Tuesday, 23 de July de 2019

ESTADO


Educação

MPE e entidades avaliam ações de projeto para garantia do direito ao transporte escolar

05 Dec 2018    20:50
MPE e entidades avaliam ações de projeto para garantia do direito ao transporte escolar

O Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (Caopije), reuniu-se na última sexta-feira, 30, com diversas entidades para monitorar as ações desenvolvidas no Projeto Transporte Escolar – Caminho Legal para Garantia de Educação para Todos e planejar ações para o primeiro semestre de 2019.

A reunião contou com a participação do coordenador do Caopije, Promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior, da Promotora de Justiça Zenaide Aparecida da Silva e de representantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE), Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

No evento, foram apresentadas as conquistas do Projeto Transporte Escolar – Caminho Legal para Garantia de Educação para Todos, como a aprovação do selo de aptidão dos veículos para o transporte de alunos, a realização de vistorias semestrais pelo Detran, a formação do Grupo Interinstitucional para Melhoria do Transporte Escolar, a organização do Dia “D” do Transporte Escolar e a Campanha Transporte Escolar Seguro.

Além disso, foram avaliadas as edições do Dia “D” em Mateiros e Dianópolis, iniciativa que teve como objetivo apresentar as ações de cada instituição envolvida na garantia do direito ao transporte escolar e mobilizar a comunidade na fiscalização do serviço público. Nessas edições foram coletadas inferências e questionamentos que serviram de base para as discussões e deliberações da reunião da sexta.

O Grupo de Trabalho deliberou sobre alguns pontos relacionados à melhoria da qualidade do transporte escolar, como a revisão do valor per capta de transporte escolar repassado pelo Estado aos municípios, a necessidade de regulamentação das adaptações para veículos diversos realizarem o transporte de alunos em situações singulares e a formatação de capacitação específica para os agentes envolvidos no transporte escolar.

Por fim, foram sugeridas ações para a organização do Dia “D” em Palmas e foi apresentada a estruturação do Plano de Ação do Projeto Transporte Escolar – Caminho Legal para Garantia de Educação para Todos, que tem como meta a realização de vistorias e o levantamento da qualidade do transporte escolar, por meio das vistorias educacionais, até dezembro de 2019.

COMPARTILHE:


Confira também:


Polícia Civil

Operação Walking Dead leva à recuperação de R$ 4,2 milhões em créditos tributários ao Tocantins

Empresa investigada na 2a Fase da Operação procedeu ao parcelamento da dívida pública e terá o inquérito policial suspenso até conclusão do pagamento.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira