Thursday, 22 de February de 2018

Thursday, 22 de February de 2018

ESTADO


Integra Saúde

Tocantins recebe técnicos de Goiás e reafirma parceria para fortalecer Integra Saúde Tocantins

11 Aug 2017

Aldenes Lima/Governo do Tocantins
 
Um diagnóstico da situação atual do Integra Saúde Tocantins, a verificação das potencialidades da equipe técnica e equipamentos para avanços em monitoramento e formulação de mais indicadores de saúde. Estes foram alguns dos objetivos da vinda do gerente do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Conecta SUS) Zilda Arns Neumann do Estado de Goiás, Jean Pierre Pereira. O Conecta SUS foi referência para que o Tocantins conseguisse implantar o Integra Saúde e continua oferecendo suporte para que o centro de informações tocantinense avance em qualidade e quantidade dos indicadores.
 
Em um encontro com todas as áreas técnicas na sede do Integra, o gerente afirmou que é "importante destacar que um centro de informações nunca está pronto, pois todos os dias as situações mudam e há sempre inovações a serem colocadas em prática. Por falar em inovação, acredito que o maior patrimônio do Estado neste sentido, é o servidor que promove o crescimento com suas idéias e sonhos".
 
Ao lado do coordenador de Tecnologia da Informação do Conecta, Carlos Tibiriçá, o gerente repassou à equipe tocantinense a necessidade do aprendizado com a análise dos dados. "Não basta sabermos que existem tantos casos de uma determinada doença, precisamos saber como reverter a situação com ações de combate e controle, que são possíveis a partir do momento em que se tem dados reais que ajudem a planejar a saúde", destacou.
 
Para o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, a vinda dos técnicos de Goiás será muito proveitosa. "Ficamos felizes pela equipe do Conecta ter aceitado nosso convite, pois essa é uma oportunidade de podermos enxergar onde podemos chegar. Nossa equipe terá uma nova perspectiva para ampliação de informações e indicadores e, consequentemente, fazer uma melhor gestão para toda a população, com a segurança do conhecimento preciso da real situação de todas as áreas do Sistema Único de Saúde no Tocantins", afirmou.
 
Segundo a superintendente de Vigilância da Secretaria de Saúde do Tocantins, Liliana Fava, a implantação do Integra fez muita diferença no controle dos dados e principalmente na tomada de decisões. "Com esta capacitação, sem dúvidas, só iremos avançar no trabalho que já estamos realizando", disse.
 
O subsecretário de Saúde do Tocantins, Marcus Senna, falou sobre o interesse em mostrar o Conecta para a equipe tocantinense. "Já tinha visto uma palestra do Jean no Conselho Nacional de Saúde e tive a certeza de que toda equipe do Tocantins precisava conhecer o Conecta, pois nossos superintendentes já visitaram o local, mas muitos técnicos que lidam com o Integra diariamente não tinham a dimensão do quão é valioso este espaço e até onde podemos chegar", enfatizou.
 
A coordenadora do Integra Saúde se disse feliz com o evento. "Fiquei contente com o aprendizado de hoje e mais feliz ainda em ver que estamos no caminho certo. Muito do que foi mostrado aqui e que é praticado em Goiás, a gente já faz e isso é muito bom, uma vez que somos nos inspiramos neles", frisou.
 
Presente no evento, o presidente da Associação Tocantinense de Municípios do Tocantins (ATM), Jairo Soares Mariano, se disse surpreso com a inovação apresentada. "Estou positivamente surpreendido com o que conheci hoje e em saber que todos estes dados podem ser usados como suporte para que os gestores municipais planejem suas ações", afirmou, acrescentando que vai estudar uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e ATM para dinamizar os dados de forma que chegue mais rápido às secretarias municipais de saúde.
 
O Integra Saúde

O Integra Saúde Tocantins é um espaço que funciona dentro da sede da Sceretaria de Saúde e concentra informações estratégicas para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins. Neste centro, que é o segundo a ser implantado no Brasil, são monitorados em tempo real os indicadores de saúde, como taxa de mortalidade por violência; doenças crônicas; casos de dengue, zika, chikungunya, leishmaniose; doenças transmissíveis; inspeções da vigilância sanitária; leitos de hospitais; entre outros. 
 
As informações serão coletadas, tratadas, analisadas, disponibilizadas e servirão de subsídio para que técnicos possam coordenar, com mais precisão, a ações da Secretaria.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

0

PARABÉNS!
PARABÉNS!

0

BOM
BOM

0

AMEI!
AMEI!

0

KKKK
KKKK

0

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

2

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

0

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Agricultura

Agricultura avalia estragos nas lavouras na região sudoeste no Tocantins

Sobre os danos causados nas estradas que estão prejudicando o escoamento da produção, o subsecretario informou que num primeiro momento foram enviadas máquinas e profissionais da engenharia para permitir o acesso às áreas atingidas

ATS

Agência de Saneamento entrega benefícios e lança pacote de investimentos nesta quinta-feira

O presidente da ATS, Eder Fernandes, lança ainda pacote de investimentos no valor de R$ 3,8 milhões. Para o gestor, este é um momento histórico para o saneamento básico do Tocantins. Somados, os investimentos chegam à casa de R$ 11,3 milhões



TRE

TRE-TO descentraliza atendimentos e vai até eleitores das regiões de difícil acesso e assentamentos

O projeto visa garantir os direitos de cidadania aos eleitores, promover a celeridade e produtividade na prestação administrativa e jurisdicional e ainda fortalecer a segurança e a transparência do processo eleitoral


Hanseníase

Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde com foco no combate a hanseníase é lançado no Tocantins

Com o intuito de dar continuidade ao combate da hanseníase no Tocantins, o Secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, participou no município de Esperantina, da inauguração dos atendimentos do Projeto Roda Hans - Carreta da Saúde


Cláudia Lelis

Vice-governadora entrega benefícios durante aniversário de Mateiros

Durante as comemorações de 27 anos de Mateiros, na manhã desta terça-feira, 20, na região do Jalapão, a vice-governadora, Claudia Lelis, entregou o novo escritório do Ruraltins e anunciou para o mês março a entrega da delegacia da cidade


Violação de Direitos

Defensoria Pública denuncia violação de direitos de camponeses em Palmeirante, no Norte do Estado


Vicentinho

Deputado federal Vicentinho Junior esteve em Palmeirópolis e municípios do Sudeste


Dimas

Ao lado de Vicentinho Alves, Dimas recebe respaldo total do prefeito de Wanderlândia


Rio de Janeiro

Intervenção no Rio de Janeiro afeta reforma da Previdência


Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira