Thursday, 26 de April de 2018

Thursday, 26 de April de 2018

ESTADO


Febre Aftosa

Tocantins vacina 99,44% do rebanho contra febre aftosa

03 Jan 2018
Dinalva Martins Tocantins vacina 99,44% do rebanho contra febre aftosa A campanha de vacinação contra brucelose é obrigatória e ocorre semestralmente para fêmeas bovídeas entre 3 e 8 meses de idade

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) divulgou na segunda-feira, 2, o resultado da segunda etapa de vacinação contra febre aftosa. Os dados comprovam que o índice vacinal atingiu 99,44% do rebanho de bovídeos (bovinos e bubalinos) com até 24 meses de idade, ou seja, dos 3.740.813 com idade vacinal existente, 3.719.729 receberam a dose da vacina. A campanha ocorreu entre os dias 1º de novembro e 10 de dezembro, devido à prorrogação de 10 dias para atender as solicitações dos produtores rurais.

As informações indicam ainda que 56 municípios do Estado, dos 139 existentes, alcançaram 100% do rebanho. "É uma grande conquista graças à participação massiva dos produtores rurais, comprometimento dos nossos servidores, e da conscientização da importância de mantermos o rebanho imunizado e a preservação do status sanitário", disse a vice-presidente da Adapec, Márcia Helena da Fonseca.

Durante a campanha, foram realizadas 3.229 vacinações com a participação de profissionais da Agência, destas 852 foram fiscalizadas, 1.586 acompanhadas e 791 oficiais. "São ações que ocorrem em assentamentos e também nas propriedades consideradas inadimplentes na campanha anterior, visando garantir a vacinação do rebanho e o cumprimento das exigências previstas nas legislações estadual e federal" explica o responsável pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, Márcio Rezende.

Márcio Rezende disse ainda que o restante do rebanho de 0,56%, que ficou de fora da campanha, receberá a dose vacina. "Temos o controle de todas as fichas cadastrais no sistema, notificaremos os produtores rurais faltosos, quanto às sanções e multas e agendaremos a vacinação dos animais", esclarece.

O Tocantins conta com 8.628.986 animais que somados ao rebanho da Ilha do Bananal que são 114.795 animais, chegam a 8.779.822 bovídeos. Os municípios que detém os maiores rebanhos de bovinos do Estado são: Araguaçu com 346.090, Formoso do Araguaia com 243.319, Araguaína com 237.638, Peixe com 200.641 seguido por Arraias com 185.553 animais. (Dinalva Martins)

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

10

PARABÉNS!
PARABÉNS!

12

BOM
BOM

11

AMEI!
AMEI!

9

KKKK
KKKK

9

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

9

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

10

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Administração Pública

Administração pública municipal é a mais complicada das três esferas, afirmam prefeitos

Burocracia, falta de recursos, fiscalização diária e pressão social são as principais queixas dos gestores municipais

Eleições Suplementares

TRE-TO inicia a distribuição das urnas eletrônicas para as Eleições Suplementares no Tocantins

Foi iniciada nesta segunda-feira (23/4) a distribuição das urnas eletrônicas para as Eleições Suplementares, para a escolha de governador e vice-governador do Tocantins



Pará

Tocantins participa de reunião sobre a mosca da carambola no Pará

O objetivo é discutir o contexto internacional da Defesa Sanitária Vegetal para prevenção e erradicação da praga, que é uma das espécies de moscas-das-frutas, que pode causar grandes prejuízos econômicos à fruticultura


Saúde

“Vou tomar gotinhas de vida”, diz João Gibertto, que iniciou o tratamento contra AME após ação da Defensoria

Um dia após o aniversário de três anos, João Gilbertto Rocha de Oliveira tomou, no último dia 16, a primeira dose do Nusinersen (Spinraza), medicamento necessário para o tratamento de Atrofia Muscular Espinhal (AME)


Kátia Abreu

Kátia Abreu fará relatório contrário ao projeto de transposição do Rio Tocantins

Após audiências públicas, relatora afirmou que não há justificativa técnica para a obra


PreviPalmas

Cresce cobrança por instauração da CPI do Previpalmas pelos vereadores de Palmas


Instituto MRV

Instituto MRV realiza treinamento com os vencedores da Terceira Chamada Pública de Projetos do Programa Educar para Transformar


Eleições 2018

Mauro Carlesse registra candidatura a governador com Wanderlei Barbosa de Vice


Guaraná Antarctica

Guaraná Antarctica mostra em nova campanha o que é capaz de fazer pela Seleção Brasileira


Saúde

Empenhados mais de R$ 1,7 milhão em emendas da saúde da deputada Dorinha


Meio Ambiente

Naturatins discute a redução de peixes nos rios tocantinenses e a construção de barragens



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira