Saturday, 18 de January de 2020

GERAL


Campo

Agricultor alcança qualidade de vida e aumenta produtividade com assistência técnica do Ruraltins

04 Dec 2019
Edvânia Peregrini/Governo do Tocantins Agricultor alcança qualidade de vida e aumenta produtividade com assistência técnica do Ruraltins

Com o serviço de assistência técnica e extensão rural desenvolvido Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), muitos agricultores têm se destacado e alcançados bons resultados na sua produção. O agricultor familiar Raimundo Ferreira da Silva, morador da Chácara Taquari nº 06, está em Palmas há 18 anos, e conta como esse acompanhamento de perto tem sido importante para garantir o sustento e melhorar a qualidade de vida da sua família.

“Cheguei aqui [Palmas] em 2001 apenas com a mulher e minhas quatro filhas, e muita vontade de trabalhar. Conseguimos essa terra onde vivemos até hoje, e de onde sai o sustento da minha família”, relata.

No começo, segundo ainda o agricultor, com as filhas ainda pequenas, ele e a esposa, Iraildes Pereira Fernandes, plantavam um pouco de tudo, milho, mandioca, feijão, hortaliças, colhia e saía de bicicleta para vender na praça do Setor  Taquaralto. Até que em 2007, eles começaram a receber assistência técnica do extensionista do Ruraltins, José Wilson Santana, e em 2009, a participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Foi a partir daí que as coisas começaram a melhorar para a família do senhor Raimundo.

A propriedade, com cerca de cinco hectares passou a produzir em maior quantidade e ele plantava conforme a época, desde o arroz para o consumo, ao abacaxi, banana, mandioca e milho para serem comercializados em Palmas, nas feiras livres e vendidos  ao PAA, por meio do Ruraltins, como também ao PNAE.

“Com as vendas, consegui melhorar a qualidade de vida da família, ampliando a casa que moramos. Além disso, troquei a bicicleta por uma moto e conquistei o carro próprio. Esse avanço também me propiciou a ajudar minha filha mais nova com a construção de uma casa, tudo isso resultado de muito trabalho na terra e conhecimento através da parceria com o Ruraltins”, avalia o agricultor.

Satisfeito com o apoio do Ruraltins e com a oportunidade de comercializar seus produtos, Raimundo Ferreira destaca que a família tem sido fundamental para ver seus produtos no mercado. Além da esposa, ele conta com a ajuda da filha mais velha, Régila Pereira da Silva Lima, Técnica Florestal, e do neto Pedro Henrique Da Silva Mendes Costa, jovem que assumiu a responsabilidade de fazer a entrega dos produtos. Já a filha é quem ajuda nas questões de documentação para participar dos programas, enquanto ele se dedica ao cultivo.

Em Palmas, a extensionista do Ruraltins, Zilda Ferreira Pires, é a responsável pelo cadastro dos agricultores familiares e entidades socioassistenciais no PAA, bem como acompanhar a aquisição e distribuição dos produtos.

“Compramos variedades de produtos que são o excedente do agricultor familiar e fazemos toda a distribuição para as entidades cadastradas. Os produtos doados são de excelente qualidade e são distribuídos em quantidade suficiente para atender a demanda de cada entidade. São todos beneficiados, os agricultores conseguem mais uma linha para comercializar seus produtos de forma rápida e com preço justo e as Instituições, que por meio do Ruraltins encaminha a quem precisa”, explicou Zilda.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governo do Tocantins e Conselho Regional de Administração firmam parceria para fomentar empreendedorismo

Parceria entre o Governo do Estado e CRA visa otimizar o desenvolvimento econômico e social do Estado

Economia

Confiança dos empresários do comércio cresce em janeiro

Com relação a gestão de suas empresas, 69% dos entrevistados falaram que esperam aumentar um pouco o número de funcionários em sua empresa.


Educação

Educadores participam de Curso de Liderança e Gestão Educacional

Durante esses dois dias de formação os educadores serão conduzidos pelo conferencista, palestrante e consultor em Educação e Gestão, Renato Casagrande, que os levará a desenvolverem competências comportamentais, conceituais e técnicas de forma que estes at


SES

Mutirão da Corregedoria da SES garante mais de R$ 3 mi em estoque de materiais e medicamentos

Foram analisadas as responsabilidades em casos de produtos não entregues, entregues parcialmente ou com atraso na entrega à SES


Ageto

Governo realiza roçagem de rodovias do perímetro urbano de Palmas


Seduc

Educação amplia atendimento para cadastro de matrículas de alunos novatos na rede estadual


Moradia

Governo inicia entrega de casas no Jardim Taquari em fevereiro


Abastecimento

Estado distribui vacina pentavalente a todos os municípios tocantinenses


Educação Superior

Unitins divulga lista com locais de provas do Vestibular 2020/1 do Câmpus Paraíso


Palmas

AASJN realiza XVIII Encontro de Musicistas, 4º Prêmio Músico Nota 10 e debate Campanha da Fraternidade 2020



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira