Wednesday, 03 de June de 2020

ESTADO


Andropausa

Quando o homem descobre que não é mais “um garotinho”

29 Jul 2008

Ligada a fatores psicológicos, a andropausa - popularmente conhecida como a menopausa masculina - aflige milhares de brasileiros que chegam aos 50 anos de vida. Nessa fase, o homem sofre uma série de alterações proporcionadas pela diminuição dos androgênios, em particular a testosterona, que, por sua vez, pode originar disfunção erétil, diminuição do volume testicular ou ejaculação fraca. Junto com todos esses problemas, vem o estresse. Para o endocrinologista Alberto Messias Jr, uma das barreiras que impedem os homens de aceitar a andropausa é o medo da fragilidade sexual. Muitos preferem morrer antes de reconhecer que a ereção deixou de ser igual à de antigamente. “Um dos maiores problemas da andropausa no homem é a impotência sexual. A diminuição da libido pode acarretar a depressão do paciente”, alerta. De acordo com o médico, a doença difere da patologia feminina (menopausa), pois não atinge todo o gênero masculino.

Com a idade, a testosterona cai em torno de 1% ao ano. Mas, segundo o endocrinologista, a queda dos níveis de testosterona não ocorre de maneira uniforme entre os indivíduos. Segundo ele, existem homens que conseguem manter um bom nível de testosterona, porém não se deve descartar a orientação periódica de um médico ou especialista. “Em todos os casos e sintomas, o melhor é prevenir. Procurar um médico a cada sintoma manifestado e buscar o tratamento adequado”, diz.

Descrita pela primeira vez em 1939, a Andropausa manifesta-se no homem de forma sutil e paulatina, com sintomas diferentes daqueles que ocorrem na mulher, na menopausa. De acordo com o especialista, os sintomas agem tanto na parte física quanto na psicológica como: diminuição da massa muscular, dificuldade de concentração, queda de cabelo, indisposição e perda da libido. As mudanças quanto às relações sexuais, observadas em alguns homens que ultrapassaram os 55 anos, estão relacionadas ao tempo mais prolongado que necessitam para atingir a ereção e o orgasmo.

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Polícia Federal

Polícia Federal investiga fraudes em contratos públicos firmados para aquisição de máscaras de proteção facial

O nome da Operação “Personale”, que em italiano significa “pessoal”, faz alusão ao interesse pessoal de alguns em detrimento ao interesse público. Além disso, o vocábulo “persona” em latim originalmente significava máscara.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira