Saturday, 18 de January de 2020

GERAL


A previdência do século XXI, em 30 minutos

04 Feb 2009

“Em 2002 escrevi um “artigo” A Previdência Pública é viável”, onde as contas não fechavam. O déficit cresceu, as despesas expandiram, as receitas não aumentavam anuladas pelas renuncias, fazia-se reforma da reforma com fator previdenciário, uma vilania do governo FHC reduzindo o valor dos benefícios, no entanto o problema era falta de comando de gestão, nossa administração entregue a oportunistas e aventureiros sem compromisso com a previdência.

Hoje o Ministro José Pimentel de quem não tenho procuração para falar bem, está provando que o que escrevi e falei era verdadeiro.

Com um trabalho silencioso, mas competente o ministro Pimentel vem fazendo reformas internas, melhorando seu corpo de auxiliares (assessores), reformando agências, postos, capacitando melhor os servidores da casa e da Dataprev, treinando e proporcionando educação através de bolsas, reformando as instalações, dotando as unidades do INSS com equipamentos modernos e funcionais, trazendo a Dataprev para aquilo que foi criada, servir a Previdência e aos segurados, hoje considerada uma empresa de excelência, de ponta, de qualidade.

O ministro, sem alardes, conseguiu colocar no orçamento de 2009, verba para a instalação de 250 novas agências do INSS beneficiando o atendimento dos segurados e beneficiários em seus municípios. Até o fim do governo Lula, este é o principal escopo de sua proposta, um total de 715 municípios serão atendidos com a criação de novas agencias. Hoje, as pessoas viajam até mais de 100 quilômetros para encontrar uma unidade do INSS.

Brigou por um Plano de carreira para o servidor e prometeu que vai continuar lutando por seu aperfeiçoamento. Batalhou por uma remuneração mais compatível com a responsabilidade e a missão dos servidores. Se mais não conseguiu certamente foi bloqueado pela insensibilidade da área econômica. O nível salarial dos servidores da Previdência ainda continua abaixo da média dos servidores de Estado com as mesmas responsabilidades.

Então já posso dizer que a nova previdência é viável.

A nova previdência do Ministro Pimentel tem agências simples e funcionais, central de atendimento-135, funcionando, Prev Barco, Prev Móvel e concede benefícios em 30 minutos, veja bem 30 minutos, um sonho que para alguns era improvável ou até inviável, e tudo isso sem as “necessárias” reformas propostas pelos PHDs de plantão, terceirizados, ou por parlamentares, sem nenhum compromisso e conhecimento de Previdência Social, votando o que não entende.

Já não existe a chaga da fila nos postos do INSS. Está a mil maravilhas? Claro que não. Há ajustes que estão sendo feitos com seriedade e responsabilidade, principalmente porque os servidores estão engajados, participando, vestindo e suando a camisa.

Só falta ao ministro agir na outra ponta. Trazer de volta para a Previdência os auditores fiscais e os procuradores para a cobrança da divida administrativa e ativa que ultrapassa os 350 bilhões.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governo do Tocantins e Conselho Regional de Administração firmam parceria para fomentar empreendedorismo

Parceria entre o Governo do Estado e CRA visa otimizar o desenvolvimento econômico e social do Estado

Economia

Confiança dos empresários do comércio cresce em janeiro

Com relação a gestão de suas empresas, 69% dos entrevistados falaram que esperam aumentar um pouco o número de funcionários em sua empresa.


Educação

Educadores participam de Curso de Liderança e Gestão Educacional

Durante esses dois dias de formação os educadores serão conduzidos pelo conferencista, palestrante e consultor em Educação e Gestão, Renato Casagrande, que os levará a desenvolverem competências comportamentais, conceituais e técnicas de forma que estes at


SES

Mutirão da Corregedoria da SES garante mais de R$ 3 mi em estoque de materiais e medicamentos

Foram analisadas as responsabilidades em casos de produtos não entregues, entregues parcialmente ou com atraso na entrega à SES


Ageto

Governo realiza roçagem de rodovias do perímetro urbano de Palmas


Seduc

Educação amplia atendimento para cadastro de matrículas de alunos novatos na rede estadual


Moradia

Governo inicia entrega de casas no Jardim Taquari em fevereiro


Abastecimento

Estado distribui vacina pentavalente a todos os municípios tocantinenses


Educação Superior

Unitins divulga lista com locais de provas do Vestibular 2020/1 do Câmpus Paraíso


Palmas

AASJN realiza XVIII Encontro de Musicistas, 4º Prêmio Músico Nota 10 e debate Campanha da Fraternidade 2020



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira