Friday, 18 de October de 2019

ESTADO


Arquitetura e urbani

Para cada problema, há uma solução, defende Antunes

29 Jul 2008

O arquiteto, apesar de afirmar que existe uma integração entre a população e a cidade, e há dificuldades enfrentadas pelos moradores da Capital, sobretudo quanto ao sistema de transporte, trânsito e locomoção.

Para Walfredo, quanto ao sistema público de transporte, houve mudanças equivocadas que deixaram de cumprir a proposta do plano inicial. Segundo ele, “este plano prevê claramente um sistema de linhas alimentadoras para um eixo principal, o que nunca foi tentado até hoje”, lamenta.

Com relação ao trânsito, o arquiteto aponta uma grande falha na execução do projeto, que seria com relação à apropriada sinalização urbana, para orientar a população em seus deslocamentos. Walfredo ainda alega que falta em Palmas uma efetiva gerência de trânsito e tráfego, com quadros capacitados para implantar a devida sinalização horizontal e vertical em todas as vias, e com fiscais em número suficiente para supervisionar a obediência dos que se deslocam. “Temos uma movimentação caótica, em que cada um faz o que quer, no lugar e momento em que queira. Em nenhum lugar do mundo, isto pode acabar bem”, conclui.

O arquiteto ainda comentou que as rotatórias, taxadas por alguns como o principal motivo dos acidentes, são na verdade, limitadores de velocidade. Com o aumento da população, a solução apresentada pelo arquiteto seria “abrir as ligações norte-sul e leste-oeste, faltantes das vias principais, para melhor distribuir o tráfego”, explica. Além disto, o arquiteto sugere medidas educativas complementares, pois, segundo ele, raros são os motoristas que estão sabendo utilizar correta e convenientemente as rótulas.

Quanto à locomoção de pedestres sem proteção contra o sol, o arquiteto alega que, ao menos na área central, a Prefeitura abriu mão por muito tempo das marquises e colunatas previstas como obrigatórias pelo plano. “Já passa da hora de retornar esta exigência”, desabafa. Walfredo ainda ressalta a importância de a prefeitura exigir dos proprietários a pavimentação dos passeios públicos, inclusive para lotes vagos. “Nunca se pagou por asfalto em Palmas, e não custa exigir a pavimentação dos passeios públicos por parte daqueles que possuem os lotes, ainda que para isto exista alguma compensação tributária”, sugere.

COMPARTILHE:


Confira também:


Proteção de Indígenas

MPF/TO recomenda providências para proteção de indígenas isolados avistados na Ilha do Bananal

A população avistada provavelmente é do povo Avá-Canoeiro, também conhecido regionalmente como “Cara Preta”.

AL

Presidente da ATS deve ser convidado a prestar esclarecimentos

Os deputados querem esclarecimentos sobre o pagamento dos serviços prestados ao Governo do Estado há mais de um ano. Na tentativa de sensibilizar a população, os manifestantes colocaram carros-pipa à frente da sede do Legislativo e também faixas com pedido


TJTO

“Tudo funciona melhor quando nos colocamos na posição de ouvinte”, destaca o presidente do TJ ao abrir seminário

O presidente do TJTO, desembargador Helvécio Maia, ressaltou que todas as ações do Poder Judiciário vêm sendo pautadas no diálogo com a sociedade e com todos os atores que compõem o Sistema de Justiça.


IEES

Semana de fisioterapia do HGP destaca avanços e atualiza profissionais

O evento acontece no Instituto de Excelência em Educação e Saúde (IEES), em Palmas e reúne profissionais de diversas áreas.


IFTO

Elenil apoia projeto do IFTO que vai levar cursos técnicos aos 139 municípios do Tocantins


Polícia Civil

Suspeito de aplicar golpes pela internet é preso pela Polícia Civil em Xambioá


Refis 2019

Refis 2019 negocia cerca de R$ 48 mi em quatro dias; negociações se encerram neste domingo, 20


Coca-Cola

Com conceito “Juntos a Magia Acontece”, Coca-Cola dá Início à Campanha de Natal 2019


Interior

Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas e prende dois traficantes em Itacajá


Agropecuária

Controle de comercialização de vacinas em lojas agropecuárias passa a ser informatizado



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira