Thursday, 17 de October de 2019

ESTADO


Gurupi

Unirg passa a ser Centro Universitário

03 Jun 2008

A faculdade Unirg, em Gurupi, agora é Centro Universitário. A partir de agora, a instituição conquista mais autonomia, pode implementar programas educacionais que respondam as exigências do mercado, além de estar apta a abrir ou fechar e ampliar a oferta de cursos, aumentar ou diminuir o número de vagas, ou mudar a matriz curricular sem precisar consultar o CEE - Conselho Estadual de Educação.

O diretor acadêmico da Unirg, Marcus Sobreira Peixoto, pontua vários benefícios com o Centro Universitário. Ele explica que, hoje, quando o acadêmico conclui o curso, o diploma tem que ser enviado para a UFG -Universidade Federal de Goiás, para ser registrado e às vezes leva até oito meses para retornar. Essa demora pode prejudicar o recém-formado, pois ele pode ser aprovado em um concurso público e ficar impossibilitado de dar entrada na documentação. Outra dificuldade enfrentada pela demora na entrega do diploma é que o profissional tem que esperar por algum tempo para se registrar no Conselho de Trabalho. “A maior vantagem para o acadêmico é que, após uma semana da colação de grau, o diploma já vai estar registrado”, disse.

Marcus explica ainda que atualmente, para realizar o vestibular, é necessário que seja feito um edital, esperar a resposta do Conselho de Educação, para poder divulgar o exame. Agora, com a autonomia do Centro Universitário, a propaganda do vestibular pode ser contínua, o que consequentemente vai atrair mais interessados.

O diretor ressalta que um Centro Universitário tem um status maior na comunidade. “Um Centro tem um peso muito maior do que uma faculdade isolada. As conquistas são degraus, nós éramos faculdade, agora passamos a centro universitário, e desejamos chegar a universidade em no máximo quatro anos”, frisou.

Ele lembra ainda que nenhuma faculdade passa a ser um Centro se ela não estiver evoluindo. Segundo ele, a Unirg foi reconhecida pela qualidade que possui. Ele assume que há muito o que fazer, mas o reconhecimento foi unânime pelo CEE, como a melhor instituição do estado gerida pelo Conselho, e a primeira dentre as 11 faculdades administradas pelo Conselho Estadual a se tornar um Centro Universitário no Tocantins.

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Bóreas

Polícia Civil deflagra “Operação Bóreas" em Araguaína de combate ao tráfico e crime organizado

As investigações tiveram início após as ondas de violência ocorridas na cidade em setembro passado.

Agenda

Núcleo de Saúde do Trabalhador de Palmas realiza fórum no próximo dia 30 de outubro

O evento tem o propósito de difundir conhecimento científico sobre as questões que precarizam as relações de trabalho e tornam mais vulnerável a saúde dos trabalhadores


TJTO

TJ garante apoio à iniciativa de Kátia Abreu para aumentar adoção de crianças acima de três anos

Esta foi a terceira reunião do grupo desde a realização de um seminário no final de agosto, promovido pela parlamentar, para debater o tema.


Região Central

Prefeitura divulga balanço econômico do 1º Festival Gastronômico de Miracema

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, em 10 estabelecimentos, incluindo hotéis, pousadas e dormitórios, com cerca de 320 leitos, a média de ocupação foi de 86.25%


Vestibular Unitins

Inscrições para o Vestibular Unitins 2020/1 se encerram nesta quarta-feira, 16


Palmas

Câmara autoriza Executivo a contratar financiamento para obras de infraestrutura


Campo

Simpósio do Desenvolvimento da Aquicultura mostra potencial da cadeia da produção de peixe no Tocantins


Consumidor

Projetos desenvolvidos com crianças no Tocantins são apresentados a Escola Paulista de Defesa do Consumidor


Panorama

Confiança dos empresários do comércio tem leve aumento em outubro


Segurança

Polícia Civil realiza projeto Academia Itinerante em Gurupi na próxima semana



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira