Tuesday, 18 de September de 2018

Tuesday, 18 de September de 2018

ESTADO


Adapec

Prazo para plantio de soja nas várzeas tropicais é prorrogado

19 Jun 2018    22:39
Divulgação Prazo para plantio de soja nas várzeas tropicais é prorrogado A região de várzeas tropicais compreende os municípios de Lagoa da Confusão, Pium, Formoso do Araguaia, Guaraí e Dueré e na safra de 2017 foi plantada uma área de 56 mil hectares de soja.

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), publicou na sexta-feira, 15, a portaria nº 172/2018, que autoriza a prorrogação da janela de plantio da soja nas várzeas tropicais tocantinense que encerraria no dia 15, estendendo até o dia 25 de junho. A decisão veio após a solicitação feita pelos produtores rurais que cultivam a oleaginosa naquela região e estudo técnicos da Agência.
 
Entre as razões apontadas pela Adapec na portaria, estão a importância socioeconômica da cultura da soja para o Estado do Tocantins; a necessidade de estabelecer uma ação sistemática para prevenção e controle da Ferrugem Asiática da Soja (Phakopsora pachyrhizi) no Estado e estar sempre revendo, adequando e atualizando as condutas conforme as exigências que surgem.
 
O gerente de Sanidade Vegetal da Adapec, Marley Camilo, explicou que compete a Adapec a execução da defesa sanitária vegetal do Tocantins e, por isso, o órgão levou em consideração as dificuldades de preparo do solo devido à atipicidade climática e o Decreto 5.785/18 que declara situação de emergência nos municípios de Cristalândia, Lagoa da Confusão, Pium, Dueré, Formoso do Araguaia e Santa Rita do Tocantins.
 
 “Avaliamos a situação apresentada no requerimento da Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest) e entendemos que as alegações apresentadas eram justas, sem prejuízos na programação de monitoramento de pragas, pois foi mantido o prazo de colheita para o dia 10 de outubro, em razão do compromisso de plantio de variedades de ciclo precoce”, disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.
 
A portaria estabelece que fica a cargo do produtor que realizar o plantio a responsabilidade do direcionamento de materiais precoces para a finalização de plantio, bem como o risco relacionado às condições de irrigação.
 
Várzeas Tropicais
A região de várzeas tropicais compreende os municípios de Lagoa da Confusão, Pium, Formoso do Araguaia, Guaraí e Dueré e na safra de 2017 foi plantada uma área de 56 mil hectares de soja.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

17

PARABÉNS!
PARABÉNS!

18

BOM
BOM

20

AMEI!
AMEI!

20

KKKK
KKKK

19

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

23

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

15

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Estado Agricultura Tocantins Campo

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Cirurgias

Saúde realiza mutirão de cirurgias do aparelho digestivo e reduz fila de espera

A dona de casa Edilene Brito Gonçalves, de Pindorama, aguardava há um ano e dois meses a cirurgia de hérnia.

Saúde

Gestão Carlesse amplia em 100% quantidade de novos leitos de UTI em Gurupi

Carlesse afirma que mesmo governando há pouco tempo o Tocantins e que, mesmo diante das dificuldades financeiras, não tem deixado de lado o cuidado com a população.



Campanha

No desespero, Amastha usa hospitais municipais para criticar Carlesse e tem propaganda suspensa pela Justiça

Constatadas as irregularidades, o magistrado determinou a imediata suspensão da veiculação da propaganda de Amastha e estipulou multa diária de R$ 10 mil por inserção.


Irrigação

Carlesse fortalece projetos de irrigação São João e Manuel Alves com investimentos de mais de R$ 12 milhões

Além disso, o Governo do Tocantins autorizou o Consórcio Dianópolis a reiniciar as atividades de construção das obras complementares de drenagem no canal CP1 e nos setores hidráulicos da área piloto do Aproveitamento Hidroagrícola do Rio Manuel Alves.


Educação

Bernadete é a segunda candidata ao governo do Tocantins a firmar compromisso com a educação

Bernadete, que é educadora, afirmou que a Carta vem ao encontro do seu programa de governo, no qual destaca a educação como prioridade.


Jalapão

Carlesse garante que vai melhorar qualidade de vida no Jalapão com infraestrutura e fortalecimento da cultura e do turismo


Ponto de vista

O necessário tempo para as relações


Consumidor

Núcleo do Procon de Paraíso do Tocantins é aberto com estrutura moderna


Palmas

Colégio Interação promove noite de pizza e momento de confraternização para pré-vestibulandos


Educação

Projetos são classificados para o prêmio Professores do Brasil


Visitas

Pacientes do Hospital Infantil de Palmas recebem visita de atletas da CBV



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira