Thursday, 22 de October de 2020

ESTADO


Cidadania

Seciju divulga histórias de quilombolas que fizeram de suas vidas uma história de sucesso

27 Apr 2009

Nas vésperas da realização da II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, a Secretaria da Cidadania e Justiça homenageia os quilombolas contando a história de Maria Antônio Dias, 78 anos, uma parteira que perdeu as contas de quantas crianças ajudou a nascer, uma mulher da roça, sem muitas letras, uma lutadora pela sobrevivência da vida, uma rodeira de São Gonçalo, a matriarca da Comunidade Quilombola de Lagoa da Pedra, localizada 35 km de Arraias.

Outra pessoa que merece destaque é Josecy Bento da Silva, morador do distrito de Canabrava, que junto com Maria Antônio relembram histórias de quando eram crianças, como a construção da escola municipal de Canabrava, em 1948, em que os trabalhadores carregavam o material em carro de boi. Na época, Josecy tinha  4 anos.

Novidade mesmo, foi a chegada do primeiro veículo que apareceu no local, um jipe de Gustavo Balduíno. Josecy tinha 10 anos e foi um dos garotos que correu atrás do carro para não perder os detalhes do momento. Maria Antônio se encantou com a novidade.
  
Ela é muito respeitada na comunidade onde mora, conhece bem as dificuldades da vida, principalmente, a falta de água. Freqüentou a Escola de Canabrava, à noite, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, aprendeu a assinar o nome. Antes disso, o seu pai Pedro Antônio Dias, contratou um professor para ensinar o ABC.

Como parteira, num lugar distante, Maria Antônio aprendeu a utilizar os remédios caseiros. Mulher de coragem, ia a cavalo para Arraias fazer as compras das coisas que estava precisando e vender o excedente da produção.

Um dos momentos que Maria Antônio não esquece foi a sua viagem a Alagoas, onde participou de um encontro nacional quilombola, em 2005, na condição de representante do Tocantins. Ela ficou em Maceió por uma semana, se encantou com o mar, mas não teve coragem de enfrentar suas águas.

Hoje, Maria Antônio deixa como lição, que o mais importante é a alegria de viver e a forma como se encara os problemas, que são transformados em desafios, que com fé e ajuda dos outros quilombolas são superados.

A II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial será realizada, nos dias 6, 7 e 8 de maio, no Auditório da AOB, em Palmas. É uma realização da Secretaria da Cidadania e Justiça e Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial.

COMPARTILHE:


Confira também:


Eleições 2020

Pesquisa O Girassol mostra Otoniel Andrade disparado em primeiro lugar com 35,18% seguido de Ronivon - 21,73% - e Joaquim Maia - 20,50% - empatados em segundo

Na largada da disputa em Porto Nacional Otoniel Andrade aparece em primeiro lugar com 35,18% com vantagem de 13,45% na frente do segundo colocado Ronivon Maciel que aparece tecnicamente empatado com Joaquim Maia.

Eleições 2020

Pesquisa O Girassol para prefeito em Almas mostra candidato à reeleição Vaguinho (MDB) disparado em primeiro lugar com 62,00%, seguido da candidata Giselly Cintra com 31,20%

Na largada da disputa para prefeito em Almas o candidato Vaguinho sai na frente com 62% das intenções de votos, com diferença de 30,08% da segunda colocada Giselly Cintra que aparece com 31,20%.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira