O GIRASSOL

Palmas/TO,

Estado
Naturatins

02/09/2021

Pró-Espécies seleciona consultoria de assessoramento de ações do PAT Meio Norte

As propostas de consultoria de assessoramento devem ser enviadas até o próximo dia 12 de setembro

Cleide Veloso/Governo do Tocantins 


O Pró-Espécies: Todos contra a extinção, recebe até o próximo dia 12 de setembro, proposta de serviço de assessoramento à execução das ações previstas pelo Plano de Ação para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção do Território Meio Norte – PAT Meio Norte. O período estimado da consultoria é de 15 meses, entre os meses de setembro de 2021 a novembro de 2022.

 

O PAT – Meio Norte é coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio) e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), no âmbito do projeto “GEF Pró-Espécies: Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas”.

 

Durante o assessoramento, será necessário dar suporte à implementação de ações do PAT Meio Norte, acompanhar todas as etapas do projeto, manter articulação com os parceiros, elaborar documentos como termos de referência, relatório de expedições de campo, reuniões e capacitações, entre outras atividades necessárias no âmbito do Projeto Pró-Espécies: Todos contra a extinção.

 

Na Carta Convite estão disponíveis os critérios de participação e documentos necessários, abrangência e o plano de trabalho. Os candidatos devem enviar a proposta até o dia 12/09/2021, em dois arquivos – Proposta Técnica (que deve vir sem valores e preço) e Proposta Financeira (que deve conter o orçamento detalhado) – para os e-mails [email protected] e [email protected] com o seguinte assunto: [Pró-Espécies] Proposta Carta Convite : SC040432.

 

Só serão consideradas no processo de seleção as propostas que ID: SC040432 apresentarem este assunto e deverá ser apresentada preferencialmente em papel timbrado, com indicação do nome do responsável pela proposta e contatos (e-mail e telefone).

 

Dúvidas podem ser enviadas até o dia 07/09/2021 para o e-mail: [email protected] com o seguinte assunto: [Pró-Espécies] Dúvida Carta Convite: SC040432. Todos os questionamentos serão respondidos em um documento único de perguntas e respostas e divulgado como anexo na página da chamada no dia 09/09/2021. Caso a atualização não aconteça, não houveram questionamentos. 

 

Para mais informações, acesse a Carta convite SC040432

 

PAT Meio Norte

O território do PAT Meio Norte foi desenhado com uma área de governança que abrange os estados do Pará, Maranhão e Tocantins. O bioma predominante é o da Amazônia, presente em 81% da área do PAT e os outros 19% são trechos com cobertura de Cerrado. O Plano estabelece ações para proteção de 12 espécies-alvo e cerca de outras 70 espécies serão beneficiadas direta ou indiretamente.

 

O PAT Meio Norte é promover a melhoria do estado de conservação das espécies-alvo e dos habitats desse território, com participação e engajamento de atores locais, até o final de 2026. Sendo composto por 4 objetivos específicos voltados aos temas de geração, comunicação e aplicação do conhecimento, capacitação e divulgação, implementação de medidas de conservação e promoção e fortalecimento à legislação ambiental.

 

Pró-Espécies

A Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Pró-Espécies: Todos contra a extinção, é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e é financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund), coordenado pelo Departamento de Espécies (DESP/MMA) e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora.

 

O projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. Além da implementação de políticas públicas, procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.


Assuntos Relacionados
#Pró-Espécies#meio norte#naturatins
Confira Também
Naturatins

Naturatins informa novo balanço parcial do licenciamento das praias no Tocantins

Naturatins

Naturatins realiza queima controlada com apoio da comunidade

Naturatins

Naturatins suspende autorizações de queima controlada durante período de estiagem

Naturatins

Novo presidente do Naturatins cumprimenta servidores do Instituto

ESTADO

Naturatins divulga balanço de ações em praias de Araguacema