Saturday, 23 de February de 2019

ESTADO


Campo

Termina nesta sexta-feira a 2ª etapa da campanha de vacinação antiaftosa

29 Nov 2018    21:41    alterado em 29/11 às 21:41
Lenito Abreu Termina nesta sexta-feira a 2ª etapa da campanha de vacinação antiaftosa

Dentro da normalidade e no prazo previsto, termina nesta sexta-feira, 30, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Nesta fase, a expectativa é vacinar cerca de 4 milhões de bovídeos (bovinos e bubalinos) com até 24 meses de idade, declarados em maio. Já a declaração do rebanho é obrigatória para todos os animais, indiferente da faixa etária, para atualização cadastral. O Tocantins conta com aproximadamente 8,6 milhões de bovídeos, distribuídos em 56,4 mil propriedades rurais cadastradas com rebanho.

Após a compra da vacina, o produtor tem até 10 dias para realizar a comprovação nas unidades da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), munido da nota fiscal do produto e da Carta-aviso preenchida. “Temos uma grande parceria com os pecuaristas que a cada etapa tem colaborado com altos índices vacinais, isto reflete na qualidade do produto e na credibilidade da manutenção e evolução do status sanitário, livre da doença”, avalia o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

De acordo com o responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pires, para quem deixar de vacinar o rebanho a multa é de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada, além de sanções previstas na legislação. “Temos um sistema informatizado atualizado que aponta ao final da campanha os casos omissos, após avaliação os técnicos realizam a vacinação assistida ou acompanhada para garantir que 100% dos animais em idade vacinal recebam a dose da vacina”, explica.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pressão

Parlamentares solicitam retomada de cirurgias e reforma de hospitais

Também foi solicitada pela deputada Cláudia Lelis (PV) a compra de insumos e materiais para unidades hospitalares do Estado.

Xingu

Viagem Gastronômica oferece menu degustação com pratos inspirados na culinária da Aldeia do Xingu

Para Ruth Almeida, a vivência com os indígenas ultrapassa o campo profissional, pois é também uma transformação da sua vida pessoal e uma experiência rica em conhecimentos.


Tocantins

Membros do MPE comemoram aprovação de Lei que permite Promotores concorrerem ao cargo de Procurador-Geral de Justiça

Pelo projeto de Lei, poderão compor a lista tríplice, a partir da próxima eleição, os Promotores de Justiça de 3ª entrância, em exercício na instituição, que tenham no mínimo 10 anos de carreira e 35 anos de idade.


Palmas

Tiago Andrino apresenta projeto que institui tradução simultânea em Libras na Câmara

Anteriormente, Andrino já havia solicitado o serviço, por meio de requerimento, o que permitiu que um profissional de Libras atuasse na Casa de Leis por aproximadamente um ano.


Palmas

Projeto aconchego acolhe e leva tranquilidade aos acompanhantes na UTI do HGP


Sesau

Casos de Sarampo em estados vizinhos causam preocupação na Saúde


Em audiência com Tiago Dimas, Ronaldo Dimas e Eduardo Gomes, ministro garante liberação de recursos


AL

Presidente da Assembleia recebe demandas do sindicato dos jornalistas do Tocantins


Presidente

Léo Barbosa é eleito presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul-Americanos


Defesa do Comércio

Diogo Fernandes lidera Frente Parlamentar em defesa do comércio



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira