alunos, a realização de vistorias semestrais pelo Detran, a formação do Grupo Interinstitucional para Melhoria do Transporte Escolar, a organização do Dia “D” do Transporte Escolar e a Campanha Transporte Escolar Seguro.

Além disso, foram avaliadas as edições do Dia “D” em Mateiros e Dianópolis, iniciativa que teve como objetivo apresentar as ações de cada instituição envolvida na garantia do direito ao transporte escolar e mobilizar a comunidade na fiscalização do serviço público. Nessas edições foram coletadas inferências e questionamentos que serviram de base para as discussões e deliberações da reunião da sexta.

O Grupo de Trabalho deliberou sobre alguns pontos relacionados à melhoria da qualidade do transporte escolar, como a revisão do valor per capta de transporte escolar repassado pelo Estado aos municípios, a necessidade de regulamentação das adaptações para veículos diversos realizarem o transporte de alunos em situações singulares e a formatação de capacitação específica para os agentes envolvidos no transporte escolar.

Por fim, foram sugeridas ações para a organização do Dia “D” em Palmas e foi apresentada a estruturação do Plano de Ação do Projeto Transporte Escolar – Caminho Legal para Garantia de Educação para Todos, que tem como meta a realização de vistorias e o levantamento da qualidade do transporte escolar, por meio das vistorias educacionais, até dezembro de 2019.

COMPARTILHE:


Confira também:


Imbróglio

PGR pede informações sobre dinheiro depositado em conta da Lava Jato

Em nota à imprensa, após a decisão do ministro, a força-tarefa da Lava Jato disse que pediu a suspensão do fundo antes mesmo do pedido feito por Raquel Dodge ao STF.

Ocorrência

Polícia Civil prende dois suspeitos de tráfico de drogas no interior do Estado

Os policiais civis também cumpriram mandado de busca e apreensão na residência de M.T.C, sendo que, no local, foram encontrados uma balança de precisão e um aparelho celular.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira