Wednesday, 21 de August de 2019

GERAL


Alternativa para as sacolas plásticas

23 Sep 2009

Em todo o planeta, diariamente, são jogadas e desperdiçadas milhões de sacolas plásticas. Por esse motivo, novas alternativas estão surgindo, visando, principalmente, à diminuição da poluição do plástico no meio ambiente e, consequentemente também, a economia em dinheiro. Diversos são os países que estão colocando em desuso as sacolas plásticas e aderindo à venda aos consumidores de sacolas reutilizáveis.

Em alguns países, como a Dinamarca, já fora criado a taxa sobre todas as embalagens, além de proibir outras como latas de cervejas e refrigerantes, plásticos e tetrapak, o que resultou na queda de 66% no consumo de embalagens plásticas.

Na Índia, no Estado de Himachal, é punido com prisão de até 7 anos, além de multa equivalente a R$ 3,5 mil, aqueles que desrespeitarem a lei que proibiu o uso de sacos plásticos.

Os australianos, em várias cidades, já declararam por lei livres de sacos plásticos - esses possuíam um consumo de 6 bilhões ao ano. Em São Francisco, nos Estados Unidos, foram proibidos quase todos os tipos de sacos plásticos em farmácias e supermercados. Aqui no Brasil ainda não existe lei específica para amenizar o problema, apenas foi criado, em algumas cidades, alternativas de substituição dos sacos plásticos por outros feitos de materiais orgânicos, biodegradáveis e reutilizáveis como algodão ou malva representando, ainda, uso insignificante.

As sacolas reutilizáveis possuem preços baixos se observarmos a contribuição ambiental. O interessante do caso em tela é que alternativas não faltam e podem surgir - como o governo aplicar um trabalho de conscientização ambiental, desenvolvendo métodos que aumente a utilização das reutilizáveis e diminua o uso das sacolas plásticas, facilitando a aquisição e colocando-as em pleno uso, analisando que até mesmo a exploração de mídia é possível.

Estamos passando da hora de adotarmos medidas com abrangência de amplo alcance - o que pelo jeito só será efetiva após a elaboração, aplicação e fiscalização de lei. Enfim, colocar em desuso as sacolas plásticas não significa que o problema de poluição do plástico acabará, mas diminuirá consideravelmente a quantidade de lixo plástico que é jogado no meio ambiente, e todos os brasileiros podem ajudar. Imagine: o que você tem feito para evitar a praga que leva, no mínimo, 400 anos para se decompor? Muitos já pensaram e estão em prática! Então, faça a sua parte.

COMPARTILHE:


Confira também:


Justiça

União pode bloquear repasses voluntários a estados, decide STF

A possibilidade do bloqueio está prevista no artigo 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), cuja validade é julgada nesta quarta-feira pelo plenário do Supremo.

Operação Medusa

Polícia Civil prende 15º suspeito da Operação Medusa

Deflagrada no último dia 15, a Operação Medusa visa combater ataques criminosos ocorridos em 2018 a mando de facção criminosa de renome nacional.


Saúde

Pacientes do Tocantins correm o risco de ficar sem diálise

Instituto de Doenças Renais não recebe repasses desde abril. 140 pacientes serão prejudicados pela ausência de recursos para oferecer o tratamento adequado


Fotografia

Dia da Fotografia com a TIM: dicas para tirar boas fotos e ofertas em smartphones

Quando o assunto é fotografia, o foco é o mais importante na hora de fazer os cliques. O elemento a ser destacado deve estar claro e bem posicionado.


Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira