Tuesday, 20 de February de 2018

Tuesday, 20 de February de 2018

ESTADO


Semarh

Semarh inicia processo para aderir ao Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas

07 Mar 2017

Suene Moraes/Governo do Tocantins
 
Nesta terça-feira, às 9 horas, será realizada a oficina do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (PROCOMITÊS), promovida pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA). A oficina será no auditório da Semarh, na sede do órgão na Praça dos Girassóis, em Palmas.
 
Com este encontro, a Semarh inicia o processo para cumprimento de metas que serão pactuadas com o órgão federal para a promoção do fortalecimento dos comitês de baciais. Com o PROCOMITÊS, segundo o diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Aldo Azevedo, além do aperfeiçoamento da capacidade operacional dos comitês de bacias hidrográficas, a ação visa a capacitação dos membros dos comitês e conselhos de recursos hídricos.
 
Outro ponto focal do Programa, segundo Aldo Azevedo, é colaborar para implementação e efetividade dos instrumentos de gestão da água em prol da melhoria da qualidade e disponibilidade dos recursos hídricos. "A adesão ao Programa é espontânea, porém ao aderir, a Semarh, por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, passa a receber recursos da ANA, a  partir do momento que as metas começam a ser cumpridas", informou Azevedo, complementado que  os investimentos deverão ser aplicados pelo Estado excepcionalmente em ações destinadas ao fortalecimento de seus respectivos comitês de bacias.
 
Participam da oficina do PROCOMITÊS técnicos da Semarh, membros dos comitês de baciais hídricas, representantes do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) e demais instituições.
 
Comitês de bacia
 
Os comitês são organismos colegiados que fazem parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e existem no Brasil desde 1988. A sua composição diversificada e democrática coopera para que todos os setores da sociedade com interesse sobre a água na bacia tenham representação e poder de decisão sobre sua gestão.
 
No Tocantins, atualmente existem cinco colegiados: comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso; comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda, Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas, comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza e comitê da Bacia Hidrográfica Manuel Alves da Natividade.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

0

PARABÉNS!
PARABÉNS!

0

BOM
BOM

0

AMEI!
AMEI!

0

KKKK
KKKK

0

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

0

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

0

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Resolve Palmas

Resolve Palmas inaugura a terceira unidade na Capital nesta terça-feira 20, no Shopping Capim Dourado

Mais uma unidade do Resolve Palmas será aberta na Capital nesta terça-feira, 20, às 14 horas, com sede no Capim Dourado, às 14 horas

Palmas Solar

Palmas Solar movimentou mais de R$ 2,5 milhões na Capital em dois anos

Esse valor se refere aos investimentos feitos por moradores e comerciantes de Palmas que aderiram ao programa de incentivo à geração de energia solar e que oferece incentivos fiscais aos interessados



Vicentinho

Deputado federal Vicentinho Junior esteve em Palmeirópolis e municípios do Sudeste

O deputado foi recebido com entusiasmo por populares e líderes políticos


Dimas

Ao lado de Vicentinho Alves, Dimas recebe respaldo total do prefeito de Wanderlândia

Encontro realizado na manhã do último sábado, 17, também contou com a presença de vereadores e lideranças políticas da região


Rio de Janeiro

Intervenção no Rio de Janeiro afeta reforma da Previdência

A decisão do presidente Michel Temer de decretar intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro afeta diretamente o andamento da reforma da Previdência (PEC 287/16), cuja votação estava prevista para a próxima semana


Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7


Palmas

Amastha prestigia abertura de empreendimento que investiu meio milhão de reais em Palmas


Tocantins

Projetos sociais desenvolvidos nas unidades prisionais do Tocantins transformam vidas de detentos


Palmas

Prefeita em exercício entrega chave da cidade para presidente do Comadec


Ataídes

Em reunião com trabalhadores rurais, Ataídes concluiu programação no Bico do Papagaio, nessa quinta



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira