Wednesday, 13 de November de 2019

ESTADO


Olimpíadas 2008 IV

Síndrome da China

21 Aug 2008

Não consigo me interessar pelas Olimpíadas na China, e vocês? Aliás, por que o mundo inteiro têm que se ligar o tempo todo nisso agora? A tevê a cabo – que eu pago e bem caro – me assola com uma enxurrada de documentários, filmes, fatos, história, personagens, comerciais chineses que não quero ver, não escolho assistir, mas como, se não tenho escolha?

Uma porra duma tevê temática para idiotas.

Zapeiam-se duas dezenas de canais e dá-lhe China: uma muralha inexorável se ergue entre mim e minhas “escolhas” (que, aliás, nem são escolhas em tempos normais – tipo entre Brad Pitt, Forest Withaker e Tom Cruise sempre se pode escolher John Travolta, não é mesmo? – encaradas com uma espécie de tédio resignado, o travo amargo na boca, meu deus, meu deus, a vida ficou reduzida a isso?)

Paga-se – e bem caro – por uma overdose chinesa, para assistir a um espetáculo contínuo, ininterrupto, um pesadelo do qual não se acorda, como se fôssemos todos imbecis, estúpidos, gado, então é isso?

Afinal, ao meu redor não parece existir ninguém interessado no lance todo, e veja-se que convivo diariamente com muita gente, nada, nada, salvo um ou outro jornalista recém-formado precisando descolar umas freelas de ocasião e olhem só: fiquei sabendo que a Abril está contratando “estagiários on-line” com textos inteiramente grátis para “cobrir” as Olimpíadas, vejam que oportunidade única: você assiste ao jogo/corrida/o caralho, vai para o computador, escreve a matéria, manda e créu, a Abril publica! Totalmente grátis!

Inaugura-se assim a menos-valia, o ground zero por uma matéria que não se estaria interessado em escrever, por um jogo que não se quer assistir, por uma overdose de China in the Box que não se quer tomar e ganhando zerovezes-zero, ou melhor, perdendo tempo e dinheiro, porque tudo isso requer a manutenção do sonho de consumo de todo idiota: internet e tevê a cabo pelas quais se paga e bem caro! Realmente um negócio da China!

Ao fim e ao cabo, fica-se sentindo difusamente imbecil, imerso num denso fog indessipável de desmoralização e impotência, algo que vai quebrando a vontade e o tesão de viver, nos apagando para a História, nos alienando da verdadeira História que está se desenrolando em várias partes do planeta, inclusive na China, aqui e agora mas que – temos absoluta certeza – não vai aparecer na telinha dos bilhões de imbecis de plantão tecnologicamente controlados.

Assim como a vida, a História só se descobre pessoalmente.


* Texto publicado originalmente no site Congresso em Foco (www.congressoemfoco.com.br)

COMPARTILHE:


Confira também:


Gabaritos do Enem

Inep divulga hoje gabaritos oficiais do Enem

Os participantes deverão ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação.

Saúde

Números do câncer infantojuvenil em todo Brasil alertam para o diagnóstico precoce

Instituições de todas as regiões realizam ações para o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCI), comemorado dia 23



Saúde

Novembro Azul - Atendimento noturno à população masculina de Palmas

A ação faz parte da Campanha Novembro Azul, cujo objetivo é acolher, conscientizar e sensibilizar a população masculina sobre os exames de prevenção do câncer e os cuidados com a saúde.


Obras

Prefeitura entrega nesta terça, 12, infraestrutura da Avenida Palmas Brasil Norte

A obra beneficiará a área comercial e residencial das Quadras Arnes 61 (504 Norte), 51 (404 Norte), 53 (406 Norte) e 63 (506 Norte)


Europa

Governador Carlesse cumpre agenda em Portugal visando atrair investimentos para o Tocantins

Um dos principais compromissos será na sede da Daymon, onde vão discutir o potencial de negócios de marcas e produtos para exportação


Vizinho

Governador Carlesse é homenageado em Mato Grosso pelo trabalho visando a construção da Transbananal


Panorama

Metrologia Estadual aprova 94% das marcas de produtos testados na Operação Limpeza


Teatro

Cia Art’Sacra abre inscrições para voluntários do espetáculo Paixão de Cristo 2020


Agrotóxicos

Tocantins apresenta cenário sobre controle de agrotóxicos durante evento em Florianópolis


Saúde

Secretário da Saúde recebe comitiva do Hospital do Amor


Sesau

Novembro Azul: cuidar da saúde também é coisa de homem



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira