Saturday, 23 de February de 2019

GERAL


Educação

Adriana Aguiar destaca importância de regime de colaboração em reunião do Conselho de Secretários de Educação

04 Dec 2018    20:19    alterado em 04/12 às 20:19
Ascom Consed Adriana Aguiar destaca importância de regime de colaboração em reunião do Conselho de Secretários de Educação

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana da Costa Pereira Aguiar, participa da última reunião ordinária da atual composição do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Reunido em Rio Quente/GO, o fórum avaliou o resultado de seus Grupos de Trabalho (GT) em 2017/2018 e elaborou uma carta de sugestões para os próximos gestores estaduais.

Durante o encontro, os secretários-coordenadores dos GT apresentaram uma devolutiva dos seis Grupos de Trabalho em atividade: Ensino Médio, Avaliação da Educação, Inovação e Tecnologia, Financiamento da Educação, Gestão Escolar e Formação Continuada de Professores. Esses GT reúnem técnicos/coordenadores das secretarias de todos os estados e do Distrito Federal.

Como última atividade do dia, o fórum construiu uma carta de recomendações para os próximos secretários estaduais, que assumirão seus cargos a partir do ano que vem. O documento será entregue aos novos membros na primeira reunião extraordinária de 2019, que deve ocorrer no mês de fevereiro, em Brasília/DF.

De acordo com a secretária Adriana Aguiar, por ser um momento de transição entre as gestões estaduais da educação, esse último encontro do Conselho é importante para nortear o trabalho da próxima formação do grupo de secretários, que assume para o biênio 2019/2020. “Tivemos na pauta as devolutivas dos GT deste biênio que se encerra. Estamos, hoje, discutindo os desafios da transição e as prioridades e recomendações para essa nova gestão que vem aí com novos secretários, no caso de alguns estados”, disse.

Para a gestora da educação tocantinense, um dos pontos mais importantes da reunião dos secretários estaduais de Educação foi o regime de colaboração entre estados e municípios, visando dar mais qualidade ao ensino ainda na educação infantil. Para Adriana Aguiar, com uma base forte na alfabetização, as crianças chegam mais preparadas para a aprendizagem nos ensinos fundamental e médio.

“Os secretários de Estado têm que ter esse olhar também para a alfabetização na idade certa que, embora a oferta seja municipal, a responsabilidade territorial também é do Estado. Se mantivermos o nosso aluno alfabetizado na idade certa, teremos bons resultados lá no ensino fundamental e no ensino médio, que é o foco do Consed neste momento de fortalecimento”, destacou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pressão

Parlamentares solicitam retomada de cirurgias e reforma de hospitais

Também foi solicitada pela deputada Cláudia Lelis (PV) a compra de insumos e materiais para unidades hospitalares do Estado.

Xingu

Viagem Gastronômica oferece menu degustação com pratos inspirados na culinária da Aldeia do Xingu

Para Ruth Almeida, a vivência com os indígenas ultrapassa o campo profissional, pois é também uma transformação da sua vida pessoal e uma experiência rica em conhecimentos.


Tocantins

Membros do MPE comemoram aprovação de Lei que permite Promotores concorrerem ao cargo de Procurador-Geral de Justiça

Pelo projeto de Lei, poderão compor a lista tríplice, a partir da próxima eleição, os Promotores de Justiça de 3ª entrância, em exercício na instituição, que tenham no mínimo 10 anos de carreira e 35 anos de idade.


Palmas

Tiago Andrino apresenta projeto que institui tradução simultânea em Libras na Câmara

Anteriormente, Andrino já havia solicitado o serviço, por meio de requerimento, o que permitiu que um profissional de Libras atuasse na Casa de Leis por aproximadamente um ano.


Palmas

Projeto aconchego acolhe e leva tranquilidade aos acompanhantes na UTI do HGP


Sesau

Casos de Sarampo em estados vizinhos causam preocupação na Saúde


Em audiência com Tiago Dimas, Ronaldo Dimas e Eduardo Gomes, ministro garante liberação de recursos


AL

Presidente da Assembleia recebe demandas do sindicato dos jornalistas do Tocantins


Presidente

Léo Barbosa é eleito presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul-Americanos


Defesa do Comércio

Diogo Fernandes lidera Frente Parlamentar em defesa do comércio



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira