Sunday, 05 de July de 2020

GERAL


Troca solidária 2

Última edição mobilizou produtores do Assentamento Coqueirinho

03 Jun 2008

A última “Troca Solidária” aconteceu no dia 26 de maio, no Assentamento Coqueirinho, em Palmas, e mobilizou cerca de 80 pequenos agricultores. O sucesso do evento pode ser percebido no depoimento da agricultora Francisca Maria da Silva, que mora há cinco anos no Assentamento Coqueirinho, e afirma nunca ter presenciado um movimento como este. “Acordei 1 hora da manhã hoje para aprontar tudo para a feira. Esse projeto é uma beleza porque pagam um bom preço e tudo acontece aqui mesmo, nossa grande dificuldade é a condução”, explica a agricultora, que produz, em sua pequena propriedade, milho, frango, doces, pimentas, legumes e frutas, mas tem dificuldade tanto de vender como de transportar a produção até as feiras de Palmas.

Até o momento, o projeto já beneficiou cerca 10.565 famílias em 54 municípios do Tocantins. Em todas as edições do projeto, a população tem rendido elogios ao Troca, que tanto contribui para a circulação de seus produtos, que muitas vezes ficam armazenados sem opções de escôo financeiro. O Troca Solidária busca valorizar os produtos das famílias em situação de vulnerabilidade social, participantes dos programas sociais do Estado.

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social começou esse movimento em maio de 2007, na cidade de Monte do Carmo, com os idosos do município, e pretende levar o projeto ao restante do Estado, que necessita de atividades de desenvolvimento social. A iniciativa visa, também, a troca de outras referências. Os 200 mirins da mesma cidade trocaram produtos por histórias, visando despertar a criatividade dos pequenos e contribuir para o sustento de suas famílias. “O grande objetivo do Projeto é justamente estimular a produção e fazer a população acreditar em seu potencial”, finaliza.

COMPARTILHE:


Confira também:


Seu bolso

Procon Tocantins oficia Energisa e solicita suspensão ou redução do reajuste nas contas de energia

O reajuste na tarifa de energia elétrica do Tocantins aprovado, vai variar de 1,79% até 8,54% conforme o tipo de consumidor.

Pressão

Órgãos ministeriais pressionam o governo do Tocantins e buscam na Justiça regularizar o abastecimento de insumos do Lacen

A falta de kits para extração genética impede que dados sobre a pandemia do novo coronavírus sejam computados e que o atendimento adequado aos doentes seja realizado, podendo agravar a disseminação da covi-19



Sanidade

Novo caso de mormo no Tocantins é confirmado em São Salvador

A constatação veio após a realização do exame complementar confirmatório western blotting


Taquaruçu

Circo de Família e o amor como resposta

O espetáculo “Circo de Família” será apresentado ao vivo a partir das 10h do dia 05 de julho. Os ingressos podem já podem ser adquiridos a partir do valor de R$ 5,00 na bilheteria online.


Prevenção

Campanha Nacional de vacinação contra Influenza é prorrogada até dia 24 de julho

Com o objetivo de alcançar a meta estabelecida a vacina já foi distribuída para os 139 municípios


Regulação

ATR implementa atendimento presencial por agendamento


Justiça

Produtividade na Justiça Federal no Tocantins ultrapassa a marca de 26 mil processos julgados durante período de trabalho remoto


Tocantins

Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação


Infraestrutura

Entrega de máquinas fecha ações do Governo do Tocantins em infraestrutura rodoviária no primeiro semestre de 2020


Economia

Intenção de consumo das famílias de Palmas cai novamente em junho


Eleição CREA-TO

Engenheiro Jefferson segue na liderança para Presidente do CRE-TO



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira