Tuesday, 24 de April de 2018

Tuesday, 24 de April de 2018

ESTADO


Vacinação

Vacina contra febre amarela segue disponível em salas de vacina do Estado

12 Jan 2018

Ascom/Saúde

A fim de esclarecer dúvidas da população, a Secretaria de Estado da Saúde informa que não há recomendação de fracionamento de doses da vacina de febre amarela no Tocantins e que a mesma está disponível nas salas de vacina do Estado.

"É importante esclarecer que não há motivo para a busca da vacina de forma indiscriminada, pois a pessoa que já recebeu uma dose da vacina de Febre Amarela ao longo da vida será considerada vacinada", ressaltou a gerente estadual de Imunização, Greicy Rivello, acrescentando que diante do cenário epidemiológico foi recomendado aos municípios que adotem estratégias de alcance de altas e homogêneas coberturas evitando assim bolsões de suscetíveis.

No ano de 2017, houve uma confirmação de morte por febre amarela silvestre em humano, não vacinado,  vindo do Rio de Janeiro. Há 17 anos o Tocantins não registrava caso de morte por febre amarela em humano.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina contra febre amarela é a medida mais importante para a prevenção e controle da doença e apresenta eficácia de aproximadamente 95%, além de ser reconhecidamente eficaz e segura.

A Febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda causada por um arbovírus do gênero Flavivirus, tendo como hospedeiro natural, os primatas não humanos (macacos) que habitam nas florestas tropicais. O vírus amarílico é muito agressivo, se multiplica por todo o organismo, e lesa órgãos importantes, principalmente fígado e rins.

Orientações

Conforme recomendações da Portaria nº 1533 de 18/08/16 e Nota Informativa nº 94/2017, a vacina contra febre amarela deve ser ofertada em dose única à população de 9 meses até 59 anos de idade.

"Antes de administrar a dose da vacina, deve verificar se o usuário apresenta alguma contra indicação para o uso da vacina, como: imunossupressão, alergia a ovo, idade menor de 9 meses, gestação, dentre outras, conforme Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação", destacou a gerente.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

17

PARABÉNS!
PARABÉNS!

15

BOM
BOM

18

AMEI!
AMEI!

17

KKKK
KKKK

16

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

15

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

17

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Eleições 2018

PT Nacional tira partido de Amastha e coliga com a senadora Kátia Abreu

Kátia Abreu e o PT do Tocantins chegaram a iniciar o diálogo, mas a parlamentar não aceitou a indicação do advogado Célio Moura ou da secretária-geral petista, Márcia Barbosa, para vice-governador na chapa.

Guaraná Antarctica

Guaraná Antarctica mostra em nova campanha o que é capaz de fazer pela Seleção Brasileira

O refrigerante mais brasileiro de todos suspende exportação para países adversários do Brasil até o final de julho. O que é original do Brasil, fica no Brasil, para fortalecer a nossa seleção


Saúde

Empenhados mais de R$ 1,7 milhão em emendas da saúde da deputada Dorinha

O Ministério da Saúde empenhou na última semana mais de R$ 1,7 milhão em emendas impositivas que foram destinadas pela deputada Professora Dorinha (Democratas/TO) que beneficiam dez cidades tocantinenses


Meio Ambiente

Naturatins discute a redução de peixes nos rios tocantinenses e a construção de barragens

O professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o doutor Fernando Pelicice, discorreu sobre os Impactos da construção de barragens sobre a ectiofauna


Eleições 2018

Márlon Reis anuncia coronel Edvan como vice dizendo que são os únicos que podem fazer a mudança de verdade no Tocantins


Eleições 2018

PSDC do Tocantins se rebela, deixa base de Amastha e apoia Kátia Abreu


Panorama

TIM acelera a Transformação Digital em uma nova parceria com a Microsoft em Inteligência Artificial


Polícia Civil

Polícia Civil prende suspeito de estuprar e engravidar criança de 11 anos no Extremo Norte do Estado


Exames Médicos

Equipes de UTI de Palmas realizam exames médicos gratuitos em 1200 alunos da ETI Almirante Tamandaré


Apaes

Deputada Dorinha indica a Federação das Apaes do TO para o prêmio Brasil Mais Inclusão



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira