Tuesday, 16 de July de 2019

ESTADO


Compras de Páscoa

Procon destaca cuidados que consumidores precisam ter para compras de Páscoa

15 Apr 2019    17:31

Com a aproximação da Páscoa, celebrada no próximo dia 21 de abril, os estabelecimentos comerciais ficam cheios de produtos relativos ao feriado festivo, e opções não faltam como ovos de chocolate e pescados. Para que o consumidor não seja lesado por valores muito altos ou produtos de qualidade inferior ao anunciado, a Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon-TO) destaca algumas orientações.

É preciso estar atento a qualidade, data de validade e preço do produto são itens indispensáveis na hora das compras. E ter cuidado com as variadas promoções oferecidas para de atrair o cliente. O superintendente do Procon-TO, Walter Viana, ressalta que o consumidor precisa ficar atento e não levar para casa um produto que não atenda os padrões de qualidade.

“O objetivo da pesquisa é permitir que o consumidor possa decidir de casa qual o local que oferece um preço mais acessível. Por isso o Procon realizou pesquisa de preços de ovos de Páscoa em seis estabelecimentos de Palmas. Ao todo, cinco marcas de chocolates foram consultadas e 43 itens pesquisados”, lembrou Viana.

O que comprar

Definir o que comprar antes de sair de casa e fazer uma pesquisa comparativa de preços, são os primeiros, para buscar sempre os valores mais vantajosos. Estar atento as informações das propagandas veiculadas nos anúncios também deve ser observadas. Pois o lojista é obrigado a cumprir as ofertas anunciadas.

Pescados

É tradição que durante a Quaresma e principalmente na Semana Santa, o consumo de peixe seja maior. O consumidor deve estar atento a organização e temperatura do local de armazenamento, seja o pescado fresco, congelado ou salgado e seco.

E cuidado maior no caso do peixe fresco. Desconfie do cheiro forte, abdômen flácido, olhos murchos e sem brilho e guelras pálidas, estes são sinais de que o produto não deve ser consumido.  A pesagem deve ser feita na presença do consumidor, assim como o embalamento do mesmo.

Chocolate

Na hora da compra dos chocolates, o consumidor também deve observar o local onde o produto é armazenado e verificar a limpeza do ambiente. O chocolate deve longe de itens ou artigos de limpeza e de fontes de calor. Na A embalagem do chocolate deve conter, informações como prazo de validade, peso e quantidade, composição.  O consumidor não deve comprar produtos com rótulos danificados ou pouco legíveis.

Nos ovos que contêm brinquedos, verifique na embalagem se está estampada a frase Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade. Também é obrigatória a indicação de faixa etária ou, se for o caso, frase que informe que não existe restrição de faixa etária.

É importante lembrar ainda que o brinquedo deve ter o selo do Inmetro em sua embalagem, a identificação do fabricante (nome, CNPJ, endereço), o importador (caso o brinquedo seja importado), as instruções de uso e de montagem, e eventuais riscos que possam apresentar à criança.

Produtos artesanais

Os artigos artesanais devem seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados. E no caso dos produtos importados são obrigados ainda a apresentar informações em língua portuguesa, como identificação do fabricante e importador, país de origem, prazo de validade, composição, volume/quantidade, registro no órgão competente e outras informações obrigatórias.

COMPARTILHE:


Confira também:


Inadimplência

Dívidas com cartão de crédito atingem 80,3% dos palmenses

Em segundo lugar do ranking, vem os financiamentos de veículos (22%) e imobiliário (19,8%). Nesta lista, entram ainda os carnês de lojas, cheque especial e empréstimo consignado, por exemplo.

Cidades criativas

Quatro cidades do Brasil concorrem a títulos na Unesco

As regiões pretendem integrar a Rede de Cidades Criativas da entidade. Atualmente, o país conta com oito selos; resultado sai até fim de outubro


Grupo Record

Portal R7 ganha novas cores em ação dia e noite da Benegrip

Benegrip Multi Dia e Noite terá ação digital integrada em multiplataformas do Grupo Record


Tocantins

Grupos de Ajuda Mútua dão apoio a dependentes químicos e familiares durante e após recuperação

A Seciju, por meio da Gerência de Prevenção contra as Drogas e Núcleo Acolher, orienta dependentes e co-dependentes a procurar o serviço desenvolvido pelos grupos de ajuda mútua, como Alcóolicos Anônimos (AA), Narcóticos Anônimos (NA) e Amor- Exigente.


Reforma

Damaso vota por regra de transição diferenciada para professores e policiais


Influencer

Gabriel Farhat comanda direção artística de novo projeto musical


Defensoria

DPE-TO defende criação de ambulatório trans no Tocantins


Palmas

Cine Cultura renova parceria com Sessão Vitrine e promove encontro com o premiado produtor João Vieira na terça, 16


Em Palmas

Membro de grupo estratégico da Embrapa apresentará dados sobre produção e preservação no cerrado e Matopiba


Interior

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Itacajá



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira