Friday, 22 de February de 2019

ESTADO


MEIO AMBIENTE

Programas de incentivo atraem indústria de produção de células fotovoltaicas para o Tocantins

14 Jan 2019    21:05
SECOM/meio ambiente Programas de incentivo atraem indústria de  produção de células fotovoltaicas para o Tocantins

A empresa Grupo Balfar Indústria Fotoelétrica/AS, de São Paulo, vai investir US$ 2 bilhões de dólares para o funcionamento de uma indústria voltada para a produção de células fotovoltaicas no Tocantins, com intermédio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A previsão é que a indústria seja instalada no segundo semestre de 2019 em local ainda a ser definido, com a expectativa de geração de cerca de mil vagas de trabalho.

A instalação da indústria no Estado foi confirmada após a assinatura de Carta de Intenção junto ao diretor-presidente do Grupo Balfar, Antonio de Paula Barbara. O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Cintra, adiantou que a empresa Balfar analisou os incentivos oferecidos pelo Governo do Tocantins, por meio do trabalho desenvolvido pela Semarh com a Política Estadual de Incentivo à Geração e ao Uso da Energia Solar (Pró-Solar).

Outro avanço na área, segundo o gestor estadual, Leonardo Cintra, são os indicadores do Atlas Solarimétrico do Tocantins, lançado no segundo semestre de 2018, que informam precisamente o nível de radiação solar em todo o território estadual. “O Tocantins tem um enorme potencial para desenvolver e aproveitar a energia solar fotovoltaica, contribuindo com o meio ambiente, mas também aproveitando como uma tecnologia que vem trazer não só energia elétrica, mas toda essa capacidade para a geração de empregos, novas oportunidades de negócio e investimentos para diversificar a matriz elétrica do Tocantins”, afirmou.

Atualmente, o Governo do Estado do Tocantins, conforme ressalta Cintra, já concede benefícios fiscais para o desenvolvimento da cadeia produtiva da energia solar, dentre eles a Isenção do ICMS (alíquota de 18%), até 2021, na compra de equipamentos, componentes e materiais para a instalação de sistema de energia solar, de empresas sediadas no Estado do Tocantins.

Conforme o Grupo Jorima, parceiro da Balfar Solar no Tocantins, o Estado possui maiores condições de competitividade para o investimento, pois tem grande incidência de raios solares, além de incentivos fiscais, poder de diálogo entre o setor privado e público e infraestrutura. Os módulos fotovoltaicos são instrumentos utilizados para transmutar energia solar em elétrica, a empresa estima que o empreendimento deve gerar em torno de mil empregos entre diretos e indiretos.

Balfar Solar

No Brasil, a empresa Balfar Solar é pioneira na fabricação própria de painéis fotovoltaicos e estruturas de fixação para telhados de cerâmica, zinco, laje, estruturas de solo e garagens solares. Além da fabricação de painéis e estruturas, possui ainda portfólio completo de produtos e acessórios para montagem, instalação e manutenção dos sistemas geradores fotovoltaicos residenciais e comerciais.


COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

O que você precisa saber para se prevenir da dengue, zika e chikungunya

Os casos prováveis de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti dispararam no Tocantins. O monitoramento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), apontou, em 2019, um aumento de 1.657,7% (3.867) dos casos de dengue, zika e chikungunya em

Presidente

Léo Barbosa é eleito presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul-Americanos

Ao final do evento foram homenageados o vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS), o ex-presidente do bloco, Rodrigo Minotto (PDT) e o ex-prefeito de Chapecó, Milton Sander (póstuma), um dos fundadores da UPM.


Defesa do Comércio

Diogo Fernandes lidera Frente Parlamentar em defesa do comércio

A justificativa para criação da Frente reside no fato da população palmense ser dependente dos órgãos públicos, uma vez que a administração governamental é a maior empregadora do município.


Impasse

Defensor Público atende chacareiros envolvidos em conflito agrário que perdura quase 30 anos

Área tem decisão para reintegração de posse, mas moradores alegam que adquiriram as terras e não foram ouvidos pela Justiça


TO-040

Governo vai reconstruir TO-040 entre Dianópolis e divisa com Goiás


Saúde

Governo institui Câmara Setorial para agilizar compra de materiais e remédios na área da Saúde


AL Tocantins

Deputados aprovam projetos do Ministério Público, TJ e Defensoria Pública


Opções no Tocantins

Programe-se: 5 opções para curtir o carnaval no Tocantins


Atuação

Prof. Júnior Geo solicita medidas para a população em virtude da interdição da ponte de Porto Nacional


Palmas

Joseph Madeira toma posse na Acipa e assume compromisso com o fortalecimento da entidade



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira