Thursday, 22 de August de 2019

ESTADO


Exposição

Últimos dias para contemplar a exposição Expedição Natureza – Tocantins no Nila

10 Jul 2018    13:35
ASCOM/Divulgação Últimos dias para contemplar a exposição Expedição Natureza – Tocantins no Nila

O público de Palmas, especialmente os amantes da fotografia, tem até o dia 13 de julho para conferir a exposição fotográfica Expedição Natureza- Tocantins,  no Núcleo de Leitura e Arte do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. Aberta em 22 de julho, a exposição traz 44 imagens registram o olhar do fotógrafo Zé Paiva sobre a natureza do Tocantins, e podem ser adquiridas pelo público.

 

Zé Paiva explica que a exposição e o livro Expedição Natureza – Tocantins foram produzidos entre os anos de 2010 e 2011 e lançados em 2012. Desde então, percorreu diversas cidades do País e encerrará o ciclo em Palmas, quando as imagens expostas também estarão à venda.

 

“Eu expus esse trabalho quando lancei o livro em 2012, e circulou por vários lugares. Agora eu voltei para cá porque é o encerramento do projeto, e como fui selecionado para expor nessa galeria, é uma boa forma de encerrar. Como se eu estivesse devolvendo as imagens para o Tocantins”, contou Zé Paiva. Para a exposição o fotógrafo passou 62 dias descobrindo o Tocantins com sua câmera fotográfica. Foram mais de 10 mil imagens, para que apenas 44 fizessem parte da exposição e 156 do livro.

 

Se a fotografia tem o poder de “parar o tempo”, as imagens de Zé Paiva, das paisagens ainda preservadas do Tocantins, buscam levar a reflexão sobre a necessidade de que permaneçam como intactas.  Foi sobre essa “utopia” da fotografia como um meio para lembrar de que a gente precisa “viver em harmonia com a natureza, minimizando o nosso impacto sobre o mundo”,  que Zé Paiva discorreu na abertura da exposição, ao informar que seu próximo  projeto se chama Lixo Zero,  também como o objetivo de usar a imagem como instrumento de reflexão sobre o que causamos  ao planeta.

 

 

À venda

 

Como a exposição em Palmas encerra a circulação das imagens da Expedição Natureza- Tocantins, as fotos expostas estão à venda. O livro também está sendo comercializado na loja da Fundação Cultural, no Capim Dourado Shopping.

 

 

Serviço

 

Exposição fotográfica: Expedição Natureza – Tocantins:

44 fotografias em tamanhos que variam de 15x20cm até 66x100cm. Todas as fotografias estarão à venda por preços populares.

 

Exibição: de 22/junho até 13/julho

 

Local: Galeria Municipal de Artes do NilA  Espaço Cultural José Gomes Sobrinho

 

O livro Expedição Natureza Tocantins pelo preço promocional de R$ 50,00, na Loja da FCP, no Capim Dourado Shopping.

COMPARTILHE:


Confira também:


Justiça

União pode bloquear repasses voluntários a estados, decide STF

A possibilidade do bloqueio está prevista no artigo 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), cuja validade é julgada nesta quarta-feira pelo plenário do Supremo.

Operação Medusa

Polícia Civil prende 15º suspeito da Operação Medusa

Deflagrada no último dia 15, a Operação Medusa visa combater ataques criminosos ocorridos em 2018 a mando de facção criminosa de renome nacional.


Saúde

Pacientes do Tocantins correm o risco de ficar sem diálise

Instituto de Doenças Renais não recebe repasses desde abril. 140 pacientes serão prejudicados pela ausência de recursos para oferecer o tratamento adequado


Fotografia

Dia da Fotografia com a TIM: dicas para tirar boas fotos e ofertas em smartphones

Quando o assunto é fotografia, o foco é o mais importante na hora de fazer os cliques. O elemento a ser destacado deve estar claro e bem posicionado.


Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira