Friday, 18 de October de 2019

ESTADO


Andropausa

Quando o homem descobre que não é mais “um garotinho”

29 Jul 2008

Ligada a fatores psicológicos, a andropausa - popularmente conhecida como a menopausa masculina - aflige milhares de brasileiros que chegam aos 50 anos de vida. Nessa fase, o homem sofre uma série de alterações proporcionadas pela diminuição dos androgênios, em particular a testosterona, que, por sua vez, pode originar disfunção erétil, diminuição do volume testicular ou ejaculação fraca. Junto com todos esses problemas, vem o estresse. Para o endocrinologista Alberto Messias Jr, uma das barreiras que impedem os homens de aceitar a andropausa é o medo da fragilidade sexual. Muitos preferem morrer antes de reconhecer que a ereção deixou de ser igual à de antigamente. “Um dos maiores problemas da andropausa no homem é a impotência sexual. A diminuição da libido pode acarretar a depressão do paciente”, alerta. De acordo com o médico, a doença difere da patologia feminina (menopausa), pois não atinge todo o gênero masculino.

Com a idade, a testosterona cai em torno de 1% ao ano. Mas, segundo o endocrinologista, a queda dos níveis de testosterona não ocorre de maneira uniforme entre os indivíduos. Segundo ele, existem homens que conseguem manter um bom nível de testosterona, porém não se deve descartar a orientação periódica de um médico ou especialista. “Em todos os casos e sintomas, o melhor é prevenir. Procurar um médico a cada sintoma manifestado e buscar o tratamento adequado”, diz.

Descrita pela primeira vez em 1939, a Andropausa manifesta-se no homem de forma sutil e paulatina, com sintomas diferentes daqueles que ocorrem na mulher, na menopausa. De acordo com o especialista, os sintomas agem tanto na parte física quanto na psicológica como: diminuição da massa muscular, dificuldade de concentração, queda de cabelo, indisposição e perda da libido. As mudanças quanto às relações sexuais, observadas em alguns homens que ultrapassaram os 55 anos, estão relacionadas ao tempo mais prolongado que necessitam para atingir a ereção e o orgasmo.

COMPARTILHE:


Confira também:


Divisa de Estados

Governadores Mauro Carlesse e Mauro Mendes destacam aspectos positivos da rodovia Transbananal

Trecho em questão tem cerca de 90 km e corta a Ilha do Bananal, de Formoso do Araguaia (TO) a São Felix (MT).

Saúde

Opera Tocantins realiza quase 70 cirurgias em 10 dias e espera fechar outubro com mais de 150

As cirurgias acontecem em diversas Unidades Hospitalares do Tocantins sempre em horários diferenciado, fora da carga horária ordinária, como sábados, domingos, feriados, dias de ponto facultativo e ou em período noturno/madrugada.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira