Tuesday, 20 de February de 2018

Tuesday, 20 de February de 2018

GERAL


Protocolo do Fogo

Abreulândia recebe equipe de implantação do protocolo do fogo do Naturatins

10 Oct 2017

Cleide Veloso/Governo do Tocantins
 
Nesta terça-feira, 10, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) conclui procedimentos de implantação municipal do Protocolo do Fogo em Abreulândia. O encontro iniciado ontem, reuniu secretários municipais, representantes religiosos e comunidade escolar, além de vereadores e profissionais da saúde e segurança pública da cidade. Na manhã deste segundo dia de visita da equipe de educação ambiental em companhia do superintendente do Instituto prosseguem a visita às comunidades dos assentamentos Barreirinha, Baroneza e Vargem Dourada do município.

O superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal Cesar Castro, esclareceu que o combate ao fogo depende do envolvimento da comunidade em um trabalho preventivo. "Dando continuidade nas ações de políticas ambientais iniciamos a implantação de mais um protocolo, porque o combate do fogo hoje não é mais só um dever somente dos órgãos ambientais, todas as ações previstas o Naturatins buscou desempenhar, como a contratação de brigadistas para as unidades de conservação (UC), o MIF (Manejo Integrado do Fogo), o  protocolo do fogo e a suspensão das AQC (Autorizações de Queimas Controladas)", pontuou reiterando.

"Todas as unidades de conservação foram equipadas com um kit completo, trator, com pipa, grade e lamina, para fazer acero e ajudar a combater o fogo, mas depende de todos. Isso foi colocado para os presentes, porque o Tocantins precisa melhorar sua posição no ranking nacional do foco de calor. Foi muito positiva a abertura, estaremos com as comunidades rurais para convidar os assentados para aprender as práticas, o que a lei preconiza sobre o que é certas e errado. Foi bastante positiva a reunião, a prefeitura e os moradores de Abreulândia estão de parabéns pela mobilização e o empenho que estão em receber a nossa equipe de educação ambiental durante essa semana", finalizou Castro.

A educadora ambiental do Instituto, Nelma Mota, esclareceu que o Naturatins recebeu um convite do município para retornar e proceder a implantação do protocolo do fogo durante a visita de implantação do  Fórum Municipal do Lixo e Cidadania realizada a semana passada. "Nos recebemos o convite semana passada e o prefeito Marivaldo Machalegre havia nos enviado um pedido de implantação do protocolo no município, desde o início do ano. Então hoje, nós da equipe de educação ambiental estamos aqui realizando esse trabalho, que está sendo muito aceito por parte da comunidade porque a gente sabe a questão do fogo, nosso Estado inteiro e todas as comunidades sofrem a dura realidade das queimadas", relatou complementando.

"Nosso trabalho aqui está apenas começando, graças aos representantes das diferentes iniciativas que viu essa real necessidade, a gente sempre quis fazer esse trabalho, mas nunca foi visto com outros olhos. Eu como educadora considero que essa é mais uma conquista, diante dos municípios tem conhecido pouco a pouco o nosso trabalho", concluiu Nelma Mota.

Nessa semana a Superintendência de Gestão Ambiental do Naturatins está acompanhando uma das equipe de educação ambiental do Instituto para participar dos trabalhos e da oportunidade de diálogo a respeito da realidade das comunidades.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

2

PARABÉNS!
PARABÉNS!

0

BOM
BOM

8

AMEI!
AMEI!

2

KKKK
KKKK

2

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

3

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

1

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Resolve Palmas

Resolve Palmas inaugura a terceira unidade na Capital nesta terça-feira 20, no Shopping Capim Dourado

Mais uma unidade do Resolve Palmas será aberta na Capital nesta terça-feira, 20, às 14 horas, com sede no Capim Dourado, às 14 horas

Palmas Solar

Palmas Solar movimentou mais de R$ 2,5 milhões na Capital em dois anos

Esse valor se refere aos investimentos feitos por moradores e comerciantes de Palmas que aderiram ao programa de incentivo à geração de energia solar e que oferece incentivos fiscais aos interessados



Vicentinho

Deputado federal Vicentinho Junior esteve em Palmeirópolis e municípios do Sudeste

O deputado foi recebido com entusiasmo por populares e líderes políticos


Dimas

Ao lado de Vicentinho Alves, Dimas recebe respaldo total do prefeito de Wanderlândia

Encontro realizado na manhã do último sábado, 17, também contou com a presença de vereadores e lideranças políticas da região


Rio de Janeiro

Intervenção no Rio de Janeiro afeta reforma da Previdência

A decisão do presidente Michel Temer de decretar intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro afeta diretamente o andamento da reforma da Previdência (PEC 287/16), cuja votação estava prevista para a próxima semana


Amastha

Em vídeo, Amastha detalha descontos do IPTU, reforça diálogo e faz apelo a servidores


Ciência & Tecnologia

Aspectos centrais sobre TI na Gestão Institucional - Parte 7


Palmas

Amastha prestigia abertura de empreendimento que investiu meio milhão de reais em Palmas


Tocantins

Projetos sociais desenvolvidos nas unidades prisionais do Tocantins transformam vidas de detentos


Palmas

Prefeita em exercício entrega chave da cidade para presidente do Comadec


Ataídes

Em reunião com trabalhadores rurais, Ataídes concluiu programação no Bico do Papagaio, nessa quinta



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira