Thursday, 18 de July de 2019

ESTADO


Arquitetura e urbani

Para cada problema, há uma solução, defende Antunes

29 Jul 2008

O arquiteto, apesar de afirmar que existe uma integração entre a população e a cidade, e há dificuldades enfrentadas pelos moradores da Capital, sobretudo quanto ao sistema de transporte, trânsito e locomoção.

Para Walfredo, quanto ao sistema público de transporte, houve mudanças equivocadas que deixaram de cumprir a proposta do plano inicial. Segundo ele, “este plano prevê claramente um sistema de linhas alimentadoras para um eixo principal, o que nunca foi tentado até hoje”, lamenta.

Com relação ao trânsito, o arquiteto aponta uma grande falha na execução do projeto, que seria com relação à apropriada sinalização urbana, para orientar a população em seus deslocamentos. Walfredo ainda alega que falta em Palmas uma efetiva gerência de trânsito e tráfego, com quadros capacitados para implantar a devida sinalização horizontal e vertical em todas as vias, e com fiscais em número suficiente para supervisionar a obediência dos que se deslocam. “Temos uma movimentação caótica, em que cada um faz o que quer, no lugar e momento em que queira. Em nenhum lugar do mundo, isto pode acabar bem”, conclui.

O arquiteto ainda comentou que as rotatórias, taxadas por alguns como o principal motivo dos acidentes, são na verdade, limitadores de velocidade. Com o aumento da população, a solução apresentada pelo arquiteto seria “abrir as ligações norte-sul e leste-oeste, faltantes das vias principais, para melhor distribuir o tráfego”, explica. Além disto, o arquiteto sugere medidas educativas complementares, pois, segundo ele, raros são os motoristas que estão sabendo utilizar correta e convenientemente as rótulas.

Quanto à locomoção de pedestres sem proteção contra o sol, o arquiteto alega que, ao menos na área central, a Prefeitura abriu mão por muito tempo das marquises e colunatas previstas como obrigatórias pelo plano. “Já passa da hora de retornar esta exigência”, desabafa. Walfredo ainda ressalta a importância de a prefeitura exigir dos proprietários a pavimentação dos passeios públicos, inclusive para lotes vagos. “Nunca se pagou por asfalto em Palmas, e não custa exigir a pavimentação dos passeios públicos por parte daqueles que possuem os lotes, ainda que para isto exista alguma compensação tributária”, sugere.

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação ROUND II

PF deflagra operação ROUND II e prende casal de traficantes de drogas sintéticas

Durante a deflagração foram apreendidas novas porções de drogas na residência do casal, inclusive ecstasy, o que motivou a prisão em flagrante do casal.

Operação Walking Dead

Nova fase da Operação Walking Dead cumpre mandados no Tocantins, Pará e Maranhão

Simultaneamente, PC-TO apoia operação da Polícia Civil do Maranhão deflagrada a partir de provas da Walking Dead e Falsario. Ao todo, 65 mandados são cumpridos em cinco Estados.



Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019

O presidente da Adetuc destacou também o importante papel que órgãos do Governo têm tido para colaborar a realização da temporada de praias deste ano.


Investimento

Wanderlei Barbosa apresenta ações de turismo e cultura à artesãos de Taquaruçu

Wanderlei Barbosa destacou que os turistas vão a Taquaruçu para conhecer as cachoeiras, pousadas e cultura local. “Temos que criar ambientes e capacitar os moradores para fomentar o turismo do distrito.


SSP

Com base em investigações da Polícia Civil Ministério Público denuncia servidora por peculato

Denúncia foi aceita nesta terça-feira (16) pelo juiz Francisco Vieira Filho. Ex-mandatário e ex-gestores públicos estaduais também viraram réu no processo por peculato e falsidade ideológica.


Tocantins

Inscrições para o 1° Prêmio de Jornalismo da Adpeto continuam abertas


Campo

Comunidade rural se torna caso de sucesso por meio do Crédito Fundiário


Segurança

Duas crianças vítimas de acidente de trânsito no Sudeste do Tocantins são resgatadas pela aeronave da SSP


História de transformação

Dona Naninha e família são homenageadas em evento em Natividade (TO)


IML

Em apenas 5h, peritos do IML do Tocantins identificam cadáver carbonizado pela arcada dentária


TJTO

Juíza determina que o Estado e o município de Palmeirópolis forneçam, em 10 dias, remédio contra hanseníase a paciente



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira