Monday, 22 de July de 2019

ESTADO


MEIO AMBIENTE

Programas de incentivo atraem indústria de produção de células fotovoltaicas para o Tocantins

14 Jan 2019    21:05
SECOM/meio ambiente Programas de incentivo atraem indústria de  produção de células fotovoltaicas para o Tocantins

A empresa Grupo Balfar Indústria Fotoelétrica/AS, de São Paulo, vai investir US$ 2 bilhões de dólares para o funcionamento de uma indústria voltada para a produção de células fotovoltaicas no Tocantins, com intermédio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A previsão é que a indústria seja instalada no segundo semestre de 2019 em local ainda a ser definido, com a expectativa de geração de cerca de mil vagas de trabalho.

A instalação da indústria no Estado foi confirmada após a assinatura de Carta de Intenção junto ao diretor-presidente do Grupo Balfar, Antonio de Paula Barbara. O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Cintra, adiantou que a empresa Balfar analisou os incentivos oferecidos pelo Governo do Tocantins, por meio do trabalho desenvolvido pela Semarh com a Política Estadual de Incentivo à Geração e ao Uso da Energia Solar (Pró-Solar).

Outro avanço na área, segundo o gestor estadual, Leonardo Cintra, são os indicadores do Atlas Solarimétrico do Tocantins, lançado no segundo semestre de 2018, que informam precisamente o nível de radiação solar em todo o território estadual. “O Tocantins tem um enorme potencial para desenvolver e aproveitar a energia solar fotovoltaica, contribuindo com o meio ambiente, mas também aproveitando como uma tecnologia que vem trazer não só energia elétrica, mas toda essa capacidade para a geração de empregos, novas oportunidades de negócio e investimentos para diversificar a matriz elétrica do Tocantins”, afirmou.

Atualmente, o Governo do Estado do Tocantins, conforme ressalta Cintra, já concede benefícios fiscais para o desenvolvimento da cadeia produtiva da energia solar, dentre eles a Isenção do ICMS (alíquota de 18%), até 2021, na compra de equipamentos, componentes e materiais para a instalação de sistema de energia solar, de empresas sediadas no Estado do Tocantins.

Conforme o Grupo Jorima, parceiro da Balfar Solar no Tocantins, o Estado possui maiores condições de competitividade para o investimento, pois tem grande incidência de raios solares, além de incentivos fiscais, poder de diálogo entre o setor privado e público e infraestrutura. Os módulos fotovoltaicos são instrumentos utilizados para transmutar energia solar em elétrica, a empresa estima que o empreendimento deve gerar em torno de mil empregos entre diretos e indiretos.

Balfar Solar

No Brasil, a empresa Balfar Solar é pioneira na fabricação própria de painéis fotovoltaicos e estruturas de fixação para telhados de cerâmica, zinco, laje, estruturas de solo e garagens solares. Além da fabricação de painéis e estruturas, possui ainda portfólio completo de produtos e acessórios para montagem, instalação e manutenção dos sistemas geradores fotovoltaicos residenciais e comerciais.


COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira