Thursday, 22 de February de 2018

Thursday, 22 de February de 2018

ESTADO


Saúde

Secretaria da Saúde e Ripsa laçam publicação com os Indicadores e Dados Básicos para a Saúde no Tocantins 2017

01 Dec 2017

Lisane Braga/Governo do Tocantins
 
Com o entendimento que saúde é um reflexo de vários aspectos da sociedade, a Secretaria da Saúde do Estado (SES) e a Rede Interagencial de Informações para a Saúde (Ripsa), lançaram nesta quinta-feira, 30, uma publicação que traz os Indicadores e Dados Básicos para a Saúde no Tocantins 2017.

Segundo a secretária executiva da Ripsa no Tocantins, Daniele Ferreira Rios, a publicação traz em 20 páginas indicadores que, além de retratar o perfil de saúde com relação a doenças, traz informações econômicas, sociais e sobre educação, coletadas a partir de 2016. "Foi um trabalho árduo de coleta, tratamento e validação. A partir deste produto, é possível traçar estratégias, planejamento com vistas à proteção e prevenção na saúde pública", revelou.

De acordo com a superintendente da Vigilância de Promoção e Proteção da Saúde da Ses, Luciana Ferreira, o maior desafio da equipe foi consolidar as informações por município, quando foi executada uma força-tarefa para a coleta de dados. "Este é um momento muito importante, a conquista de um sonho que começou ainda na adesão do estado à Ripsa, em 2008".

A idealizadora e representante da Ripsa nos estados, Ângela Marques, reforçou a importância da participação do Tocantins na construção dos indicadores. Ela frisou que muitas mudanças aconteceram desde o início do processo até a publicação do primeiro exemplar."Todo o processo passou a ser discutido com técnicos que atuam no dia-a-dia de sua região, uma forma muito mais precisa para apurar informações sobre a saúde de um determinado município", disse.

Os indicadores, que possuem tiragem inicial de 3 mil exemplares, serão distribuídos aos parceiros diretos e comunidade em geral, por meio de universidades e órgãos públicos e disponibilizada, em versão digital, no site da Ripsa e Secretaria de Estado da Saúde.

Participaram do lançamento parceiros diretos e representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMSTO), Universidade Federal do Tocantins (UFT), IBGE, Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Integra Saúde da Ses-TO, Secretaria de Planejamentos e Orçamento, SUS e Ministério da Saúde.
 
Ripsa

Formalizada em 1996, por Portaria Ministerial e por acordo de cooperação com a Opas, a Ripsa tem como propósito promover a disponibilidade adequada e oportuna de dados básicos, indicadores e análises sobre as condições de saúde e suas tendências, visando aperfeiçoar a capacidade de formulação, gestão e avaliação de políticas e ações públicas pertinentes.

Em 2008, o Tocantins foi o único estado da região norte a aderir à Ripsa, juntamente com os estados da Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

A Ripsa possui metodologia própria e com o lançamento dos indicadores e dados básicos para a saúde nos estados, pretende padronizar a forma de cálculo, avaliação, tornando-se referência e padrão para construção de indicadores de saúde no Brasil.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

1

PARABÉNS!
PARABÉNS!

1

BOM
BOM

1

AMEI!
AMEI!

3

KKKK
KKKK

2

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

2

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

4

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Agricultura

Agricultura avalia estragos nas lavouras na região sudoeste no Tocantins

Sobre os danos causados nas estradas que estão prejudicando o escoamento da produção, o subsecretario informou que num primeiro momento foram enviadas máquinas e profissionais da engenharia para permitir o acesso às áreas atingidas

ATS

Agência de Saneamento entrega benefícios e lança pacote de investimentos nesta quinta-feira

O presidente da ATS, Eder Fernandes, lança ainda pacote de investimentos no valor de R$ 3,8 milhões. Para o gestor, este é um momento histórico para o saneamento básico do Tocantins. Somados, os investimentos chegam à casa de R$ 11,3 milhões



TRE

TRE-TO descentraliza atendimentos e vai até eleitores das regiões de difícil acesso e assentamentos

O projeto visa garantir os direitos de cidadania aos eleitores, promover a celeridade e produtividade na prestação administrativa e jurisdicional e ainda fortalecer a segurança e a transparência do processo eleitoral


Hanseníase

Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde com foco no combate a hanseníase é lançado no Tocantins

Com o intuito de dar continuidade ao combate da hanseníase no Tocantins, o Secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, participou no município de Esperantina, da inauguração dos atendimentos do Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde


Cláudia Lelis

Vice-governadora entrega benefícios durante aniversário de Mateiros

Durante as comemorações de 27 anos de Mateiros, na manhã desta terça-feira, 20, na região do Jalapão, a vice-governadora, Claudia Lelis, entregou o novo escritório do Ruraltins e anunciou para o mês março a entrega da delegacia da cidade


Violação de Direitos

Defensoria Pública denuncia violação de direitos de camponeses em Palmeirante, no Norte do Estado


Vicentinho

Deputado federal Vicentinho Junior esteve em Palmeirópolis e municípios do Sudeste


Dimas

Ao lado de Vicentinho Alves, Dimas recebe respaldo total do prefeito de Wanderlândia


Rio de Janeiro

Intervenção no Rio de Janeiro afeta reforma da Previdência


Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira