Thursday, 23 de January de 2020

ESTADO


Brasil

Universidades públicas recebem livros sobre museologia

01 Apr 2014

Alunos de quinze universidades públicas de todo o país já estudam com a ajuda de livros técnicos doados pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e da Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari). As publicações contribuem com a divulgação e discussão de estudos, experiências e reflexões na área museológica.

Agora, as bibliotecas das instituições contam com a obra “Documentação e Conservação de Acervos Museológicos: Diretrizes” e quatro outros materiais da coleção Museu Aberto, publicados pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM)/ Secretaria de Estado da Cultura (SEC). Ao todo, foram destinados 42 exemplares aos centros de ensinos.

O primeiro livro consiste em um trabalho de documentação e diagnóstico de 15, entre os 23 museus do Estado de São Paulo, ligados à Secretaria de Estado da Cultura. O projeto teve como objetivo aperfeiçoar o controle patrimonial e administrativo desse conjunto de bens. Ele apresenta as diretrizes teórico-metodológicas empregadas, os resultados alcançados e os desdobramentos esperados, além de proporcionar a propagação de técnicas de documentação museológica e conservação de acervos, podem servir de referência para o desenvolvimento de trabalhos de natureza semelhante em outros equipamentos.

O trabalho de investigação realizado como parte do curso de Especialização em Gestão da Comunicação, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, de março de 2007 a junho de 2008, é apresentado no material “Para Além dos Muros: por uma comunicação dialógica entre Museus e Entorno” (2011).

Já o “Museus: o que são para o que servem?” (2011) reúne uma coletânea de artigos de profissionais de destaque e com contribuições importantes na área de museus. Ainda integram a coleção Museu Aberto as obras “Conservação Preventiva e Procedimentos em Exposições Temporárias” (2012) e “Questões indígenas e museus - Debates e Possibilidades” (2013).

Todas as publicações foram distribuídas durante as edições do Encontro Paulista de Museus e, por meio de uma parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas, também encaminhadas para as bibliotecas públicas instaladas no Estado.

Confira a lista de Universidades:
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal da Bahia
Universidade de São Paulo
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal do Pará
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Goiás
Universidade de Brasília
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal de Ouro Preto
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE)

Sistema Estadual de Museus
O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

ACAM Portinari
Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, três instituições museológicas no interior de São Paulo pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

COMPARTILHE:


Confira também:


Serviço

Governo inicia nesta semana serviços de roçagem e sinalização viária na ponte FHC e em Taquaruçu

Serviços visam garantir a segurança viária e proporcionar melhores condições de trafegabilidade para usuários das vias estaduais

Ocorrência

Polícia Civil apreende aproximadamente 15 quilos de entorpecentes na BR-10, na saída para Porto Nacional

Durante a ação, as equipes da DENARC efetuaram em flagrante a prisão de do condutor do veículo


Avaliação

Hemocentro Coordenador de Palmas mantém aprovação acima de 93% dos pacientes e doadores

Foram entrevistados aproximadamente 32% dos doadores de sangue e 22% dos pacientes atendidos com doenças do sangue


Agenda

Mostra de Artes Cênicas abre seleção para grupos da Capital

O espetáculo receberá o cachê de 3 mil e o representante deverá emitir nota e se responsabilizar pelo repasse dos cachês da sua equipe e em toda parte técnica necessária para o espetáculo acontecer.


Kátia Abreu

Durante evento na capital, Kátia Abreu anuncia recursos para cirurgias bariátricas


Negócios

Sebrae e Prefeitura de Palmas formalizam parcerias para beneficiar pequenos negócios


Energisa

No Tocantins, mais de 10 mil clientes se cadastraram na Tarifa Social de energia em 2019


Segurança pública

CIOPAER apoia ação de captura de suspeitos


Em Palmas

Polícia Civil desvenda crime e prende homem por suspeita de homicídio ocorrido em conveniência


Infraestrutura

Trecho da TO-050 entre Porto e Palmas começa a receber serviços de manutenção



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira