Tuesday, 25 de February de 2020

ESTADO


Porto Nacional

Museu de Zoologia conta com diversos animais em exposição

21 May 2009

O Museu de Zoologia José Hidasi, núcleo de pesquisa em zoologia e taxidermia da Unitins – Fundação universidade do Tocantins, está recebendo novos animais para compor o seu acervo. Girafa, gorila e hipopótamo, além de outros animais de pequeno porte, serão recebidos até o final desse semestre e irão compor o acervo de exposição.

Segundo José Fernando S. Lima, coordenador do Museu, até agora, já são mais de 4,5 mil exemplares vindos de diversos continentes, em que são utilizadas técnicas de taxidermia artística e científica. Esses animais são importantes para o trabalho de educação ambiental realizado pelo Museu.

Em 2008, foram mais de 3 mil visitantes de toda a comunidade, além das visitas monitoradas de 27 escolas do município de Porto Nacional, cidade onde está localizado o Museu. “Esse trabalho é importante pelo conceito de preservação e a noção da diversidade das espécies. Embora nós estejamos trabalhando com amostras de animais mortos, além deles serem reaproveitados, é uma oportunidade que muitas pessoas têm de vê-los de perto”, acrescentou Lima.

O Museu está aberto para visitas monitoradas, que podem ser agendadas pelo telefone (63) 3363-1505, em horário comercial.

 

A técnica de conservar animais

Taxidermia (termo grego que significa "dar forma à pele") é a arte de montar ou reproduzir animais para exibição ou estudo. É a técnica de preservação da forma da pele, planos e tamanho dos animais (Hidasi Filho, J., 1976).

É usada para a criação de coleção científica ou para fins de exposição, vem como uma importante ferramenta nesse processo conservacionistas, trazendo também uma alternativa de lazer e cultura para a sociedade e como principal objetivo, o resgate de espécimes descartados, reconstituindo suas características físicas e, às vezes, simulando seu habitat, o mais fielmente possível para que possam ser usados como ferramentas para educação ambiental ou como material didático.

É um procedimento exercido por biólogos, que envolve conhecimentos de diversas áreas além da Biologia, como: Química, Anatomia, Comportamento, Ecologia, Artes Plásticas, entre outras. É uma técnica aplicada somente em animais vertebrados e seus registros mais antigos remontam ao império egípcio, a cerca de 2.500 a.C.

COMPARTILHE:


Confira também:


É festa!!!

Turismo durante o carnaval deve movimentar R$ 8 bi na economia

Pelo menos 36 milhões de brasileiros devem curtir a festa

Palmas

Programação do ‘Carnaval do Amor’ resgata memória afetiva com clássicos do forró

Participação especial e última atração da noite, a dupla ‘Alex e Matielo’ que além de levar ao público o sertanejo universitário, estilo carro-chefe de trabalho, eles também diversificaram seu repertório com o samba, brega funk e o forró.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira