Monday, 06 de April de 2020

ESTADO


Integração

Ponte Pará-Tocantins poderá ser concluída com recursos do PAC

12 Jun 2008

Concluir a construção da ponte ligando os Estados do Pará e do Tocantins, garantir mais segurança e trafegabilidade às mercadorias interestaduais e asfaltar 17 quilômetros entre a ponte do Rio Araguaia até o município de Marabá. Esses foram os objetivos das audiências realizadas no último dia 27, pelo deputado federal Zé Geraldo (PT-PA) com os ministros de Estado, Paulo Bernardo e Dilma Rousseff, e com o coordenador do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, Maurício Muniz, para solicitar que essas obras sejam incluídas e concluídas com os recursos do PAC.

“As reuniões foram produtivas e a expectativa é bastante positiva, até porque já tivemos a sensibilidade governamental de incluir outras pequenas obras dos Estados amazônicos no PAC. As estimativas de custos das obras giram em torno de R$ 60 milhões. Isso porque o projeto de construção já está licenciado, e parte da estrutura da ponte de um quilômetro foi iniciada na gestão do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso (FHC), porém não foi concluída. Agora estamos superando esta fase, além de agilizar o processo de licitação do asfaltamento”, explica o parlamentar.

O deputado enfatiza que o gestor do PAC deu sinais positivos para os investimentos. “As obras devem começar no segundo semestre. Hoje, a transposição de mercadorias entre o Pará e o Tocantins é realizada por balsas. Com a construção da ponte e o asfaltamento dos 17 quilômetros, conclui-se o asfaltamento de Tocantins até Marabá, no Estado do Pará, além de integrar Altamira, Rurópolis e Itaituba, através da Rodovia Transamazônica”, detalha Zé Geraldo.

Esses investimentos, segundo o parlamentar, “fortalecem a construção de um grande corredor de escoamento da produção regional, tanto para o sudeste brasileiro como para o Pará e o Amazonas, favorecem as populações que moram na extensão dessas cidades, além de reduzir o custo de manutenção dos veículos e garantir mais celeridade na entrega das mercadorias aos seus destinos”, finaliza. (Kid dos Reis, de Belém/PA)

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

MEC autoriza antecipar formatura de alunos da área de saúde

Medida vale para instituições federais de ensino

Tocantins

Tocantins tem 17 casos confirmados de Covid-19

Palmas concentra o maior número de casos confirmados com 12 pacientes diagnosticados. A cidade de Araguaína tem quatro casos confirmados e Dianópolis uma confirmação do Covid-19.


Palmas

Projeto Sextou na Sacada: inovação e solidariedade em condomínio de Palmas

Bares e casas noturnas fechadas, festas, comemorações e encontros cancelados, shows proibidos, distâncias e recolhimento são inevitáveis. O caos vira ingrediente para traçar planos, reinventar um (re)começo


Norte do TO

Governo do Tocantins apresenta medidas de contenção ao novo coronavírus em Araguaína

Reunião abriu precedentes para outros momentos de debate e parcerias entre município e estado


Meio Ambiente

Naturatins participa de conservação de nascentes em aldeia Xerente


Pandemia

Sedem prorroga prazo de validade de alvarás de localização e funcionamento


Economia

Grande indústria química se instala em Gurupi atraída pelos incentivos fiscais do Governo


Covid-19

Mulher de 31 anos é o décimo caso confirmado de Covid-19 na Capital


Campo

Condições climáticas favorecem a produção de grãos no Tocantins na safra 2019/2020


Pandemia

Palmas tem mais um caso confirmado de coronavírus



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira