Wednesday, 21 de February de 2018

Wednesday, 21 de February de 2018

ESTADO


Educação

Tocantins inicia II Conferência de Educação Escolar Indígena

14 Dec 2016

Josélia de Lima / Governo do Tocantins 

Com a presença de representantes das etnias indígenas do Tocantins, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes lançou nesta terça-feira, 13, a II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (Coneei). Na ocasião, a secretária Wanessa Zavarese Sechim explicou sobre as etapas da conferência, os objetivos e a importância da participação coletiva na elaboração das propostas e encaminhamentos sobre as políticas públicas destinadas aos povos indígenas.

No Tocantins, o Governo do Estado atende 5.800 alunos em 94 escolas indígenas e dos 347 professores que atuam nessa modalidade de ensino, 247 deles são indígenas. A secretária, professora Wanessa Sechim, falou sobre os avanços e os desafios no atendimento aos povos indígenas. "O Tocantins foi o primeiro estado a realizar um concurso público específico. Nós criamos uma meta especial no Plano Estadual de Educação (PEE) para atender a população indígena, com educação de qualidade, diferenciada e bilíngue/multilíngue. Nós queremos que esta conferência seja referência para o Brasil pelas contribuições significativas na elaboração de propostas para a formação de políticas públicas para os povos indígenas", explicou Wanessa Sechim.

Estiveram presentes no lançamento da conferência: Antônia Javaé, representante da Fundação Nacional do Índio (Funai); o professor Maurício Reis, representante do Conselho Estadual de Educação; Renato Yarré Krahô, presidente do Conselho Estadual Escolar Indígena; Iramar Cardoso, gerente estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Trabalho e Assistência Social; educadores; diretores regionais de Educação de Paraíso, Pedro Afonso, Miracema, Araguaína, Gurupi e Tocantinópolis. E os representantes indígenas das etnias Karajá, Xerente, Apinayé, Javaé, Karajá Xambioá.

A professora Wanessa ressaltou a parceria de instituições para a realização da conferência como o Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Etapas da conferência

A II Coneei terá como tema ‘O sistema Nacional de Educação e a Educação Escolar Indígena: regime de colaboração, participação e autonomia dos povos indígenas". O objetivo principal é construir propostas para a consolidação da Política Nacional de Educação Indígena. 
A primeira etapa da Conferência Nacional tratará das discussões locais denominadas de Conferências das Comunidades Educativas, em que poderão participar pais, mães, professores, alunos e comunidade local. No Tocantins, será realizada uma conferência das Comunidades Educativas em cada etnia. O primeiro encontro está marcado para ser realizado no período de 19 a 23 de dezembro, nas aldeias Xerente. As conferências nas outras etnias serão realizadas em fevereiro. 

As propostas e os encaminhamentos das conferências locais serão apresentados na conferência regional, que será realizada até agosto de 2017. As conferências regionais serão realizadas nos territórios indígenas, no caso do Tocantins, o Estado integra o território que compõe Mato Grosso, Goiás, Maranhão e o Distrito Federal. No Brasil serão realizadas 18 conferências regionais e a etapa nacional está prevista para ser realizada em novembro de 2017.

A Conferência Nacional contará com a participação de 800 delegados, sendo 560 indígenas, 240 de representantes de instituições, governo e sociedade civil e 56 vagas, o que representa 7%, destinadas aos observadores. 

Expectativas

Para o professor Paulo Kumaré Karajá, da Escola Manoel Achurê, da Aldeia Xambioá, essa conferência está sendo aguardada com expectativa. "Será um momento para discutirmos a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem nas aldeias. A conferência será um elo que nos aproximará mais", frisou.  Como avanços no setor da Educação Indígena, ele destacou a estrutura das escolas que melhorou nos últimos anos e a formação de professores, o que possibilitou que muitos educadores indígenas atuassem nas próprias comunidades.

O diretor regional de Educação de Tocantinópolis, Dorismar Carvalho de Sousa, lembrou que esse está sendo um momento oportuno para a realização da conferência, porque em todo o país estão acontecendo as discussões sobre a Base Nacional Comum dos currículos escolares. "E será importante, os educadores discutirem o ensino ofertado nas aldeias, com suas especificidades e aspectos culturais", ressaltou.
Renato Yarré Krahô explicou que está acompanhando a realização das conferências locais em outros estados e destacou como fundamental a preparação das aldeias para discutirem suas demandas.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

2

PARABÉNS!
PARABÉNS!

2

BOM
BOM

2

AMEI!
AMEI!

2

KKKK
KKKK

2

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

2

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

2

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Brasil

ATM comemora aprovação de projeto que libera R$ 2 bilhões aos Municípios brasileiros

Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 01/2018 foi aprovado em sessão conjunta nesta terça-feira, 20; projeto vai a sanção presidencial

Hanseníase

Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde com foco no combate a hanseníase é lançado no Tocantins

Com o intuito de dar continuidade ao combate da hanseníase no Tocantins, o Secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, participou no município de Esperantina, da inauguração dos atendimentos do Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde


Cláudia Lelis

Vice-governadora entrega benefícios durante aniversário de Mateiros

Durante as comemorações de 27 anos de Mateiros, na manhã desta terça-feira, 20, na região do Jalapão, a vice-governadora, Claudia Lelis, entregou o novo escritório do Ruraltins e anunciou para o mês março a entrega da delegacia da cidade


Violação de Direitos

Defensoria Pública denuncia violação de direitos de camponeses em Palmeirante, no Norte do Estado

A luta da Defensoria Pública em defesa às famílias da Gleba Palmeirante é feita juntamente à Comissão Pastoral da Terra (CPT), visto a gravidade das ameaças e perseguições


Vicentinho

Deputado federal Vicentinho Junior esteve em Palmeirópolis e municípios do Sudeste


Dimas

Ao lado de Vicentinho Alves, Dimas recebe respaldo total do prefeito de Wanderlândia


Rio de Janeiro

Intervenção no Rio de Janeiro afeta reforma da Previdência


Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7


Palmas

Amastha prestigia abertura de empreendimento que investiu meio milhão de reais em Palmas



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira