Wednesday, 20 de February de 2019

ESTADO


Tocantins

Pecuárias na luta contra violência sexual e trabalho infanto-juvenil

02 Sep 2018    22:22
Pecuárias na luta contra violência sexual e trabalho infanto-juvenil

O Projeto Proteja – Faça Bonito, em articulação com a Rede Estadual de Proteção à Criança e ao Adolescente, ampliará sua área de atuação no enfrentamento à violência sexual e ao trabalho infanto-juvenil, com foco também nas feiras e exposições agropecuárias, como já ocorre durante o Carnaval, as temporadas de praias e as festas juninas. O projeto é desenvolvido pela Gerência de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju).
 
Nesta quinta-feira, 31, equipes de Conselhos Tutelares, Conselhos Municipais da Assistência Social, Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Gurupi, Dueré e Cristalândia reuniram com profissionais da Diretoria de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Seciju para traçar o desenvolvimento do projeto durante suas feiras pecuárias.
 
O projeto visa despertar a atenção da sociedade em geral para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual e do trabalho infanto-juvenil praticados contra crianças e adolescentes. Seu símbolo é uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. A sensibilização popular é feita por meio da distribuição de material informativo e abordagens durante os eventos, considerando que ambientes festivos e os comércios locais têm grande alcance da comunidade em geral, atingindo assim o objetivo de tornar conhecido este tão importante tema.
 
Praias
No mês de julho, o projeto foi levado às praias do estado, alertando para abusos sexuais, violências e trabalho infantil. De acordo com o gerente de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Robson Ferreira, a expectativa é que com ações permanentes e pontuais possam diminuir índices de violência e fortalecer a rede de proteção aos direitos das crianças e adolescentes. “No Tocantins, mais de dez mil crianças desenvolvem algum tipo de trabalho. Somente neste ano, foram identificados mais de 350 casos de violência e exploração sexual. Então, é preciso o envolvimento de toda a rede de proteção”, explica.

COMPARTILHE:


Confira também:


Comunicação

Governo, Unitins e TV Cultura firmam parceria para transmissão da emissora no Tocantins

O reitor Augusto Rezende destacou que, “com os meios de comunicação [rádio e TV educativas], esperamos alavancar algumas ações de ensino, pesquisa e extensão da universidade”.

Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional

Durante a conversa, o parlamentar destacou que esteve em audiência pública na última sexta-feira, 15, realizada pela Ordem dos Advogados do Brasil


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade

Ainda na solenidade, o presidente da Acipa, Joseph Madeira, recebeu das mãos do representante do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos a propositura do título de cidadão tocantinense.


AL

Deputado Jair Farias destaca projetos de industrialização e geração de empregos como prioridades para desenvolver o Estado

Jair Farias também aposta no ecoturismo para desenvolver o Bico do Papagaio. "Um dos pontos turísticos mais bonitos do Tocantins está no Bico do Papagaio, que é o encontro das águas dos rios Araguaia/Tocantins", afirmou.


Campo

Paulo Carneiro recebe em seu gabinete o presidente da APROSOJA Tocantins


Região Central

Presidente da Adetuc e prefeito de Porto Nacional discutem projetos para a temporada de praia 2019


Região Central

Município de Guaraí recebe entretenimento com foco na preservação do meio ambiente


Contratos Temporários

Prefeitura de Palmas abre edital para contratação de 34 servidores temporários


Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional


Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira