Saturday, 20 de July de 2019

ESTADO


Estado

UHE Estreito terá mais uma estação sismológica na área de abrangência

11 Mar 2009

O Programa de Monitoramento Sismológico da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito), que estuda as atividades sísmicas na área de abrangência do empreendimento, instalará em breve a segunda estação sismológica no município de Carolina (MA).

Para a execução do programa, antes e após o enchimento do reservatório da UHE Estreito, o Consórcio Estreito Energia (Ceste) já adquiriu os novos kits sismográficos, utilizados para detectar e medir ondas sísmicas. Cada kit é composto por um sensor, que capta os sinais de vibrações do solo, um digitalizador e uma antena de GPS.

De alta tecnologia, os aparelhos são utilizados para identificar se tem alguma atividade sísmica natural, bem como detectar e medir a sismicidade induzida. Os dados coletados são transmitidos, em tempo real, para o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB), responsável pelo monitoramento sismológico.

De acordo com o técnico em sismologia da UNB, Juraci Carvalho, a primeira estação sismológica da UHE Estreito, instalada no município de Palmeiras do Tocantins, em junho de 2008, não detectou atividade sísmica natural próxima a área do futuro reservatório. “A região compreendida pela UHE Estreito não apresenta significante sismicidade. Com esses dados será possível fazer uma análise comparativa com as informações a serem coletadas após o enchimento do lago”, disse.

O especialista da UNB ressaltou ainda que duas estações sismológicas, instaladas em pontos estratégicos, são suficientes para fazer o controle das atividades sísmicas ao longo da área do futuro reservatório do empreendimento, no entanto, se houver alguma atividade de sismos induzidos será necessário o adensamento da rede para possibilitar um melhor estudo.

O gerente de Meio Ambiente do Ceste, Marcos Duarte, explica que o monitoramento sismológico é importante não só para esclarecer a comunidade dos municípios abrangidos pelo empreendimento, como também servirá de base para as pesquisas acadêmicas. “As informações levantadas por este programa ambiental serão destinadas para o banco de dados dos órgãos ambientais, universidades e demais instituições de pesquisas, uma vez que o monitoramento está ligado à rede nacional sismográfica”, enfatiza.

COMPARTILHE:


Confira também:


Cuiabá

Em encontro com o ministro Dias Tofolli, presidente do TJTO defende autonomia dos Tribunais para aprovar projetos de interesse do Judiciário estadual

Do encontro convocado pelo ministro Dias Toffoli e no qual ele franqueou a palavra a todos os presidentes dos tribunais, saiu a Carta de Cuiabá

Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)



Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado

Equipes técnicas da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) participaram de reuniões para fortalecimento da Rede de Proteção e realizaram ações de sensibilização nas praias de Porto Nacional e Pedro Afonso e fortaleceram a Rede de Proteção.


PM

Ação conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da Polícia Militar de Goiás resulta na prisão de homicida foragido de Araguaína

Ele é suspeito de ser o autor de pelo menos dois homicídios praticados, em Araguaína, nos anos de 2018 e 2019 e foi capturado, mediante cumprimento a mandados de prisão preventiva, oriundos da 1° Vara Criminal da Comarca de Araguaína.


Regularização

Governo inova em gestão e abre portas do Instituto de Terras do Tocantins para estágio em 2019

O Instituto de Terras do Tocantins vem trabalhando com responsabilidade e eficácia para contribuir a cada dia com o desenvolvimento do Estado.


CPPA

Suspeito de cometer homicídio em 2015 é preso pela Polícia Civil em Araguaína


Premiação

EDP, controladora da Investco e da Enerpeixe no Tocantins, está entre as 15 marcas mais valiosas no mundo


Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira