Sunday, 20 de September de 2020

GERAL


Cachaça

21 de maio comemora-se o dia da típica bebida nacional

19 May 2009

A cachaça, pinga, ou cânha, como é conhecida no Rio Grande do Sul, é uma bebida alcoólica tipicamente brasileira, obtida com a fermentação da garapa de cana-de-açúcar ou do melaço e sua posterior destilação. Devido ao seu baixo valor e ao fato de estar associada às classes mais baixas, já que era um produto consumido pelos escravos, a cachaça foi, por muitos anos, mal vista pelos brasileiros. No entanto, nas ultimas decadas, a bebida passou a ser reconhecida internacionalmente, tornando-se um produto requintado.

Segundo dados do Instituto Brasileiro da Cachaça - IBC, o Brasil conta com mais de 40 mil produtores que detêm aproximadamente quatro mil marcas – 99% das empresas são de micro, pequeno e médio portes. Ainda de acordo com o IBC, os estados brasileiros que mais se destacam na produção da cachaça são: São Paulo, Pernambuco, Ceará, Minas Gerais e Paraíba, sendo mais consumida nos estados de São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia e Minas Gerais.

Atualmente, várias marcas de boa qualidade figuram no comércio nacional e internacional e estão presentes nos melhores restaurantes e adegas residenciais pelo Brasil e pelo mundo. Em Palmas, na Adega do Claudio, é possivel encontrar diversas marcas, tipos e valores de cachaça. O proprietário da adega, Claudio Walter Markus, explica que a bebida tem ganhado espaço no mercado e que atrai os consumidores pela variedade de sabores e pelo processo de fermentação.

Claudio explica que o aroma e o sabor da bebida dependem da madeira em que a ela é armazenada. Dentre as mais conhecidas, estão as cachaças armazenadas em toneis de Umburana, Jequitibá, Carvalho, Cobre, Castanha, entre outros. A cachaça também pode ser produzinda em outros sabores ao ser fermentada com frutas, como o caju e a uva. Claudio explica que a bebida não tem validade e garante: “quanto mais antiga, melhor”.

De acordo com degustadores da bebida, uma boa cachaça é límpida, transparente e sem resíduos. Um aspecto negativo é quando a bebida é resultante da adição de sacarose, já que muitas vezes, o açúcar mascara sabores ruins. Segundo os “cachaçólogos”, uma boa cachaça, geralmente, tem aroma suave. Alguns degustadores costumam agitar a garrafa para verificar a quantidade de bolhas que se formam. Quanto maior a quantidade de bolhas, melhor a qualidade da bebida. A cachaça de qualidade precisa ficar armazenada por, no mínimo, dois anos numa boa madeira. Se ficar acima de oito anos, vira produto nobre e ganha status.

E por falar em status, em Salinas, Minas Gerais, é produzida na Fazenda Havana, uma das cachaças mais caras do Brasil. Uma garrafa de um litro da bebida chega a custar R$ 321,50. Na cidade, a bebida chega a ser usada como dinheiro para o pagamento de fornecedores e funcionários do produtor. A bebida ultimamente vem atingindo o status do vinho e do uísque, e é bastante procurada para ser dada como presente.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 259 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 193.657 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 63.423 casos confirmados. Destes, 46.178 pacientes estão recuperados, 16.379 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 866 pacientes foram a óbito.

Covid-19

Tocantins registra 717 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 192.422 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 63.167casos confirmados. Destes, 45.266 pacientes estão recuperados, 17.035 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 866 pacientes foram a óbito.



Economia

Vice-governador articula relação do Basa com Governo para prorrogação de decreto que garante crédito especial às empresas afetadas pela pandemia

No total, foram disponibilizados o montante de R$ 2 bilhões para empresas a taxas de juros de 2,5% ao ano, bem abaixo ao praticado no mercado, e com prazo de carência até oito meses.


Justiça

Magistrado Pedro Nelson de Miranda Coutinho é o mais novo desembargador do Judiciário tocantinense

Além do corregedor-geral da Justiça, votaram os desembargadores Marco Villas Boas, Moura Filho, Jacqueline Adorno, Ângela Prudente, Eurípedes Lamounier, Maysa Vendramini, Etelvina Maria Sampaio Felipe e, por último, o presidente Helvécio Maia Neto.


Obras

Governador Carlesse assina Ordem de Serviço para recuperação de estradas vicinais em três municípios

Serviços serão executados em Cristalândia, Lizarda e Paranã


Justiça

Ministério Público expede parecer favorável a Delegados após Corregedoria instaurar sindicâncias


Eleições 2020

Prefeita Cinthia Ribeiro fecha convenção com apoio de seis partidos


Emprego

Sine Tocantins orienta trabalhadores para uma boa entrevista de emprego. Nesta quarta, 16, são 403 vagas no Estado


Covid-19

Boletim coronavírus (Covid-19): taxa de internações hospitalares sofre redução na Capital


Economia

Procon Municipal de Palmas divulga pesquisa de preços dos itens da cesta básica


Agricultura

Governo do Tocantins e Ministério da Agricultura retomam convênio e fortalece assistência a agricultores familiares



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira