Saturday, 14 de December de 2019

ESTADO


Campo

Tocantins recebe primeira oficina de planejamento do País pela Rota do Peixe

07 Apr 2019
Tocantins recebe primeira oficina de planejamento do País pela Rota do Peixe

O Tocantins recebeu, nesta quarta-feira, a 1ª Oficina de Planejamento da Rota do Peixe da Região Sudeste do Tocantins, uma ação realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e coordenada no estado pela Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), em parceria com outras instituições.

Durante a oficina, os atores envolvidos discutiram temas relacionados ao fortalecimento do setor da produção do pescado em polos do Tocantins. A oficina foi realizada no auditório da Organização das Cooperativas Brasileiras e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (OCB/Sescoop).


O Tocantins se destaca na piscicultura da região Norte do País, com potencial favorável à atividade produtiva e uma grande variedade de espécies como tambaqui, caranha, piau e tilápia. Somente, em 2018, juntos os mil piscicultores do Estado produziram cerca de 14 mil toneladas de peixes. 
A produtora Gracimaura Lima Teixeira, que produz um volume grande de pescado, em uma área pequena de taque de ferro e cimento, na cidade Lajeado, ressaltou a importância da oficina para os produtores.

“Podemos compartilhar informações com os demais produtores, buscando melhorias para o nosso setor porque se, nos unirmos, podemos crescer muito mais dentro do nosso Estado”, disse a produtora.

Primeira
Esta foi a primeira oficina promovida pela Rota do Peixe no Pais. Uma segunda será realizada, no município Polo da Região Sudeste, Almas, com data ainda a ser definida, para ampliar a capacitação dos produtores da região. A cidade é polo da piscicultura no Tocantins, e produz, atualmente, cerca de 9 mil toneladas de peixe por ano.

Segundo o coordenador do Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais no Estado do Tocantins (NEAPL/TO), Marcondes Martins a   oficina serviu, ainda, para que os produtores da região pudessem expor quais são as suas demandas e dificuldades.

“A partir daí, O MDR vai elencar os projetos estruturantes que as oficinas designarem e tentar captar recursos para viabilizá-los”, explicou.

Rota do Peixe
O projeto Rota do Peixe é uma ação integrada do governo federal, que tem o objetivo de alavancar a cadeia produtiva do setor. As ações são coordenadas pelo MDR, em parceria com a Superintendência da Amazônia (Sudam), a Secretaria de Aquicultura e Pesca/MAPA , e  pelo Núcleo de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais.

“Fico muito feliz de saber que o ministério [MDR] está dando todo apoio ao segmento do peixe. A função do governo é a geração de empregos e riqueza por isso, estamos muito empenhados nessa cultura que pode se tornar o grande fator de desenvolvimento para o Tocantins. Temos   recomendação do governador para dar todo auxílio necessário ao setor”, destacou o secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços (SICS), Ridoval Darci Chiareloto. 

COMPARTILHE:


Confira também:


SSP

Polícia Civil prende três pessoas e apreende 10,5 kg de pasta base de cocaína

Policiais monitoraram por cinco meses atuação criminosa. Droga era oriunda do estado do Mato Grosso.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira