Wednesday, 22 de January de 2020

ESTADO


Panamá

Sônia Braga dedica seu Prêmio Platino de Honra a José Wilker

06 Apr 2014

A atriz Sonia Braga dedicou a José Wilker, falecido no último sábado, seu Prêmio Platino de Honra na primeira edição da premiação, o Oscar do cinema ibero-americano, sábado à noite na Cidade do Panamá. “Como atriz e amiga, por tudo o que vivemos juntos, por meu grande amor a ele, gostaria de dedicar todas as honras e aplausos a meu amigo, José Wilker, meu companheiro de Dona Flor, que esta manhã nos deixou”, declarou, depois de ser aplaudida de pé pelos artistas e produtores de 22 países ibero-americanos.

“É um privilégio ser a primeira atriz a receber o Platino de Honra. Foi um prazer desfrutar cada pequeno segundo de estar à frente de uma câmera. Mas ninguém faz isso sozinho. Gostaria de compartilhar com todos que estiveram comigo essa carreira. Desejo grande vida ao Prêmio Platino que acaba de nascer”, disse no palco.

O filme chileno “Glória” foi o grande vencedor da noite, com três Prêmios Platino: Melhor Filme, Diretor (Sebastián Lelio) e Atriz (Paulina García).

A brasileira Leandra Leal apresentou o Platino de melhor atriz. Ela deu um oi especial para os espectadores brasileiros, que assistiram a cerimônia pelo Canal Brasil, e brincou: “Agora vou falar um portunhol selvagem”.
Dois filmes brasileiros estavam indicados, mas saíram sem prêmios: a animação “Uma História de Amor e Fúria”, de Luiz Bolognesi, e o documentário “O Dia que Durou 21 Anos”, de Camilo Tavares.

Um clipe de três minutos fez um passeio por mais de cem anos de cinema ibero-americano, com imagens de filmes de Buñuel, Almodóvar e alguns filmes brasileiros, entre eles “Cidade de Deus”, “Tropa de Elite”, “O Palhaço” e “O Cangaceiro”, além do português “Tabu” e do mexicano “O Labirinto do Fauno”. Ao final, outro clipe com o melhor do cinema ibero-americano contemporâneo incluiu os nacionais “O Som ao Redor”, “Faroeste Caboclo” e “Uma História de Amor e Fúria”.

A premiação foi promovida por duas entidades internacionais: a EGEDA (Entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Audiovisuais), que representa mais de 7 mil produtores no mundo todo; e a FIPCA(Federação Ibero-americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais), que promove coproduções entre países do grupo, reunindo produtores de 17 países. Seu vice-presidente é o espanhol Agustín Almodóvar, produtor dos filmes do irmão Pedro Almodóvar.


http://www.premiosplatino.com/Descargas/PREMIOS_PLATINO_Cartel_AR.jpg
Confira abaixo todos os premiados:
 
Prêmio PLATINO de Melhor Filme Ibero-americano de Ficção
Gloria, de Sebastián Lelio (Chile)

Prêmio Platino de Honra pela carreira
Sonia Braga
 
Melhor Direção
Amat Escalante (Heli - México)
 
Melhor Atriz
Paulina García (Gloria - Chile)
 
Melhor Ator
Eugenio Derbez (No Se Aceptan Devoluciones - México)
 
Melhor Animação
Um Time Show de Bola, de Juan José Campanella (Argentina)
 
Melhor Documentário
Con La Pata Quebrada (Espanha)
 
Melhor Roteiro
Sebastian Lelio e Gonzalo Maza (Gloria - Chile)
 
Melhor Música Original
Emilio Kauderer (Um Time Show de Bola - Argentina)
 
Premio Platino Camilo Vives – melhor coprodução ibero-americana
O Médico Alemão, de Lucía Puenzo (Argentina)
(em honra ao Presidente da FIPCA por mais de dez anos e copresidente do I Foro EGEDA/FIPCA).
 
Desta primeira edição, participaram 701 filmes. Entre eles, cada um dos países fez uma pré-seleção de seus candidatos por meio de seus representantes da FIPCA e academias de cinema nacionais. Depois, um Júri de destacados profissionais da indústria escolheu as indicadas e vencedoras.

COMPARTILHE:


Confira também:


Agenda

Governador Carlesse recebe presidente do Sindicarnes para debate sobre política fiscal

Assuntos debatidos na reunião giraram em torno dos ajustes para a manutenção do equilíbrio das contas públicas

Araguaia

Mauro Carlesse recebe empresários para discutir incentivos para as microempresas

Governador encaminhou a demanda aos seus auxiliares e destacou que o setor é importante para a geração de emprego e renda para os tocantinenses




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira