O GIRASSOL

Palmas/TO,

Estado
CBHs

21/10/2020

Viveiro recebe mais de 100 kg de sementes coletadas pelos Comitês de Bacia

O objetivo do viveiro é auxiliar na consolidação de uma política ambiental que vai resultar na recuperação de nascentes, áreas de preservação e áreas degradadas

Os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH’s) começam a fazer a entrega dassementes nativas do cerrado que serão utilizadas na produção de mudas para arecuperação de nascentes e áreas degradadas. Todas as sementes coletadas sãoencaminhadas para a Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Gurupi,que recebeu na última sexta-feira, 16, a entrega técnica do viveiro de mudasnativas, resultado da parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente e RecursosHídricos (Semarh) e a instituição de ensino superior.

A coleta dessas sementes já havia sido programada e acordada entre ospresidentes dos CBH´s do estado, que a partir de agora contam com esse suportedo Governo do Estado para a produção de mudas. O diretor de Planejamento eGestão de Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, destaca que “é muitoimportante o envolvimento de todos dentro do processo, pois isso facilita otrabalho que está sendo executado com agilidade tanto na coleta quanto naentrega das sementes para o viveiro”.

As primeiras sementes recebidas pela Semarh vieram dos CBH´s dos RiosSanto Antônio e Santa Teresa, do Rio Formoso e do Rio Manuel Alves daNatividade, que conseguiram realizar a coleta de 30, 40 e 60 quilos,respectivamente, que já foram enviadas para serem semeadas no viveiro deGurupi. A previsão é que o CBH do Lago de Palmas realize até a próximasexta-feira, 23, a entrega das sementes coletadas.

A implantação do viveiro busca integrar a sociedade nesse projetoambiental, tendo em vista que a recuperação das áreas vai beneficiar a própriacomunidade e o bioma cerrado. O produtor rural, que também será beneficiário darestauração, vai se comprometer com a Semarh para preservar as nascentesrecuperadas. A previsão é que as mudas estejam prontas para o plantio no começode 2021 e, a partir daí, caberá a cada CBH o mapeamento das áreas que vãoreceber o plantio das mudas.

Viveiro

O viveiro tem capacidade para produzir 200 mil mudas anualmente, epossui o que há de mais avançado em tecnologia atualmente. O processo começanuma máquina que mistura o substrato utilizado na fertilização das mudas (terrapreta, adubo, esterco curtido e casca de arroz). Em seguida, outra máquinapreenche os tubetes e, após a semeadura, as mudas são levadas para o berçário,que é coberto com sombrite com sombreamento de 50%, onde ficam por 3 meses naprimeira fase.

Na fase seguinte, as mudas passam para a área de rustificação, a plenosol, por mais 3 meses. Nesta etapa elas enfrentam as mesmas condiçõesclimáticas que vão encontrar quando forem para o campo, assim como a irrigaçãoé gradativamente reduzida. Depois de 6 meses, então, a muda está pronta paraser plantada.
Assuntos Relacionados
#bacia#águas
Confira Também
MEIO AMBIENTE

Governo do Tocantins se prepara para a segunda etapa do projeto Olhos D'Água

Clima

Governo do Tocantins recebe representante da Força Tarefa de Governadores para o Clima e Floresta

Natal em Paraíso

Natal do Parque acontece neste domingo das 10h às 18h em Paraíso do Tocantins

Rally das Águas

Presidente Antonio Andrade prestigia Rally das Águas de Itacajá

Turismo

Orla do Parque das Águas se destaca em Paraíso do Tocantins