Tuesday, 25 de February de 2020

ESTADO


Jalapão

Retratos do Sertão das Águas

11 Feb 2009

Descoberta pelos turistas em meados de 2001, a região do Jalapão tem sido divulgada fortemente na mídia nos últimos anos e, principalmente, a partir das gravações do programa Survivor, a Corrida da Sustentabilidade, em 2008, que escolheu o local por suas características únicas.

Na visão de muitos que pensam na ampliação do ecoturismo do Estado, este seria o momento ideal para a divulgação de um dos mais ricos cenários do Tocantins, mas, por incrível que pareça, um dos materiais mais bem produzidos em termos de conteúdo sobre o ‘oásis sertanejo’ encontra dificuldade para ter sua segunda edição publicada.

O livro Jalapão - Sertão das Águas, produzido pelo fotógrafo Miguel von Behr, publicado em 2004, explora o cenário paradisíaco do Jalapao através das fotos, mas fazendo um apanhado da história, natureza e cultura, passando pelos primeiros sinais de ocupação humana até os atrativos turísticos, além do famoso artesanato com capim-dourado. No total, foram cerca de 100 dias fotografando o Jalapão, entre os anos de 2000 e 2003.

Para o autor Miguel von Behr, o local é uma fonte de inspiração com características muito especiais: densidade demográfica baixíssima, muita água, paisagens estonteantes, cultura local muito rica em tradições e o famoso artesanato do capim-dourado, mas, segundo ele, o livro não teve somente esse enfoque artístico, embora afirme ser fundamental para chamar a atenção da sociedade para que a região caminhe em direção ao desenvolvimento sustentável. O material ainda destaca outros aspectos que, para Miguel, contribuem para elevar o nível de conhecimento e de interesse do leitor pelo Jalapão e pelo sertão brasileiro. “A beleza ajuda, mas tem outras coisas a mostrar, como, por exemplo, o que já foi feito para preservar o Jalapão, para elevar a autoestima da população local (explorada econômica e politicamente), ou seja, estimular o debate e a reflexão”, declara o autor.

Miguel explica que o livro é o primeiro de um selo editorial criado por ele, em 2003, com apoio do Ibama e de parceiros, denominado Série Ecossistemas Brasileiros, que enfoca a história da ocupação humana, os aspectos culturais, as riquezas naturais e as iniciativas governamentais e não governamentais  de conservação dos ecossistemas, dando destaque para as unidades de conservação federais.

Mas o primeiro livro da série que explora cada um dos sete biomas brasileiros teve sua primeira edição esgotada há anos. Já, para a segunda edição, Miguel pretende inovar. Junto com o livro, será anexado um documentário em DVD, de 26 minutos, baseado na pesquisa do material. O documentário, realizado pela Plural Filmes, já foi premiado duas vezes como melhor vídeo ambiental do Brasil, pois a exemplo do livro, mostra o lado sociocultural e histórico do Jalapão, “valorizando e contribuindo com os tomadores de decisão, os formuladores de políticas públicas e formadores de opinião, no sentido de reforçar a necessidade do turismo no Jalapão, valorizar realmente a população local, distribuindo renda e riqueza sem destruir as suas riquezas naturais”, explica Miguel.

Além do DVD, o autor explica que haverá uma atualização na parte final do livro, mostrando as iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável do Jalapão, já que a base do texto é de cinco anos atrás.

Mas os ideais esbarram na dificuldade enfrentada pelo autor para a publicação da segunda edição. Segundo ele, faltam parceiros que queiram se juntar a essa empreitada. “O Governo do Estado ganharia muito em patrocinar o livro, pois, em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, seria uma oportunidade excelente de mostrar o seu interesse em ver o Jalapão se desenvolvendo de forma sustentável”, alega. “O homem, principalmente por meio do turismo, está chegando e tem que respeitar o Jalapão. O livro é uma ferramenta cultural que contribui para esta conscientização da sociedade”, conclui Miguel.

 

Livro: Jalapão - Sertão das Águas

Autor: Miguel von Behr

Editora: Somos

Contatos com o autor:

miguelvonbehr@gmail.com

Telefones: (61) 9283-4160 e (62) 3446-2159

COMPARTILHE:


Confira também:


É festa!!!

Turismo durante o carnaval deve movimentar R$ 8 bi na economia

Pelo menos 36 milhões de brasileiros devem curtir a festa

Palmas

Programação do ‘Carnaval do Amor’ resgata memória afetiva com clássicos do forró

Participação especial e última atração da noite, a dupla ‘Alex e Matielo’ que além de levar ao público o sertanejo universitário, estilo carro-chefe de trabalho, eles também diversificaram seu repertório com o samba, brega funk e o forró.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira