Sunday, 25 de October de 2020

ESTADO


Fórum Intermunicipal

Pesquisa revela comportamento social do condutor tocantinense

19 Aug 2009

A fim de traçar o perfil do comportamento humano no trânsito tocantinense, o Detran – TO divulgou resultado da pesquisa realizada no mês de julho, em uma amostra de 1600 pessoas. A análise que foi feita junto à população de Palmas, Araguaína e Gurupi, foi apresentada pela gerente do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Trânsito do órgão, a psicóloga Rosivânia Tosta durante a palestra: “O Trânsito que Construímos no Tocantins: Perspectivas Diagnósticas”, um dos temas abordados no I Fórum Intermunicipal de Trânsito.

O resultado da pesquisa subsidiará políticas na área de Educação no Trânsito, tema da Semana Nacional de Trânsito, proposto pelo Contran, que acontece de 18 a 25 de setembro .  A pesquisa que aponta o diagnóstico social do trânsito tocantinense utilizou o método quantitativo e qualitativo, por meio de questionário semi-estruturado, contendo 15 questões, direcionadas a ambos os sexos, com idade de 18 a 60 anos, sendo estes  pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.

A psicóloga declarou que o resultado da pesquisa produz conhecimento sobre a realidade comportamental do trânsito tocantinense, um aspecto que segundo ela é essencial para quem trabalha na área de Educação para o trânsito e para a sociedade em geral. Os resultados mostraram também o anseio dos cidadãos pela mudança de postura e paradigmas em relação a um comportamento mais humanizado e ético no trânsito.


Números da pesquisa

A pesquisa apurou que 41% dos entrevistados começaram a dirigir entre os 12 e 15 anos. Já 59% dos questionados afirmaram que o incentivo partiu dos pais ou outros membros da família. Quanto à mistura de bebida alcoólica e direção, 75% disseram que já presenciaram amigos ou outras pessoas fazerem a combinação. Este percentual sobe para 77% quando o próprio pesquisado afirma que já dirigiu após ter consumido bebida alcoólica. Para rosivânia, o surpreendente é que 96% consideraram que o álcool produz alterações psicomotoras que podem resultar em acidente de trânsito.

 

Quanto as principais dificuldades

uldades enfrentadas no trânsito, 197 pessoas consideraram que o gargalo passa pela falta de respeito, consciência e ética; 142 apontaram a imprudência dos condutores; outras 124 responderam ser o desrespeito à faixa de pedestre; 53 garantem que o problema está no excesso de velocidade e outros 49 afirmaram ser a falta de conhecimento/habilidade para circular nas rotatórias.


Sugestões

Questionados sobre o que poderia ser feito para melhorar o trânsito em sua cidade, 394 dos interrogados sugeriram mais fiscalização e outros 368 querem melhoria a sinalização; 166 querem melhoria nas condições das vias; outras 110 afirmaram que é necessário mais faixas de pedestres; para 80 pessoas há necessidade de mais agentes de Trânsito; 78 querem mais punição aos infratores e 74 querem a substituição das rotatórias por semáforos em locais críticos.

A segunda palestra da tarde de ontem (18),“Aspectos da Dirigibilidade no trânsito”,  foi proferida pelo Tenente Dorivan Rodrigo Marques, Especialista em Gestão e Segurança no Trânsito. O I Fórum Internacional de Trânsito encerra nesta quarta-feira, 19, com a elaboração e aprovação da carta de Palmas. (Informações da Ascom/Detran)

COMPARTILHE:


Confira também:


COVID-19

Tocantins contabiliza 236 novos casos confirmados da Covid-19, sendo 82 das últimas 24h

Dos 236 novos casos 84 foram detectados por RT-PCR, 24 com sorologia e 128 através testes rápidos.

TRE

Cidadania: cartilhas bilíngues chegam aos povos indígenas da Ilha do Bananal

A equipe da Justiça Eleitoral segue com as entregas até esta sexta-feira (23/10) visitando as aldeias Macaúba, São João Fontoura e Santa Izabel


Eleições 2020

Cinthia diz que aumentará investimentos para a juventude com o projeto Qualifica PMW

Para impulsionar a economia pós-pandemia, Cinthia afirmou que irá criar um mecanismo legal para conceder benefício fiscal de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) e de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)


Portaria

Tocantins fixa início da Piracema para o próximo dia 1º de novembro

A Portaria do Naturatins traz as proibições e as exceções, para a prática da pesca no Estado durante o período de defeso


Palmas

Alan Barbiero comemora aniversário de 20 anos da lei que criou a UFT


Ocorrência

Em Palmas, homem suspeito de repassar moeda falsa é detido pela Polícia Civil


Unirg

Governo do Estado integra programação da 6ª Semana de Ciência e Tecnologia de Gurupi


Eleições 2020

Cinthia publica edital de licitação para a Feira da Promessa, em Taquaralto; investimento de R$ 1,7 milhão


Covid-19

Programa de atendimento psicológico e social remoto da Segurança Pública realiza mais de 300 atendimentos


Eleições 2020

Subprefeito de Luzimangues será morador do distrito, garante Otoniel



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira