Sunday, 23 de February de 2020

GERAL


Porto Nacional

Agência de Metrologia aprova todos os produtos fiscalizados na Operação Papai Noel

18 Dec 2019
Fabrício Cardoso/Governo do Tocantins Agência de Metrologia aprova todos os produtos fiscalizados na Operação Papai Noel

Atendendo à solicitação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), os técnicos do Governo do Estado do Tocantins que atuam na Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) realizaram a ação especial da área da Qualidade intitulada Operação Papai Noel. A ação fiscalizatória aconteceu de 9 a 13 de dezembro, período que antecede as compras de presentes para Natal, bem como a decoração das residências e comércios com artigos de decoração natalina.

Para realizar a operação, os técnicos da Metrologia Estadual visitaram dezesseis estabelecimentos comerciais varejistas e atacadistas na cidade de Porto Nacional e vistoriaram produtos para identificar a presença do Selo de Conformidade do Inmetro e se atendem às normativas da legislação.

Durante uma semana, a equipe inspecionou brinquedos, bicicletas de uso infantil e luminárias natalinas do tipo mangueira e do tipo pisca pisca. No total, foram 394 produtos fiscalizados, que contaram com o índice de 100% de aprovação, com nenhuma irregularidade e nenhuma apreensão de mercadorias.

Para o presidente da AEM, Rérison Castro a Operação Papai Noel só reforça a melhoria nas relações de consumo, com os fabricantes cada vez mais conscientes da necessidade de ofertar produtos com qualidade. “Essa é mais uma operação especial com total aprovação e nenhum tipo de irregularidade. Para nós, enquanto órgão fiscalizador, isso representa muito, pois indica que as empresas estão aprimorando os produtos e ofertando segurança e qualidade ao consumidor”, pontua o presidente.

 

Saldo positivo: dois anos sem irregularidades

Em 2018, durante as ações de Operação Especial do Natal, os técnicos da Metrologia Estadual não identificaram nenhuma irregularidade em 328 produtos fiscalizados, em onze estabelecimentos comerciais em Palmas, totalizando o montante de 100% aprovado para comercialização.

Este ano, repetimos o saldo positivo. Todos os produtos fiscalizados estão aptos a serem comercializados. “São dois anos sem nenhuma irregularidade encontrada e isso é um avanço nas relações entre empresas e consumidores”, destaca Rérison, presidente da Metrologia Estadual.

 

A importância do Selo Inmetro

O selo de certificação de conformidade é fundamental para detectar se os produtos estão regulares ou se apresentam algum risco de segurança à sociedade. É o selo que evidência de que o produto passou pelo processo de certificação e está em conformidade com os requisitos técnicos de segurança e desempenho estabelecidos na legislação.

“O Selo Inmetro é a garantia que houve avaliação e testes e que o produto está em condições seguras para ser comercializado, não expondo o usuário em riscos desnecessários”, pontua o coordenador de Qualidade da AEM Bruno Santana.

 

COMPARTILHE:


Confira também:


Especial

Entenda os limites para o comportamento no Carnaval; novas leis endurecem excessos

Pelo segundo ano consecutivo, os brasileiros vão brincar tendo como limite a Lei 13.718/2018, que criou o crime de importunação sexual


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira