Wednesday, 30 de September de 2020

GERAL


Palmas

Adapec garante a sanidade dos animais que participam da Agrotins

08 May 2015

Cerca de mil animais de diversas espécies movimentam a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), e para garantir a sanidade do rebanho de quem expõe e/ou comercializa, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) mantém o controle da entrada de todos os animais presentes e fará da saída no sábado, 9, a Agência orienta os produtores rurais a procurarem a unidade de atendimento, no pavilhão da Pecuária ainda pela manhã para antecipar a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA).

Na retirada dos animais da Feira, como o destino pode ter outra finalidade, além da GTA outros documentos sanitários também poderão ser exigidos, a exemplo de exames, atestados, comprovação da vacinação, entre outros. A GTA é o documento obrigatório para o trânsito de animais, ovos férteis e outros materiais de multiplicação animal em todo o território nacional. "Pedimos a colaboração de todos para agilizarmos os trabalhos e evitarmos transtornos", disse o responsável pelo Programa Estadual de Trânsito Animal, Marne Sales.

Para o presidente da Adapec, Humberto Camelo, o controle sanitário dos animais em eventos pecuários é a forma mais segura para evitar a disseminação de doenças nos rebanhos durante aglomerações. "O produtor tem a segurança de que seus animais estão resguardados contra as doenças, o que fortalece o sistema de defesa sanitária animal", ressalta.

O produtor rural, Valmir Maciel, da Fazenda Pioneira, localizada em Barrolândia, está expondo equinos, bovinos e muares, e disse que as exigências documentais e toda a vigilância para que seus animais participassem da Feira evita que as doenças se propaguem. "É um controle da saúde que dá proteção e traz uma tranquilidade. É a primeira vez que participo da Agrotins e estou satisfeito com a organização", afirma.
Entres as principais espécies participantes da Feira, estão: equídeos com 27 animais, ovinos com 175, caprinos 51, peixes 500 e bovinos com a participação de 184 animais. "Ao todo foram emitidos 39 GTAs para entrada desses animais e foram solicitados os exames conforme a espécie", disse o inspetor agropecuário da Adapec, Elias Mendes. Na entrada dos animais foram exigidos, no caso de bovinos, exames de brucelose, tuberculose, para equinos os exames Anemia Infecciosa Equina (A.I.E), dependendo do Estado de origem o exame de Mormo e atestado sanitário da influenza equina ou comprovação da vacinação.

Mais informações, procure o estande da Adapec no pavilhão da pecuária.

COMPARTILHE:


Confira também:


Saúde

Tocantins registra 673 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins contabiliza 204.747 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 67.479 casos confirmados. Destes, 51.246 pacientes estão recuperados, 15.303 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 930 pacientes foram a óbito.

Infraestrutura

Vice-governador Wanderlei Barbosa apresenta projetos de infraestrutura no encerramento do 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal

No encontro virtual o Vice-governador falou sobre a infraestrutura da região


Salários

Governo do Tocantins mantém pagamento dos servidores em dia e quita folha nesta quinta-feira, 1º

Com investimento de R$ 324.809.913,17, o Governo do Tocantins vem honrando o compromisso com o servidor, quitando a folha no 1° dia útil do mês subsequente ao trabalhado.


Eleições 2020

Prefeita Cinthia registra candidatura e defende implantação de hospital municipal no Plano de Governo

A coligação “Palmas Só Melhora!”, liderada pela Prefeita Cinthia, apresentou o Plano de Governo com um detalhado diagnóstico da Capital, com soluções para os principais desafios para os próximos anos, considerando a pandemia da Covid-19.


Economia

Conselho de Desenvolvimento Econômico aprova incentivos fiscais para empresas de diversas regiões do Estado


Eleições 2020

Podemos registra chapa com candidatos a prefeito, vice e 29 vereadores


Fakes News

Qual será o impacto das fake news nas eleições municipais?


Obras em Palmas

Propostas para 2ª etapa do CAF em Palmas serão conhecidas em outubro


Ações

Vice-governador apresenta ações de combate à pandemia e incêndios florestais no 21° Fórum de Governadores da Amazônia Legal


Saúde

Câmara de Palmas convoca Audiência Pública para prestação de contas da saúde



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira