Monday, 10 de December de 2018

ESTADO


Educação

Programação da 16º Semana Estadual Sobre Drogas inicia com foco em famílias e escolas

24 Nov 2018    23:41
Programação da 16º Semana Estadual Sobre Drogas inicia com foco em famílias e escolas

Teve início na manhã desta sexta-feira, 23, a programação da 16ª edição da Semana Estadual Sobre Drogas, que traz a temática “Educar para Prevenir”. A primeira ação da semana ofertou uma Oficina sobre Prevenção para famílias atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no Aureny III. Na atividade, a equipe do Núcleo Acolher, ligado à Gerência de Ações Sobre Drogas, da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), orientou as famílias sobre os quatro eixos principais da Política Sobre Drogas: prevenção, tratamento, reinserção social e repressão.
 
As ações da Semana são difusas e ocorrem até o dia 30 de novembro, agregando 11 municípios tocantinenses.  De acordo com o gerente de Ações Sobre Drogas, José Américo Júnior, neste ano o foco das ações está direcionado ao diálogo junto às escolas, crianças, adolescentes e também com as famílias. “Vamos ter muitas atividades nos municípios que aderiram à semana, principalmente nas escolas, em parceria com os conselhos municipais e o Proerd [Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência]. Hoje, também participaremos do 2º Encontro de Sensibilização do Amor-Exigente, em Araguaína, em um contato direto com as famílias”, informa.
 
A abertura do 2º Encontro de Sensibilização do Amor-Exigente está marcada para as 19 horas, no auditório do Colégio Santa Cruz, no Setor Central, em Araguaína. Entre as atividades do evento estão previstas palestras e espaços de sensibilização. O encontro se estende até às 17 horas do dia 24, na 1ª Igreja Batista, também no Setor Central.

Segundo o palestrante Luiz Fernando Cauduro, da Federação de Amor-Exigente (FEAE), o encontro busca a troca de experiência entre dependentes químicos e codependentes [família] nas mudanças de comportamento necessárias para que a dependência seja superada.

“Trabalhamos com uma metodologia de 12 princípios éticos fundamentais, que objetivam apoiar a família e os dependentes químicos nesse processo de cura. São expostas questões relacionadas à disciplina, cooperação e estudo das raízes culturais que culminaram no problema com drogas”, explicou o palestrante.

Programação
A abertura oficial da 16ª Semana Estadual Sobre Drogas será no dia 26, às 8 horas, no Centro de Ensino Médio José Alves de Assis, com atividades alusivas à prevenção ao uso de drogas, concomitantemente, os jovens também participarão de palestras sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis, abuso sexual infantil, informações sobre o ID Jovem e também participam de uma aula de zumba. O Projeto Prevenir também participa dessa atividade, com apresentações circenses e teatrais, ilustrando e facilitando o diálogo com os estudantes sobre álcool e outras drogas,
Serão desenvolvidas atividades ainda nos municípios de Palmas, Gurupi, Arraias, Babaçulândia, Brejinho de Nazaré, Porto Nacional, Pequizeiro, Dianópolis e Guaraí. Os municípios que aderiram à programação da Semana Estadual Sobre Drogas desenvolvem, entre os dias 23 e 28 de novembro, palestras, gincanas, rodas de conversa, cine-debates, blitzen educativas, passeatas e panfletagem.

O encerramento da Semana será no dia 30 de novembro, em Palmas. Na Capital, as atividades se dividem nos turnos matutino e vespertino, visando atender mais de uma localidade. Pela manhã, na Fazenda Nossa Senhora da Esperança serão realizadas atividades de embelezamento, palestras sobre violência doméstica e também aulas de zumba. No período vespertino, as atividades repetem-se, desta vez na Casa de Recuperação Crer, também em Palmas.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

13

PARABÉNS!
PARABÉNS!

13

BOM
BOM

15

AMEI!
AMEI!

14

KKKK
KKKK

15

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

12

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

12

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Educação Drogas Palmas

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Política

Em diplomação, Bolsonaro pede confiança daqueles que não votaram nele

Presidente eleito diz que voto popular é "compromisso inquebrantável"

Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.



Abuso

Polícia e MP de Goiás vão apurar denúncias contra médium João de Deus

O escândalo envolvendo João de Deus veio à tona na última sexta-feira (7), quando o programa Conversa com Bial, da TV Globo, veiculou o relato de várias mulheres que afirmam terem sido vítimas do médium.


Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira