Monday, 06 de April de 2020

ESTADO


Araguaína

Setor da madeira e móveis é discutido em Workshop

21 Oct 2008

Há poucos dias, profissionais da área do setor de madeira e móveis se reuniram no auditório do Senai durante o primeiro Workshop Tecnológico para o setor de madeira e móveis do Tocantins. Com o tema “Construindo Projetos e Propostas para o Desenvolvimento do Setor”, o evento contou com mesa redonda, palestra, bate-papo e apresentação de instituições.

Na área de tecnologia, os participantes conheceram sobre o processo de fabricação, abordando planejamento, técnicas de alto desempenho com MDF e madeira e otimização de resultados. Sobre gestão técnica foi abordado aproveitamento de “layout” e utilização de equipamentos.

No período da tarde houve a apresentação das ofertas de apoio, onde as propostas de suporte que as instituições estaduais podem oferecer foram detalhadas aos participantes. Dentro da programação ainda foram incluídos um bate-papo tecnológico e visita a Exposição do Pólo Comercial de Araguaína (Epoca), realizada na última semana.

O Workshop é realizado pelo Projeto Estruturante de Madeira e Móveis da Região Norte do Brasil, juntamente com parceiros com o objetivo de integrar os projetos da cadeia produtiva de madeira e móveis desenvolvidos pelo Sebrae na Região Norte, com vistas à melhoria da competitividade e da participação das empresas no mercado, por meio da oferta sustentável de matéria-prima e agregação de valor aos seus produtos.

 

 

Projeto busca referência no maior pólo brasileiro

O Projeto Estruturante de Madeira e Móveis tem trabalhado ativamente em função de criar no estado um grupo atuante no fortalecimento da cadeia produtiva, composto pelas instituições públicas e privadas, com interesse no desenvolvimento produtivo de sindicatos e empresários do setor.

Uma das ações de destaque, já realizada este ano, foi a visita ao Pólo Moveleiro de Ubá - MG, no mês de agosto. Em Ubá está o principal Pólo Moveleiro de Minas Gerais e um dos maiores do país, formado basicamente por micro e pequenas indústrias, que representam a principal atividade econômica da região e o mais importante arrecadador de impostos. O Pólo reúne em média 400 indústrias de móveis e 132 empresas fornecedoras, gerando cerca de 20.000 empregos diretos e indiretos.

Em Ubá, representantes do Sebrae, Senai, Fieto, UFT, Siman, Associação de Móveis de Colinas e Associação de Móveis de Guaraí conheceram as estratégias utilizadas pelas instituições de desenvolvimento local, realizaram rodada de negócios com empresários da região e visitaram empresas de grande porte como Itatiaia, Dimetal, Matos e Lopes, Sier, Mademarques.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

MEC autoriza antecipar formatura de alunos da área de saúde

Medida vale para instituições federais de ensino

Vistoria

Governador vistoria obra do Hospital Geral de Gurupi e afirma que Estado busca manter ações prioritárias

Neste ano, esta é a segunda vez que o Governador vai ao local


Tocantins

Tocantins tem 17 casos confirmados de Covid-19

Palmas concentra o maior número de casos confirmados com 12 pacientes diagnosticados. A cidade de Araguaína tem quatro casos confirmados e Dianópolis uma confirmação do Covid-19.


Palmas

Projeto Sextou na Sacada: inovação e solidariedade em condomínio de Palmas

Bares e casas noturnas fechadas, festas, comemorações e encontros cancelados, shows proibidos, distâncias e recolhimento são inevitáveis. O caos vira ingrediente para traçar planos, reinventar um (re)começo


Norte do TO

Governo do Tocantins apresenta medidas de contenção ao novo coronavírus em Araguaína


Meio Ambiente

Naturatins participa de conservação de nascentes em aldeia Xerente


Pandemia

Sedem prorroga prazo de validade de alvarás de localização e funcionamento


Economia

Grande indústria química se instala em Gurupi atraída pelos incentivos fiscais do Governo


Covid-19

Mulher de 31 anos é o décimo caso confirmado de Covid-19 na Capital


Campo

Condições climáticas favorecem a produção de grãos no Tocantins na safra 2019/2020



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira