Monday, 27 de January de 2020

ESTADO


Andropausa

Quando o homem descobre que não é mais “um garotinho”

29 Jul 2008

Ligada a fatores psicológicos, a andropausa - popularmente conhecida como a menopausa masculina - aflige milhares de brasileiros que chegam aos 50 anos de vida. Nessa fase, o homem sofre uma série de alterações proporcionadas pela diminuição dos androgênios, em particular a testosterona, que, por sua vez, pode originar disfunção erétil, diminuição do volume testicular ou ejaculação fraca. Junto com todos esses problemas, vem o estresse. Para o endocrinologista Alberto Messias Jr, uma das barreiras que impedem os homens de aceitar a andropausa é o medo da fragilidade sexual. Muitos preferem morrer antes de reconhecer que a ereção deixou de ser igual à de antigamente. “Um dos maiores problemas da andropausa no homem é a impotência sexual. A diminuição da libido pode acarretar a depressão do paciente”, alerta. De acordo com o médico, a doença difere da patologia feminina (menopausa), pois não atinge todo o gênero masculino.

Com a idade, a testosterona cai em torno de 1% ao ano. Mas, segundo o endocrinologista, a queda dos níveis de testosterona não ocorre de maneira uniforme entre os indivíduos. Segundo ele, existem homens que conseguem manter um bom nível de testosterona, porém não se deve descartar a orientação periódica de um médico ou especialista. “Em todos os casos e sintomas, o melhor é prevenir. Procurar um médico a cada sintoma manifestado e buscar o tratamento adequado”, diz.

Descrita pela primeira vez em 1939, a Andropausa manifesta-se no homem de forma sutil e paulatina, com sintomas diferentes daqueles que ocorrem na mulher, na menopausa. De acordo com o especialista, os sintomas agem tanto na parte física quanto na psicológica como: diminuição da massa muscular, dificuldade de concentração, queda de cabelo, indisposição e perda da libido. As mudanças quanto às relações sexuais, observadas em alguns homens que ultrapassaram os 55 anos, estão relacionadas ao tempo mais prolongado que necessitam para atingir a ereção e o orgasmo.

COMPARTILHE:


Confira também:


Educação

AGU estuda novo recurso contra decisão que impede divulgação do Sisu

Resultado final seria apresentado nesta terça-feira

Procon

Tocantins apura vendas de lotes contaminados de marcas da cervejaria Baker

No último dia 17, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou cautelarmente por 90 dias todas as marcas de cerveja da Backer com data de validade igual ou posterior a agosto de 2020.



Economia

Com crescimento tímido, intenção de consumo dos palmenses continua em zona favorável

Outro item que aumentou seu percentual foi a avaliação dos entrevistados sobre a sua renda atual, que passou de 145,7 para 147,2 pontos.


Heber Fidelis

Secretário da Cidadania e Justiça participa de reunião em Brasília sobre a criação da polícia penal

Grupo de Trabalho criado para debater a regulamentação da Polícia Penal Federal tem a finalidade de definir as atribuições do cargo, estrutura, organização e funcionamento da carreira.


Bahia

Carlesse prestigia inauguração do Centro de Convenções de Salvador e busca investidores para o Tocantins

Cerimônia também contou com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa e o coordenador da bancada federal do Tocantins, Carlos Gaguim


Municipalismo

Repassado mais de R$ 11,5 milhões aos municípios para o transporte escolar


Boas expectativas

Governo abre oficialmente colheita da safra da produção de grãos 2019/2020 na próxima sexta, 31


Campos Lindos

Polícia Civil fecha oficina mecânica que funcionava como desmanche clandestino de carros no interior do Estado


Palmas

Polícia Civil prende em flagrante dois suspeitos de furto de energia


Educação Superior

Marcelo Müller é eleito novo reitor do Ceulp/Ulbra


Alerta

SISEPE-TO cobra o reajuste de 4,48% para aposentados e pensionistas do Igeprev



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira