Tuesday, 20 de February de 2018

Tuesday, 20 de February de 2018

ESTADO


Semarh

Secretaria realiza consulta pública sobre Serviços Ambientais e Mudanças Climáticas

06 Mar 2017

Suene Moraes/Governo do Tocantins
 
Para proporcionar na construção da nova Lei de incentivos a Serviços ambientais e da reformulação da Política Estadual de Mudanças Climáticas será promovida uma consulta pública com o objetivo de coletar as informações necessárias junto à sociedade civil organizada. A consulta pública, realizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) ocorre nesta segunda-feira, 06, às 13h30, no auditório do Bloco III da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas.

 O projeto é aberto para qualquer pessoa que tenha interesse em participar, além dos representantes de órgãos governamentais, empresas privadas, Ong´s e outros. "O objetivo é fazer um processo de construção participativa, fora do escritório, ouvir as demandas e reconhecer as necessidades e peculiaridades do Tocantins", explicou o gerente de Recursos Energéticos e Mudanças Climáticas, Francis Rinaldi Frigeri, que reforçou a importância de elaborar uma política que atenda realmente às necessidades da área dos diversos setores do estado.

 Durante o processo, segundo o gerente, será apresentado um contexto da iniciativa do projeto de lei, com um panorama nacional e internacional, abrangendo: a importância para o Tocantins no âmbito do desenvolvimento econômico sustentável, conservação ambiental e qualidade de vida; apresentação dos resultados decorrentes dos diagnósticos jurídicos e técnicos.

Posteriormente será apresentado e explicado o índice temático da minuta do projeto de lei, contendo; mudanças climáticas - adaptação e mitigação (setores e alcances das políticas públicas); serviços ambientais (carbono, água, biodiversidade, uso do solo, conhecimentos tradicionais); mecanismos econômicos de incentivo, fomento, financiamento, pagamento e instrumentos de mercado.
 
E por fim, será aberto um espaço, conforme explica Francis Frigeri,  para manifestações dos participantes referente ao que fora apresentado. "Este é o momento principal da Consulta Pública, pois é onde serão coletadas as contribuições dos participantes para a construção conjunta das políticas", enfatizou.
 
Após a realização de três consultas públicas, os próximos passos serão consolidar as informações e agregá-las à minuta das políticas. Após a minuta de lei pronta, será enviada aos membros do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas (FEMC) e para o Conselho Estadual de Meio Ambiente (COEMA) para avaliações e contribuições.

Ação

A consulta pública, em Palmas, é a primeira de três ações que inicia na capital do Tocantins e segue na quarta-feira, 08, para Araguaína e finaliza na quinta-feira, 09, no município de Gurupi.

O evento é uma realização da Semarh em parceria com o do Banco Mundial, por meio do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS)
 
Serviço Consultas Públicas

Palmas
- Local: Auditório do Bloco III da UFT
- Data: 06/03
- Horário: 13:30
 
 
Araguaína
- Local: Auditório do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos – ITPAC
- Data: 08/03
- Horário: 08 horas
 
Gurupi
- Local: Auditório da UFT
- Data: 09/03
- Horário: 14 horas

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

0

PARABÉNS!
PARABÉNS!

0

BOM
BOM

0

AMEI!
AMEI!

0

KKKK
KKKK

0

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

0

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

0

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Resolve Palmas

Resolve Palmas inaugura a terceira unidade na Capital nesta terça-feira 20, no Shopping Capim Dourado

Mais uma unidade do Resolve Palmas será aberta na Capital nesta terça-feira, 20, às 14 horas, com sede no Capim Dourado, às 14 horas

Palmas Solar

Palmas Solar movimentou mais de R$ 2,5 milhões na Capital em dois anos

Esse valor se refere aos investimentos feitos por moradores e comerciantes de Palmas que aderiram ao programa de incentivo à geração de energia solar e que oferece incentivos fiscais aos interessados



Vicentinho

Deputado federal Vicentinho Junior esteve em Palmeirópolis e municípios do Sudeste

O deputado foi recebido com entusiasmo por populares e líderes políticos


Dimas

Ao lado de Vicentinho Alves, Dimas recebe respaldo total do prefeito de Wanderlândia

Encontro realizado na manhã do último sábado, 17, também contou com a presença de vereadores e lideranças políticas da região


Rio de Janeiro

Intervenção no Rio de Janeiro afeta reforma da Previdência

A decisão do presidente Michel Temer de decretar intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro afeta diretamente o andamento da reforma da Previdência (PEC 287/16), cuja votação estava prevista para a próxima semana


Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7


Palmas

Amastha prestigia abertura de empreendimento que investiu meio milhão de reais em Palmas


Tocantins

Projetos sociais desenvolvidos nas unidades prisionais do Tocantins transformam vidas de detentos


Palmas

Prefeita em exercício entrega chave da cidade para presidente do Comadec


Ataídes

Em reunião com trabalhadores rurais, Ataídes concluiu programação no Bico do Papagaio, nessa quinta



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira