Monday, 27 de January de 2020

ESTADO


Cotidiano

O dia-dia dos mototaxistas em Palmas

27 Aug 2008

Cerca de 220 mototaxistas circulam regularmente na Capital. De acordo o sindicato da categoria, a profissão tem dado oportunidade para centenas de pessoas se locomoverem todos os dias em Palmas. “Temos registrado grandes conquistas desde a formação do sindicato. O trabalho de mototaxista hoje é visto como uma profissão”, disse o presidente do órgão, Juscelino Barbosa Lima, ao mencionar as conquistas da categoria nos últimos oito anos. “Isentamos diversas taxas cobradas pelo governo, inclusive o imposto que incomoda a todos os brasileiros, o IPVA”.

Sob duas rodas, o aposentado Francisco de Sousa Lira desperta às 5h da manhã para o seu expediente de trabalho. Com 55 anos, Francisco diz estar satisfeito com a profissão, e não pretende abandonar tão cedo a extensa jornada de trabalho. Quem divide a mesma opinião, há exatamente 10 anos, é o ex-carpinteiro Raimundo Bertoldo. Com 51 anos, ele começou a ganhar as ruas da Capital quando “nem havia asfalto na cidade”. Bertoldo se queixa por não gozar de outras oportunidades, mas garante que fez a melhor escolha ao decidir entre a carreira de vigilante e a profissão de mototaxista. “O mercado de trabalho não dá oportunidade para pessoas como eu, que não estudei. Por isso, optei por fazer corridas todo santo dia”.

Quem comemora a regulamentação da categoria é a auxiliar de Enfermagem Deise Quênia de Moraes. Para ela “não ter que pegar ônibus lotado todos os dias compensa os gastos com a corrida diária”. Deise chega a gastar 358 reais por mês num percurso que corta a cidade. “Se eu não tiver um número de mototáxi na bolsa, com certeza vou ficar onde eu estou”, diz. A usuária aprova a circulação dos mototaxistas na Capital, mas se queixa dos preços cobrados aleatoriamente por um mesmo percurso. “Uma vez fui para casa de um parente na 82 (Arse), e o motoqueiro me cobrou 7 reais. Na volta, outro mototaxista quis me cobrar 12 reais pelo mesmo caminho”, reclama.

Para o mototaxista Valdeci Alves, que corre pelas ruas da Capital há seis anos, uma das alternativas para evitar o superfaturamento nas corridas é a inserção de um taxímetro no painel do veículo. “Seria uma boa opção”, garante. Entre prós e contras, a profissão vem a cada dia crescendo na Capital. Ônibus lotados e o preço abusivo da corrida convencional justificam uma outra opção de o cidadão se locomover na cidade por  um preço mais em conta.

COMPARTILHE:


Confira também:


Educação

AGU estuda novo recurso contra decisão que impede divulgação do Sisu

Resultado final seria apresentado nesta terça-feira

Procon

Tocantins apura vendas de lotes contaminados de marcas da cervejaria Baker

No último dia 17, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou cautelarmente por 90 dias todas as marcas de cerveja da Backer com data de validade igual ou posterior a agosto de 2020.



Economia

Com crescimento tímido, intenção de consumo dos palmenses continua em zona favorável

Outro item que aumentou seu percentual foi a avaliação dos entrevistados sobre a sua renda atual, que passou de 145,7 para 147,2 pontos.


Heber Fidelis

Secretário da Cidadania e Justiça participa de reunião em Brasília sobre a criação da polícia penal

Grupo de Trabalho criado para debater a regulamentação da Polícia Penal Federal tem a finalidade de definir as atribuições do cargo, estrutura, organização e funcionamento da carreira.


Bahia

Carlesse prestigia inauguração do Centro de Convenções de Salvador e busca investidores para o Tocantins

Cerimônia também contou com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa e o coordenador da bancada federal do Tocantins, Carlos Gaguim


Municipalismo

Repassado mais de R$ 11,5 milhões aos municípios para o transporte escolar


Boas expectativas

Governo abre oficialmente colheita da safra da produção de grãos 2019/2020 na próxima sexta, 31


Campos Lindos

Polícia Civil fecha oficina mecânica que funcionava como desmanche clandestino de carros no interior do Estado


Palmas

Polícia Civil prende em flagrante dois suspeitos de furto de energia


Educação Superior

Marcelo Müller é eleito novo reitor do Ceulp/Ulbra


Alerta

SISEPE-TO cobra o reajuste de 4,48% para aposentados e pensionistas do Igeprev



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira