Wednesday, 03 de June de 2020

GERAL


Campo

Adapec fecha participação na Agrotins 2019 com amplo trabalho de educação sanitária

13 May 2019
Delfino Miranda Adapec fecha participação na Agrotins 2019 com amplo trabalho de educação sanitária

Cumprindo o objetivo de realizar um trabalho de educação sanitária junto aos participantes da 19ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019), a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) fechou balanço das ações desenvolvidas na Feira com saldo positivo de 17 palestras, 250 pessoas capacitadas e aproximadamente 350 pessoas atendidas no stand.

Um dos destaques foi o lançamento oficial da 1ª etapa da campanha da vacinação contra aftosa feita pelo governador Mauro Carlesse dentro da programação da Agrotins 2019, e que contou com uma ampla participação de autoridades e da população. O governador e o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, também entregaram durante a feira o 1° certificado de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) aos representantes da empresa Laticínio Carinho.

“A participação da Adapec na Agrotins 2019 foi marcada, principalmente pelo processo de educação sanitária que realizamos com o objetivo de levar informações sobre doenças que atingem os animais e as plantações ao maior número de pessoas. Destacamos neste contexto a retirada da vacinação contra febre aftosa que será um tema que vamos procurar dar amplo conhecimento a todos os produtores rurais”, ressaltou Alberto.

A Escolinha da Adapec que voltou este ano à feira, foi um espaço onde estudantes e produtores rurais receberam informações sobre inspeção e sanidade animal e vegetal. Um dos destaques foi a participação das crianças que interagiram com os palestrantes em busca de conhecimento.

Fortalecendo o serviço de inspeção estadual, a Adapec em parceria com empresas que aderiram ao Sisbi por meio da Agência, permitiu que estas empresas expusessem seus produtos para degustação, e o público pode perceber a importância do consumo de produtos de origem animal inspecionados.

Para garantir o contínuo monitoramento da movimentação dos rebanhos em exposição na Feira. A Adapec contou com um escritório local, para emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), e uma unidade de barreira fixa que atestou as entradas e saídas dos animais. E de acordo com os dados do Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Sidato), entraram na Agrotins: duas colônias de abelhas, 6 asininos (jumentos), 295 bovinos, 53 caprinos,  75 equinos, 32 galinhas, 341 ovinos, 11 patos e 7 gansos.

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Polícia Federal

Polícia Federal investiga fraudes em contratos públicos firmados para aquisição de máscaras de proteção facial

O nome da Operação “Personale”, que em italiano significa “pessoal”, faz alusão ao interesse pessoal de alguns em detrimento ao interesse público. Além disso, o vocábulo “persona” em latim originalmente significava máscara.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira