Sunday, 25 de October de 2020

GERAL


A portabilidade e os telefones fixo e móvel

26 Mar 2009

Desde o último dia 2, está disponível em todo o Brasil a portabilidade do serviço de telefonia, que possibilita a mudança de operadora fixa e móvel mantendo o mesmo número, não sendo possível a troca de operadora móvel para fixa e vice e versa. No que tange aos telefones celulares, a portabilidade ocorrerá na mesma área abrangida pelo DDD do número que se deseja manter, e, nos telefones fixo, a manutenção ocorre na mesma área do município.

Havendo interesse do consumidor em mudar, basta procurar a operadora que deseja migrar, e fornecer os dados pessoais, nome da prestadora atual e número que deseja manter, e, uma vez realizada a solicitação de migração, que poderá ser cancelada no prazo de dois dias pelo usuário, a nova operadora agendará a habilitação da migração, fornecendo o número de protocolo.

O valor máximo cobrado pelo serviço é de R$4,00 (quatro reais) por solicitação, mas as operadoras deverão deixar de cobrar esse valor, incentivando a migração. A adesão por nova operadora, uma vez solicitada, deverá acontecer no prazo máximo de cinco dias e o consumidor deverá pagar pelos serviços prestados pela empresa telefônica antiga até a data da efetivação da migração. No momento da execução do serviço, o consumidor poderá ficar sem utilizar seu telefone por até duas horas. Tudo indica que a portabilidade deve provocar ainda mais a concorrência entre as operadoras telefônicas, com benefícios para os de base permanecerem e outros para trocarem de operadora, com ofertas e vantagens visando aumentar a carteira de seus clientes. Com isso, certamente as cláusulas de fidelização estarão presentes nos contratos adesivos.

Acredito que os problemas de consumidores fornecedores continuarão, pois, na vida real, a troca de operadora não resolve muita coisa na prestação dos serviços. Ademais, as empresas de telefonia fixa e móvel são campeãs de reclamações em Procons, e em ações indenizatórias no país.

No geral, a migração é positiva, e obviamente os consumidores terão vantagens econômicas. Mas problemas na identificação dos números com finalidade em obter desconto na realização de ligações acontecerão, pois, antes da portabilidade, as pessoas sabiam para qual operadora estariam ligando, bastando observar o número. E, como toda mudança gera problemas, com certeza problemas técnicos estão por vir, dificultando a vida dos consumidores.

COMPARTILHE:


Confira também:


COVID-19

Tocantins contabiliza 236 novos casos confirmados da Covid-19, sendo 82 das últimas 24h

Dos 236 novos casos 84 foram detectados por RT-PCR, 24 com sorologia e 128 através testes rápidos.

TRE

Cidadania: cartilhas bilíngues chegam aos povos indígenas da Ilha do Bananal

A equipe da Justiça Eleitoral segue com as entregas até esta sexta-feira (23/10) visitando as aldeias Macaúba, São João Fontoura e Santa Izabel


Eleições 2020

Cinthia diz que aumentará investimentos para a juventude com o projeto Qualifica PMW

Para impulsionar a economia pós-pandemia, Cinthia afirmou que irá criar um mecanismo legal para conceder benefício fiscal de Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) e de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)


Portaria

Tocantins fixa início da Piracema para o próximo dia 1º de novembro

A Portaria do Naturatins traz as proibições e as exceções, para a prática da pesca no Estado durante o período de defeso


Palmas

Alan Barbiero comemora aniversário de 20 anos da lei que criou a UFT


Ocorrência

Em Palmas, homem suspeito de repassar moeda falsa é detido pela Polícia Civil


Unirg

Governo do Estado integra programação da 6ª Semana de Ciência e Tecnologia de Gurupi


Eleições 2020

Cinthia publica edital de licitação para a Feira da Promessa, em Taquaralto; investimento de R$ 1,7 milhão


Covid-19

Programa de atendimento psicológico e social remoto da Segurança Pública realiza mais de 300 atendimentos


Eleições 2020

Subprefeito de Luzimangues será morador do distrito, garante Otoniel



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira