Saturday, 07 de December de 2019

GERAL


Campo

Agricultura e parceiros promovem Feira de touros de alta qualidade genética na região norte do Estado

13 Jun 2019
Madson Maranhão Agricultura e parceiros promovem Feira de touros de alta qualidade genética na região norte do Estado

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura(Seagro), a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), o Sindicato Rural de Colinas(SRC), e parceiros realizam I Feira de Touros P.O(Puro de Origem) do Pró-Genética, em Colinas do Tocantins, região norte do Estado. A Feira ocorre nessa quinta-feira, 15, das 8h às 17h, no Parque de Exposição da cidade.

Segundo a médica veterinária da Seagro, Érika Jardim, o Tocantins, atualmente, é referência no incentivo à produção genética em gado de corte e leite, proporcionando a democratização da genética animal ao médio e pequeno produtor por meio do programa Mais Genética Tocantins.  “A Feira de touros mostra que o Tocantins avançou na produção genética em bovinos altamente produtivos, contribuindo para o aumento da produção bovina e, consequentemente, a melhoria da qualidade da carne e leite no Estado”, ressaltou.

Garantia

Os animais Touros PO expostos na Feira possuem a garantia do Registro Genealógico Definitivo (RGD) inspecionado pela ABCZ, exame andrológico positivo, idade máxima de 42 meses e teste negativo para brucelose e tuberculose.

Linha de crédito

Na Feira, os produtores interessados em comprar os animais podem contar com linhas de créditos disponíveis pelos agentes financeiros Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Caixa Econômica e Sicredi. O preço do animal é vendido de acordo com o peso, carcaça, raça e idade. O valor comercializado pelo Pró-Genética varia em torno de 40 a 60 arrobas.

Pró-Genética

O Pró-Genética faz parte do programa de Melhoramento Genético concebido pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), apoiado pela Seagro, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), pelos municípios e tem como missão contribuir para o aumento da produção sustentável de carne e leite de origem bovina, por meio da utilização de touros com potencial genético.

Parceiros

São parceiros também no evento: a Caixa Econômica, Banco do Brasil, Sicredi, Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Instituto de desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec). 

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governo do Estado quer qualificar operações logísticas de empresa referência mundial em tecnologia instalada no Tocantins

Estudos realizados pelo Centro de Desenvolvimento e Pesquisa da Corteva no Estado trazem mais produtividade ao agronegócio brasileiro

Meio Ambiente

Governo do Tocantins participa do maior evento de Mudanças Climáticas do mundo

O vice-governador Wanderlei Barbosa representará o Tocantins na Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, a COP 25



Câmara

Damaso integra comissão especial que irá debater PEC da 2ª instância

A Constituição estabelece que ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. Atualmente, o trânsito em julgado ocorre depois do julgamento de recursos aos tribunais superiores


CGE

Controladoria e parceiros realizam evento em alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção nesta segunda, 9

Programação contará com premiação de vencedora da rede estadual do Concurso de Desenho e Redação da CGU sobre o mesmo tema.


Carlesse

Carlesse participa da troca de comando no Corpo de Bombeiros e destaca importância de uma mulher assumir o 1º Batalhão

Tenente-coronel Andreya de Fátima Bueno é a primeira mulher a assumir o posto de comando de batalhão no Estado


Palmas

Arte leva esperança e tranquilidade aos pacientes do HGP


Infraestrutura

Governo realiza recuperação de pontos críticos da TO-239 entre Itacajá e Itapiratins


Região central

Polícia Civil conclui investigações sobre estupro de vulnerável em Miranorte


Solidariedade

Governo atende mais de 30 aldeias indígenas no Tocantins com o Criança Feliz


Capital por um dia

Governador anuncia implantação de Colégio Cívico-Militar em Miracema


"Salve Maria"

Modelo do aplicativo “Salve Maria” poderá ser implantando no TO



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira