Friday, 07 de August de 2020

GERAL


CRC

"A Reinvenção do Contador" marca as comemorações do Dia do Profissional da Contabilidade

26 Apr 2015

Um público de aproximadamente 400 pessoas, entre profissionais e acadêmicos, acompanharam na noite desta sexta-feira (24), no auditório do Centro Universitário, a palestra "A Reinvenção do Contador", ministrada pelo renomado consultor em contabilidade César Abicalaffe. O evento realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRCTO), em parceria com o Ceulp/Ulbra, foi em alusão ao Dia do Profissional da Contabilidade, comemorado neste sábado, 25 de abril.

Na abertura, o presidente do CRCTO, Sebastião Célio Costa Castro, falou sobre a importância do profissional de contabilidade para o desenvolvimento do país. "Cada CNPJ existente no país precisa da atuação de um profissional da contabilidade", disse, ressaltando que um dos papéis do Conselho é capacitar os profissionais. " A profissão precisa de um aprendizado contínuo".

Adriano Silva, reitor do Ceulp/Ulbra, agradeceu ao CRCTO pela importante parceria e reforçou que o contador não pode ser lembrado apenas pelo Imposto de Renda. "Esta profissão de contabilidade vai muito além. O caso Petrobras, a não divulgação do balanço, mostrou a importância do profissional contábil, que é o cerne de uma organização".

A relevância da profissão também foi destacada na palestra de Abicalaffe. "A contabilidade pode salvar a empresa, vidas, mudar um país. Chegou a hora dos contadores mostrarem o seu valor, a sua vocação". O palestrante ainda  falou do momento atual de oportunidade, conhecimento e tecnologia para a reinvenção da profissão. "É preciso reinventar a profissão de contador, nos valorizarmos mais. Nada melhor para a gestão de uma empresa do que a Ciências Contábeis, que foi criada para isso".

A qualificação profissional também foi tratada por Aicalaffe, "o contador precisa saber o que está errado e o que fazer para mudar".
A palestra foi traduzida em Libras, a linguagem de sinais, para os estudantes com deficiência auditiva. Durante o evento, o intérprete Jocob Augusto, homenageou o aluno Fernando, de Ciências Contábeis, que possui deficiência auditiva e também os 13 anos da Língua Brasileira de Sinais.

Mestrado
Na oportunidade, o professor  Milanês, coordenador do  primeiro mestrado em Ciências Contábeis da região Norte do país, que será realizado no Tocantins, falou que o edital está pronto e deve ser lançado no dia 2 de maio. As áreas de atuação do mestrado serão: contabilidade para usuários externos; controle de gestão e finanças corporativas. São dois anos e as aulas devem começar em agosto. "Mestrado não é só para ser professor, mas para ser executivo", afirmou o professor.

COMPARTILHE:


Confira também:


Auxílio Emergencial

Governo do Tocantins orienta sobre o calendário da 5ª parcela do Auxílio Emergencial para o Bolsa Família

O Auxilio Emergencial para o Bolsa Família segue o cronograma padrão do benefício e o pagamento inicia em 20 de agosto e termina no dia 31.

Covid-19

Tocantins registra 1.230 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 29.539 casos no total, destes, 17.868 pacientes estão recuperados, 11.243 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 428 pacientes foram a óbito.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira