Saturday, 23 de February de 2019

ESTADO


Educação

Programação da 16º Semana Estadual Sobre Drogas inicia com foco em famílias e escolas

24 Nov 2018    23:41
Programação da 16º Semana Estadual Sobre Drogas inicia com foco em famílias e escolas

Teve início na manhã desta sexta-feira, 23, a programação da 16ª edição da Semana Estadual Sobre Drogas, que traz a temática “Educar para Prevenir”. A primeira ação da semana ofertou uma Oficina sobre Prevenção para famílias atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no Aureny III. Na atividade, a equipe do Núcleo Acolher, ligado à Gerência de Ações Sobre Drogas, da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), orientou as famílias sobre os quatro eixos principais da Política Sobre Drogas: prevenção, tratamento, reinserção social e repressão.
 
As ações da Semana são difusas e ocorrem até o dia 30 de novembro, agregando 11 municípios tocantinenses.  De acordo com o gerente de Ações Sobre Drogas, José Américo Júnior, neste ano o foco das ações está direcionado ao diálogo junto às escolas, crianças, adolescentes e também com as famílias. “Vamos ter muitas atividades nos municípios que aderiram à semana, principalmente nas escolas, em parceria com os conselhos municipais e o Proerd [Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência]. Hoje, também participaremos do 2º Encontro de Sensibilização do Amor-Exigente, em Araguaína, em um contato direto com as famílias”, informa.
 
A abertura do 2º Encontro de Sensibilização do Amor-Exigente está marcada para as 19 horas, no auditório do Colégio Santa Cruz, no Setor Central, em Araguaína. Entre as atividades do evento estão previstas palestras e espaços de sensibilização. O encontro se estende até às 17 horas do dia 24, na 1ª Igreja Batista, também no Setor Central.

Segundo o palestrante Luiz Fernando Cauduro, da Federação de Amor-Exigente (FEAE), o encontro busca a troca de experiência entre dependentes químicos e codependentes [família] nas mudanças de comportamento necessárias para que a dependência seja superada.

“Trabalhamos com uma metodologia de 12 princípios éticos fundamentais, que objetivam apoiar a família e os dependentes químicos nesse processo de cura. São expostas questões relacionadas à disciplina, cooperação e estudo das raízes culturais que culminaram no problema com drogas”, explicou o palestrante.

Programação
A abertura oficial da 16ª Semana Estadual Sobre Drogas será no dia 26, às 8 horas, no Centro de Ensino Médio José Alves de Assis, com atividades alusivas à prevenção ao uso de drogas, concomitantemente, os jovens também participarão de palestras sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis, abuso sexual infantil, informações sobre o ID Jovem e também participam de uma aula de zumba. O Projeto Prevenir também participa dessa atividade, com apresentações circenses e teatrais, ilustrando e facilitando o diálogo com os estudantes sobre álcool e outras drogas,
Serão desenvolvidas atividades ainda nos municípios de Palmas, Gurupi, Arraias, Babaçulândia, Brejinho de Nazaré, Porto Nacional, Pequizeiro, Dianópolis e Guaraí. Os municípios que aderiram à programação da Semana Estadual Sobre Drogas desenvolvem, entre os dias 23 e 28 de novembro, palestras, gincanas, rodas de conversa, cine-debates, blitzen educativas, passeatas e panfletagem.

O encerramento da Semana será no dia 30 de novembro, em Palmas. Na Capital, as atividades se dividem nos turnos matutino e vespertino, visando atender mais de uma localidade. Pela manhã, na Fazenda Nossa Senhora da Esperança serão realizadas atividades de embelezamento, palestras sobre violência doméstica e também aulas de zumba. No período vespertino, as atividades repetem-se, desta vez na Casa de Recuperação Crer, também em Palmas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pressão

Parlamentares solicitam retomada de cirurgias e reforma de hospitais

Também foi solicitada pela deputada Cláudia Lelis (PV) a compra de insumos e materiais para unidades hospitalares do Estado.

Xingu

Viagem Gastronômica oferece menu degustação com pratos inspirados na culinária da Aldeia do Xingu

Para Ruth Almeida, a vivência com os indígenas ultrapassa o campo profissional, pois é também uma transformação da sua vida pessoal e uma experiência rica em conhecimentos.


Tocantins

Membros do MPE comemoram aprovação de Lei que permite Promotores concorrerem ao cargo de Procurador-Geral de Justiça

Pelo projeto de Lei, poderão compor a lista tríplice, a partir da próxima eleição, os Promotores de Justiça de 3ª entrância, em exercício na instituição, que tenham no mínimo 10 anos de carreira e 35 anos de idade.


Palmas

Tiago Andrino apresenta projeto que institui tradução simultânea em Libras na Câmara

Anteriormente, Andrino já havia solicitado o serviço, por meio de requerimento, o que permitiu que um profissional de Libras atuasse na Casa de Leis por aproximadamente um ano.


Palmas

Projeto aconchego acolhe e leva tranquilidade aos acompanhantes na UTI do HGP


Sesau

Casos de Sarampo em estados vizinhos causam preocupação na Saúde


Em audiência com Tiago Dimas, Ronaldo Dimas e Eduardo Gomes, ministro garante liberação de recursos


AL

Presidente da Assembleia recebe demandas do sindicato dos jornalistas do Tocantins


Presidente

Léo Barbosa é eleito presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul-Americanos


Defesa do Comércio

Diogo Fernandes lidera Frente Parlamentar em defesa do comércio



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira