Friday, 13 de December de 2019

GERAL


Alternativa para as sacolas plásticas

23 Sep 2009

Em todo o planeta, diariamente, são jogadas e desperdiçadas milhões de sacolas plásticas. Por esse motivo, novas alternativas estão surgindo, visando, principalmente, à diminuição da poluição do plástico no meio ambiente e, consequentemente também, a economia em dinheiro. Diversos são os países que estão colocando em desuso as sacolas plásticas e aderindo à venda aos consumidores de sacolas reutilizáveis.

Em alguns países, como a Dinamarca, já fora criado a taxa sobre todas as embalagens, além de proibir outras como latas de cervejas e refrigerantes, plásticos e tetrapak, o que resultou na queda de 66% no consumo de embalagens plásticas.

Na Índia, no Estado de Himachal, é punido com prisão de até 7 anos, além de multa equivalente a R$ 3,5 mil, aqueles que desrespeitarem a lei que proibiu o uso de sacos plásticos.

Os australianos, em várias cidades, já declararam por lei livres de sacos plásticos - esses possuíam um consumo de 6 bilhões ao ano. Em São Francisco, nos Estados Unidos, foram proibidos quase todos os tipos de sacos plásticos em farmácias e supermercados. Aqui no Brasil ainda não existe lei específica para amenizar o problema, apenas foi criado, em algumas cidades, alternativas de substituição dos sacos plásticos por outros feitos de materiais orgânicos, biodegradáveis e reutilizáveis como algodão ou malva representando, ainda, uso insignificante.

As sacolas reutilizáveis possuem preços baixos se observarmos a contribuição ambiental. O interessante do caso em tela é que alternativas não faltam e podem surgir - como o governo aplicar um trabalho de conscientização ambiental, desenvolvendo métodos que aumente a utilização das reutilizáveis e diminua o uso das sacolas plásticas, facilitando a aquisição e colocando-as em pleno uso, analisando que até mesmo a exploração de mídia é possível.

Estamos passando da hora de adotarmos medidas com abrangência de amplo alcance - o que pelo jeito só será efetiva após a elaboração, aplicação e fiscalização de lei. Enfim, colocar em desuso as sacolas plásticas não significa que o problema de poluição do plástico acabará, mas diminuirá consideravelmente a quantidade de lixo plástico que é jogado no meio ambiente, e todos os brasileiros podem ajudar. Imagine: o que você tem feito para evitar a praga que leva, no mínimo, 400 anos para se decompor? Muitos já pensaram e estão em prática! Então, faça a sua parte.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Saque complementar do FGTS será liberado no próximo dia 20

Medida vale para contas com saldo de até um salário mínimo

Recursos

ATM pede celeridade em execução de obras do empréstimo e diz que há pouca informação sobre contratação

Presidente da ATM e prefeitos participam da solenidade de assinatura do protocolo entre Estado e Caixa e sentem falta de detalhes operacionais de execução das obras nos Municípios



Teatro

Grupo de teatro aborda temática do suicídio em espetáculo teatral para estudantes de escola pública em Taquaruçu

Para o cenário do espetáculo, são utilizados andaimes para reproduzir não apenas ambientes, como também os esforços físicos e psicológicos dos personagens.


Palmas

Sessão de encerramento do ano legislativo é marcada por reflexões e agradecimentos

Também usaram a tribuna durante a sessão com os mesmos propósitos, os vereadores Folha Filho (PSD), Diogo Fernandes (PSD), Irmão Jairo (PSL), Adão Índio (Cidadania), Milton Neris (Progressistas), Moisemar Marinho (PDT), Jucelino Rodrigues (PSC), Tiago Andr


Disparidade

Pesquisa do Procon Tocantins aponta variação de até 177% nos produtos da ceia de natal

Ao todo, 80 produtos foram pesquisados, entre eles entre carnes, azeites, bombons, farofas prontas, frutas, bebidas e panetones.


Indústria

Governador Mauro Carlesse recebe empresários do ramo ótico da Kenerson


Câmara aprova emenda de Tiago Dimas e garante poderes para municípios licenciarem serviço de saneamento


Tocantínia

Polícia Civil deflagra operação Risca Faca e prende suspeito por tentativa de homicídio no interior do Estado


Palmas

LDO é aprovada em sessão extraordiária. Orçamento ultrapassa R$1,3 bilhões


Pedro Afonso

Polícia Civil recupera 32 cabeças de gado furtadas na cidade no último fim de semana


Ação

TIM é a primeira operadora a ser nomeada empresa Pró-Ética pela Controladoria-Geral da União



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira